Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais : uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251831 |
Resumo: | À luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos e também no sistema como um todo. O presente estudo investiga as mudanças nos padrões de produção de Voice Onset Time do subsistema de Inglês-L2 e suas implicações no subsistema de Francês-L3 de cinco aprendizes brasileiros de Inglês-L2 e Francês-L3 como línguas adicionais. Esse estudo longitudinal foi conduzido no decorrer de 3 meses (12 pontos de coleta) e contou com uma intervenção de seis sessões de instrução fonética em Inglês-L2 entre as semanas 4 e 9. Análises de correlações móveis (moving correlations) (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) em janelas móveis de 7 e 3 pontos trazem insumos empíricos acerca da inter-relação das línguas adicionais num contexto multilíngue. |
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Schereschewsky, Laura CastilhosAlves, Ubiratã Kickhöfel2022-11-26T05:00:35Z20211808-835Xhttp://hdl.handle.net/10183/251831001153730À luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos e também no sistema como um todo. O presente estudo investiga as mudanças nos padrões de produção de Voice Onset Time do subsistema de Inglês-L2 e suas implicações no subsistema de Francês-L3 de cinco aprendizes brasileiros de Inglês-L2 e Francês-L3 como línguas adicionais. Esse estudo longitudinal foi conduzido no decorrer de 3 meses (12 pontos de coleta) e contou com uma intervenção de seis sessões de instrução fonética em Inglês-L2 entre as semanas 4 e 9. Análises de correlações móveis (moving correlations) (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) em janelas móveis de 7 e 3 pontos trazem insumos empíricos acerca da inter-relação das línguas adicionais num contexto multilíngue.In a view of language as a Complex Dynamic System (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, among others), it is accepted that changes in a language system subcomponent may result in changes in the other elements and in the system as a whole. The present study investigates the changes in the production patterns of Voice Onset Time in the English-L2 subsystem and its implications on the French-L3 subsystem in five Brazilian learners of English-L2 and French-L3 as additional languages. This study was conducted over the course of 3 months (12 data collection points) and included an intervention of six phonetic instruction sessions between weeks 4 and 9. Moving correlation analyses (cf. VERSPOOR; VAN DIJK, 2011) in moving windows of 3 and 7 points provide empirical data on the interrelation of the additional languages in a multilingual context.application/pdfporLingüística (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 381-408Voice Onset TimeFonéticaLíngua inglesaLíngua francesaLíngua adicionalComplex Dynamic SystemsPhonetic instructionConsiderações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais : uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonéticaDynamic insights regarding additional language development : an analysis of Voice Onset Time patterns of English-L2 and French-L3 produced by Brazilian learners in a phonetic instruction contextinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153730.pdf.txt001153730.pdf.txtExtracted Texttext/plain80903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251831/2/001153730.pdf.txtc83f1a1568027d66eb9a0037c2a9af11MD52ORIGINAL001153730.pdfTexto completoapplication/pdf2287287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251831/1/001153730.pdfbbad197ded4292d834cff66f208ea040MD5110183/2518312022-11-28 05:47:49.706857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251831Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-28T07:47:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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