Implementação de ensaios de transmissibilidade em uma bancada experimental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188024 |
Resumo: | Problemas associados à vibração podem ocorrer em todo tipo de equipamento mecânico e são causados, em boa parte, pelo desbalanceamento das partes móveis. A transmissão de força gerada com o desbalanceamento para o restante da estrutura pode ser reduzida pela adição de amortecedores. A influência de dissipadores de energia é mais evidente em situações críticas como em uma região operacional próxima da ressonância. Desta forma, neste trabalho objetivou-se implementar em um sistema massa-mola-amortecedor de 1 grau de liberdade (1 GDL) a simulação situações de vibração indesejadas e estudar a influência do amortecedor na transmissibilidade do sistema. A relação adimensional entre a amplitude de vibração e de excitação teve um comportamento próximo ao previsto (teórico) em relação à razão de frequências. Assim, como os resultados experimentais representaram o sistema como esperado, o sistema pode ser utilizado em atividades que visem modelar um sistema mecânico com vibrações geradas por desbalanceamento rotativo. Assim, o resultado deste trabalho irá atuar como suporte didático para o estudo de vibrações mecânicas. |
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Milani, Augusto PierdonáDe Leon, Daniel Milbrath2019-01-22T02:36:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/188024001084298Problemas associados à vibração podem ocorrer em todo tipo de equipamento mecânico e são causados, em boa parte, pelo desbalanceamento das partes móveis. A transmissão de força gerada com o desbalanceamento para o restante da estrutura pode ser reduzida pela adição de amortecedores. A influência de dissipadores de energia é mais evidente em situações críticas como em uma região operacional próxima da ressonância. Desta forma, neste trabalho objetivou-se implementar em um sistema massa-mola-amortecedor de 1 grau de liberdade (1 GDL) a simulação situações de vibração indesejadas e estudar a influência do amortecedor na transmissibilidade do sistema. A relação adimensional entre a amplitude de vibração e de excitação teve um comportamento próximo ao previsto (teórico) em relação à razão de frequências. Assim, como os resultados experimentais representaram o sistema como esperado, o sistema pode ser utilizado em atividades que visem modelar um sistema mecânico com vibrações geradas por desbalanceamento rotativo. Assim, o resultado deste trabalho irá atuar como suporte didático para o estudo de vibrações mecânicas.Vibration associated problems can occur in all types of mechanical equipment and are caused, for the most part, by the unbalance of the moving parts. The transmission of force generated with the unbalance to the other parts of the structure can be reduced by the addition of dampers. The influence of shock absorbers is most evident in critical situations as in an operating region close to resonance. In this work, the objective was to implement a mass-spring-damper system of 1 degree of freedom (1 DOF) simulation to undesirable vibration situations and to study the influence of the damper on the transmissibility of the system. The dimensionless relationship between the amplitude of vibration and excitation had a behavior close to that predicted (theoretical) in relation to the frequency ratio. Thus, as the experimental results represented the system as expected, the system can be used in activities that aim to model a mechanical system with vibrations generated by rotational unbalance. Thus, the result of this work will act as didactic support for the study of Mechanical Vibrations.application/pdfporEngenharia mecânicaMechanical vibrationTransmissibilityUnbalanced mass rotationDamperImplementação de ensaios de transmissibilidade em uma bancada experimentalImplementation of transmissibility tests on an Experimental bench info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084298.pdf.txt001084298.pdf.txtExtracted Texttext/plain42652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188024/2/001084298.pdf.txt4435b5b7106189c0798ee83b0b671d96MD52ORIGINAL001084298.pdfTexto completoapplication/pdf992198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188024/1/001084298.pdf1c8de8c9f9bc93565fc88e02f54a10ebMD5110183/1880242019-01-23 02:37:35.45797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-23T04:37:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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