A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174403 |
Resumo: | O graffiti nasce em um contexto de subversão e efemeridade nos anos 1970 e com o tempo ganha status de arte, indo para as galerias. Hoje, totalmente, incorporada nas grandes capitais do mundo, no Brasil, essa prática se torna fonte de renda para muitos artistas que utilizam dessa técnica para fazerem desde pinturas decorativas, estampas para grandes marcas até pinturas em telas artísticas e em laterais em prédios ao redor do mundo todo. Nesse sentido, este artigo busca compreender como esses artistas se estruturam para organizar seus negócios através do modelo de negócio canvas e sua relação com a economia criativa, entendendo em qual classificação essa prática se encaixa. |
id |
UFRGS-2_ec46f46941e2a4b3d5a964a08a4fcfd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174403 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Athos Ribeiro daCallegaro-de-Menezes, DanielaRodembusch, Rodrigo Severo2018-04-05T02:25:33Z20172525-2828http://hdl.handle.net/10183/174403001062908O graffiti nasce em um contexto de subversão e efemeridade nos anos 1970 e com o tempo ganha status de arte, indo para as galerias. Hoje, totalmente, incorporada nas grandes capitais do mundo, no Brasil, essa prática se torna fonte de renda para muitos artistas que utilizam dessa técnica para fazerem desde pinturas decorativas, estampas para grandes marcas até pinturas em telas artísticas e em laterais em prédios ao redor do mundo todo. Nesse sentido, este artigo busca compreender como esses artistas se estruturam para organizar seus negócios através do modelo de negócio canvas e sua relação com a economia criativa, entendendo em qual classificação essa prática se encaixa.Graffiti is born in a context of subversion and ephemerality in the 1970s and over time gains art status by being present in galleries. Today, totally incorporated in metropoles of the world, in Brazil specifically, this practice becomes a source of income for many artists, who use this technique for different purposes. In this sense, this article seeks to understand how these artists are structured to organize their businesses through the canvas business model and its relationship with the creative economy, understanding in which classification this practice fits.application/pdfporDiálogo com a Economia Criativa (ESPM). Rio de Janeiro. Vol. 2, n. 6 (set./dez. 2017), p. 69-82Modelo de negócioEconomia criativaArteConsumoGrafitoGraffitiArtConsumptionCreative economyA prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativaThe practice of graffitti : business models and the creative economyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062908.pdf001062908.pdfTexto completoapplication/pdf654826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/1/001062908.pdf2640a2b7014b87fe1286b631446dd2abMD51TEXT001062908.pdf.txt001062908.pdf.txtExtracted Texttext/plain36681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/2/001062908.pdf.txtb1d2e752ff181e356c0a48b1d3e5cbf0MD52THUMBNAIL001062908.pdf.jpg001062908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/3/001062908.pdf.jpgcc1aaa59287e3b3af41bad94ce036bcdMD5310183/1744032018-10-25 10:10:28.711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174403Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:10:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The practice of graffitti : business models and the creative economy |
title |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
spellingShingle |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa Silva, Athos Ribeiro da Modelo de negócio Economia criativa Arte Consumo Grafito Graffiti Art Consumption Creative economy |
title_short |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
title_full |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
title_fullStr |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
title_full_unstemmed |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
title_sort |
A prática da técnica do graffiti : modelos de negócios e a economia criativa |
author |
Silva, Athos Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Athos Ribeiro da Callegaro-de-Menezes, Daniela Rodembusch, Rodrigo Severo |
author_role |
author |
author2 |
Callegaro-de-Menezes, Daniela Rodembusch, Rodrigo Severo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Athos Ribeiro da Callegaro-de-Menezes, Daniela Rodembusch, Rodrigo Severo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de negócio Economia criativa Arte Consumo Grafito |
topic |
Modelo de negócio Economia criativa Arte Consumo Grafito Graffiti Art Consumption Creative economy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Graffiti Art Consumption Creative economy |
description |
O graffiti nasce em um contexto de subversão e efemeridade nos anos 1970 e com o tempo ganha status de arte, indo para as galerias. Hoje, totalmente, incorporada nas grandes capitais do mundo, no Brasil, essa prática se torna fonte de renda para muitos artistas que utilizam dessa técnica para fazerem desde pinturas decorativas, estampas para grandes marcas até pinturas em telas artísticas e em laterais em prédios ao redor do mundo todo. Nesse sentido, este artigo busca compreender como esses artistas se estruturam para organizar seus negócios através do modelo de negócio canvas e sua relação com a economia criativa, entendendo em qual classificação essa prática se encaixa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-05T02:25:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174403 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-2828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062908 |
identifier_str_mv |
2525-2828 001062908 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa (ESPM). Rio de Janeiro. Vol. 2, n. 6 (set./dez. 2017), p. 69-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/1/001062908.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/2/001062908.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174403/3/001062908.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2640a2b7014b87fe1286b631446dd2ab b1d2e752ff181e356c0a48b1d3e5cbf0 cc1aaa59287e3b3af41bad94ce036bcd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224942224670720 |