Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secco, Gisele Dalva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159698
Resumo: O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.
id UFRGS-2_ec7842cd4a8d9f4365c0a4965c1c5330
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Secco, Gisele Dalva2017-06-20T02:30:59Z20131808-5253http://hdl.handle.net/10183/159698001024284O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.The text provides some conceptual distinctions generated from a perspective on teaching philosophy according to which the project of a didactica minima for logic in high schools is contemplated. After a brief presentation of some positive aspects of the perspective from which the distinctions are proposed, two common ways of teaching logic are considered. The aim of the paper is to show how the perspective proposed can clarify some topics on the issue of teaching logic in an interdisciplinary way, without losing the specifics of the discipline.application/pdfporControvérsia. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 89-102FilosofiaEnsino médioLógicaDidáticaDidactics of philosophyDidactica minima for logicHigh schoolFilosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógicaOn philosophy in high schools : conceptual distinctions towards a didactica minima for logicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024284.pdf001024284.pdfTexto completoapplication/pdf395909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/1/001024284.pdfa58b653a93ec0c897a8aeffca0b019bfMD51TEXT001024284.pdf.txt001024284.pdf.txtExtracted Texttext/plain58833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/2/001024284.pdf.txt246fc5184ac62818a43c20b9616e173bMD5210183/1596982017-06-21 02:51:00.932749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-21T05:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv On philosophy in high schools : conceptual distinctions towards a didactica minima for logic
title Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
spellingShingle Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
Secco, Gisele Dalva
Filosofia
Ensino médio
Lógica
Didática
Didactics of philosophy
Didactica minima for logic
High school
title_short Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
title_full Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
title_fullStr Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
title_full_unstemmed Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
title_sort Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
author Secco, Gisele Dalva
author_facet Secco, Gisele Dalva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Secco, Gisele Dalva
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino médio
Lógica
Didática
topic Filosofia
Ensino médio
Lógica
Didática
Didactics of philosophy
Didactica minima for logic
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics of philosophy
Didactica minima for logic
High school
description O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T02:30:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/159698
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-5253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024284
identifier_str_mv 1808-5253
001024284
url http://hdl.handle.net/10183/159698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Controvérsia. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 89-102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/1/001024284.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/2/001024284.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a58b653a93ec0c897a8aeffca0b019bf
246fc5184ac62818a43c20b9616e173b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447633625350144