O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24907 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados 26 diários de campo e análise estatística. Os resultados nos demonstram que os alunos estão apresentando baixo engajamento apropriado nas aulas de educação física, e que o contexto das aulas orientadas parece propiciar ao professor oferecer mais instruções e demonstrações aos alunos, sendo o gênero feminino o que mais oferece orientações; diferente do que ocorre nas aulas generalistas, pois o professor usa grande parte do tempo da aula com a organização de materiais e filas, e na intervenção de comportamentos disruptivos. |
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