A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Athos Ribeiro da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Callegaro-de-Menezes, Daniela, Rodembusch, Rodrigo Severo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174403
Resumo: O graffiti nasce em um contexto de subversão e efemeridade nos anos 1970 e com o tempo ganha status de arte, indo para as galerias. Hoje, totalmente, incorporada nas grandes capitais do mundo, no Brasil, essa prática se torna fonte de renda para muitos artistas que utilizam dessa técnica para fazerem desde pinturas decorativas, estampas para grandes marcas até pinturas em telas artísticas e em laterais em prédios ao redor do mundo todo. Nesse sentido, este artigo busca compreender como esses artistas se estruturam para organizar seus negócios através do modelo de negócio canvas e sua relação com a economia criativa, entendendo em qual classificação essa prática se encaixa.
id UFRGS-2_ec46f46941e2a4b3d5a964a08a4fcfd9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174403
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Athos Ribeiro daCallegaro-de-Menezes, DanielaRodembusch, Rodrigo Severo2018-04-05T02:25:33Z20172525-2828http://hdl.handle.net/10183/174403001062908O graffiti nasce em um contexto de subversão e efemeridade nos anos 1970 e com o tempo ganha status de arte, indo para as galerias. Hoje, totalmente, incorporada nas grandes capitais do mundo, no Brasil, essa prática se torna fonte de renda para muitos artistas que utilizam dessa técnica para fazerem desde pinturas decorativas, estampas para grandes marcas até pinturas em telas artísticas e em laterais em prédios ao redor do mundo todo. Nesse sentido, este artigo busca compreender como esses artistas se estruturam para organizar seus negócios através do modelo de negócio canvas e sua relação com a economia criativa, entendendo em qual classificação essa prática se encaixa.Graffiti is born in a context of subversion and ephemerality in the 1970s and over time gains art status by being present in galleries. Today, totally incorporated in metropoles of the world, in Brazil specifically, this practice becomes a source of income for many artists, who use this technique for different purposes. In this sense, this article seeks to understand how these artists are structured to organize their businesses through the canvas business model and its relationship with the creative economy, understanding in which classification this practice fits.application/pdfporDiálogo com a Economia Criativa (ESPM). Rio de Janeiro. Vol. 2, n. 6 (set./dez. 2017), p. 69-82Modelo de negócioEconomia criativaArteConsumoGrafitoGraffitiArtConsumptionCreative economyA prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativaThe practice of graffitti : business models and the creative economyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062908.pdf001062908.pdfTexto completoapplication/pdf654826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/1/001062908.pdf2640a2b7014b87fe1286b631446dd2abMD51TEXT001062908.pdf.txt001062908.pdf.txtExtracted Texttext/plain36681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/2/001062908.pdf.txtb1d2e752ff181e356c0a48b1d3e5cbf0MD52THUMBNAIL001062908.pdf.jpg001062908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/3/001062908.pdf.jpgcc1aaa59287e3b3af41bad94ce036bcdMD5310183/1744032018-10-25 10:10:28.711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174403Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:10:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The practice of graffitti : business models and the creative economy
title A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
spellingShingle A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
Silva, Athos Ribeiro da
Modelo de negócio
Economia criativa
Arte
Consumo
Grafito
Graffiti
Art
Consumption
Creative economy
title_short A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
title_full A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
title_fullStr A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
title_full_unstemmed A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
title_sort A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
author Silva, Athos Ribeiro da
author_facet Silva, Athos Ribeiro da
Callegaro-de-Menezes, Daniela
Rodembusch, Rodrigo Severo
author_role author
author2 Callegaro-de-Menezes, Daniela
Rodembusch, Rodrigo Severo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Athos Ribeiro da
Callegaro-de-Menezes, Daniela
Rodembusch, Rodrigo Severo
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de negócio
Economia criativa
Arte
Consumo
Grafito
topic Modelo de negócio
Economia criativa
Arte
Consumo
Grafito
Graffiti
Art
Consumption
Creative economy
dc.subject.eng.fl_str_mv Graffiti
Art
Consumption
Creative economy
description O graffiti nasce em um contexto de subversão e efemeridade nos anos 1970 e com o tempo ganha status de arte, indo para as galerias. Hoje, totalmente, incorporada nas grandes capitais do mundo, no Brasil, essa prática se torna fonte de renda para muitos artistas que utilizam dessa técnica para fazerem desde pinturas decorativas, estampas para grandes marcas até pinturas em telas artísticas e em laterais em prédios ao redor do mundo todo. Nesse sentido, este artigo busca compreender como esses artistas se estruturam para organizar seus negócios através do modelo de negócio canvas e sua relação com a economia criativa, entendendo em qual classificação essa prática se encaixa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-05T02:25:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174403
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-2828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062908
identifier_str_mv 2525-2828
001062908
url http://hdl.handle.net/10183/174403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa (ESPM). Rio de Janeiro. Vol. 2, n. 6 (set./dez. 2017), p. 69-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/1/001062908.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/2/001062908.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/3/001062908.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2640a2b7014b87fe1286b631446dd2ab
b1d2e752ff181e356c0a48b1d3e5cbf0
cc1aaa59287e3b3af41bad94ce036bcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224942224670720