Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159698 |
Resumo: | O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina. |
id |
UFRGS-2_ec7842cd4a8d9f4365c0a4965c1c5330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159698 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Secco, Gisele Dalva2017-06-20T02:30:59Z20131808-5253http://hdl.handle.net/10183/159698001024284O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.The text provides some conceptual distinctions generated from a perspective on teaching philosophy according to which the project of a didactica minima for logic in high schools is contemplated. After a brief presentation of some positive aspects of the perspective from which the distinctions are proposed, two common ways of teaching logic are considered. The aim of the paper is to show how the perspective proposed can clarify some topics on the issue of teaching logic in an interdisciplinary way, without losing the specifics of the discipline.application/pdfporControvérsia. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 89-102FilosofiaEnsino médioLógicaDidáticaDidactics of philosophyDidactica minima for logicHigh schoolFilosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógicaOn philosophy in high schools : conceptual distinctions towards a didactica minima for logicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024284.pdf001024284.pdfTexto completoapplication/pdf395909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/1/001024284.pdfa58b653a93ec0c897a8aeffca0b019bfMD51TEXT001024284.pdf.txt001024284.pdf.txtExtracted Texttext/plain58833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/2/001024284.pdf.txt246fc5184ac62818a43c20b9616e173bMD5210183/1596982017-06-21 02:51:00.932749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-21T05:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
On philosophy in high schools : conceptual distinctions towards a didactica minima for logic |
title |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
spellingShingle |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica Secco, Gisele Dalva Filosofia Ensino médio Lógica Didática Didactics of philosophy Didactica minima for logic High school |
title_short |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
title_full |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
title_fullStr |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
title_full_unstemmed |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
title_sort |
Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica |
author |
Secco, Gisele Dalva |
author_facet |
Secco, Gisele Dalva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Secco, Gisele Dalva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Ensino médio Lógica Didática |
topic |
Filosofia Ensino médio Lógica Didática Didactics of philosophy Didactica minima for logic High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactics of philosophy Didactica minima for logic High school |
description |
O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-20T02:30:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159698 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-5253 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001024284 |
identifier_str_mv |
1808-5253 001024284 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Controvérsia. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 89-102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/1/001024284.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/2/001024284.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a58b653a93ec0c897a8aeffca0b019bf 246fc5184ac62818a43c20b9616e173b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447633625350144 |