O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marna Lopez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24907
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados 26 diários de campo e análise estatística. Os resultados nos demonstram que os alunos estão apresentando baixo engajamento apropriado nas aulas de educação física, e que o contexto das aulas orientadas parece propiciar ao professor oferecer mais instruções e demonstrações aos alunos, sendo o gênero feminino o que mais oferece orientações; diferente do que ocorre nas aulas generalistas, pois o professor usa grande parte do tempo da aula com a organização de materiais e filas, e na intervenção de comportamentos disruptivos.
id UFRGS-2_eba983aecfccfba80bc1a557bf2e6f64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marna LopezValentini, Nadia CristinaSpessato, Barbara Coiro2010-08-03T04:18:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/24907000750136O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados 26 diários de campo e análise estatística. Os resultados nos demonstram que os alunos estão apresentando baixo engajamento apropriado nas aulas de educação física, e que o contexto das aulas orientadas parece propiciar ao professor oferecer mais instruções e demonstrações aos alunos, sendo o gênero feminino o que mais oferece orientações; diferente do que ocorre nas aulas generalistas, pois o professor usa grande parte do tempo da aula com a organização de materiais e filas, e na intervenção de comportamentos disruptivos.application/pdfporEducação física escolarO engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2010Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000750136.pdf.txt000750136.pdf.txtExtracted Texttext/plain81148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24907/2/000750136.pdf.txt339c6d8c811ecbd86ded1acf880c7b2cMD52ORIGINAL000750136.pdf000750136.pdfTexto completoapplication/pdf274816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24907/1/000750136.pdf9bd339bab35eeaac9baa3ade85b56ce4MD51THUMBNAIL000750136.pdf.jpg000750136.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24907/3/000750136.pdf.jpg71c7941590edb3550cc8067b564b6345MD5310183/249072018-10-09 08:26:49.162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:26:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
title O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
spellingShingle O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
Nunes, Marna Lopez
Educação física escolar
title_short O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
title_full O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
title_fullStr O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
title_full_unstemmed O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
title_sort O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
author Nunes, Marna Lopez
author_facet Nunes, Marna Lopez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marna Lopez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Spessato, Barbara Coiro
contributor_str_mv Valentini, Nadia Cristina
Spessato, Barbara Coiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
topic Educação física escolar
description O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados 26 diários de campo e análise estatística. Os resultados nos demonstram que os alunos estão apresentando baixo engajamento apropriado nas aulas de educação física, e que o contexto das aulas orientadas parece propiciar ao professor oferecer mais instruções e demonstrações aos alunos, sendo o gênero feminino o que mais oferece orientações; diferente do que ocorre nas aulas generalistas, pois o professor usa grande parte do tempo da aula com a organização de materiais e filas, e na intervenção de comportamentos disruptivos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-03T04:18:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000750136
url http://hdl.handle.net/10183/24907
identifier_str_mv 000750136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24907/2/000750136.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24907/1/000750136.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24907/3/000750136.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 339c6d8c811ecbd86ded1acf880c7b2c
9bd339bab35eeaac9baa3ade85b56ce4
71c7941590edb3550cc8067b564b6345
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789869060161536