Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220541 |
Resumo: | O presente artigo aborda como as mudanças que ocorreram na postura dos museus – de seu caráter privado à sua dimensão pública - foram responsáveis pela revisão da forma, dos elementos e das dinâmicas expográficas até então utilizadas na concepção das exposições. Apresenta-se uma abordagem histórica acerca das exposições de arte e suas transformações expográficas, pontuando alguns dos principais modelos expositivos que surgiram ao longo do século XX. Propõe-se uma reflexão acerca das diferentes estratégias museológicas e comunicacionais que foram sendo concebidas pelos museus de arte, identificando transformações e influências que demarcam os espaços expositivos atualmente. |
id |
UFRGS-2_ebac93f332474068f2e9dbf0f38d726a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220541 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquino, Vanessa Barrozo TeixeiraVargas, Aline Vargas de2021-05-05T04:27:50Z20200103-7269http://hdl.handle.net/10183/220541001124977O presente artigo aborda como as mudanças que ocorreram na postura dos museus – de seu caráter privado à sua dimensão pública - foram responsáveis pela revisão da forma, dos elementos e das dinâmicas expográficas até então utilizadas na concepção das exposições. Apresenta-se uma abordagem histórica acerca das exposições de arte e suas transformações expográficas, pontuando alguns dos principais modelos expositivos que surgiram ao longo do século XX. Propõe-se uma reflexão acerca das diferentes estratégias museológicas e comunicacionais que foram sendo concebidas pelos museus de arte, identificando transformações e influências que demarcam os espaços expositivos atualmente.This article discusses how the changes that occurred in the posture of museums - from its private character to its public dimension- were responsible for reviewing the shape, elements and expographic dynamics used in the design of the exhibitions. It presents a historical approach about art exhibitions and their expographic transformations, punctuating some of the main exhibition models that emerged throughout the 20th century. It is proposed a reflection on the different museological and communicational strategies that have been conceived by art museums, identifying transformations and influences that demarcate the exhibition spaces todayapplication/pdfporPorto Arte: revista de Artes Visuais. Porto Alegre. Vol. 25, n. 43 (jan./jun. 2020), p. 1-24ExpografiaMuseus : HistóriaHistory of museumsExhibition historyExpographyWhite cubeBlack boxOlhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva históricaViews about art exhibitions: a historical perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124977.pdf.txt001124977.pdf.txtExtracted Texttext/plain61883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220541/2/001124977.pdf.txt3c9478ace36bf17d957d296a7588d5bdMD52ORIGINAL001124977.pdfTexto completoapplication/pdf5482589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220541/1/001124977.pdfb73fcca85b360628c90376cd997eaeeaMD5110183/2205412021-05-07 04:43:00.919829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220541Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Views about art exhibitions: a historical perspective |
title |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
spellingShingle |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira Expografia Museus : História History of museums Exhibition history Expography White cube Black box |
title_short |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
title_full |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
title_fullStr |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
title_full_unstemmed |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
title_sort |
Olhares acerca das exposições de arte: uma perspectiva histórica |
author |
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira |
author_facet |
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira Vargas, Aline Vargas de |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Aline Vargas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira Vargas, Aline Vargas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expografia Museus : História |
topic |
Expografia Museus : História History of museums Exhibition history Expography White cube Black box |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of museums Exhibition history Expography White cube Black box |
description |
O presente artigo aborda como as mudanças que ocorreram na postura dos museus – de seu caráter privado à sua dimensão pública - foram responsáveis pela revisão da forma, dos elementos e das dinâmicas expográficas até então utilizadas na concepção das exposições. Apresenta-se uma abordagem histórica acerca das exposições de arte e suas transformações expográficas, pontuando alguns dos principais modelos expositivos que surgiram ao longo do século XX. Propõe-se uma reflexão acerca das diferentes estratégias museológicas e comunicacionais que foram sendo concebidas pelos museus de arte, identificando transformações e influências que demarcam os espaços expositivos atualmente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-05T04:27:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220541 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-7269 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124977 |
identifier_str_mv |
0103-7269 001124977 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Porto Arte: revista de Artes Visuais. Porto Alegre. Vol. 25, n. 43 (jan./jun. 2020), p. 1-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220541/2/001124977.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220541/1/001124977.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c9478ace36bf17d957d296a7588d5bd b73fcca85b360628c90376cd997eaeea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016163958784 |