Filosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Secco, Gisele Dalva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159698
Resumo: O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.
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spelling Secco, Gisele Dalva2017-06-20T02:30:59Z20131808-5253http://hdl.handle.net/10183/159698001024284O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática da lógica sem perda da especificidade da disciplina.The text provides some conceptual distinctions generated from a perspective on teaching philosophy according to which the project of a didactica minima for logic in high schools is contemplated. After a brief presentation of some positive aspects of the perspective from which the distinctions are proposed, two common ways of teaching logic are considered. The aim of the paper is to show how the perspective proposed can clarify some topics on the issue of teaching logic in an interdisciplinary way, without losing the specifics of the discipline.application/pdfporControvérsia. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 89-102FilosofiaEnsino médioLógicaDidáticaDidactics of philosophyDidactica minima for logicHigh schoolFilosofia no ensino médio : distinções preliminares para uma didática mínima da lógicaOn philosophy in high schools : conceptual distinctions towards a didactica minima for logicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024284.pdf001024284.pdfTexto completoapplication/pdf395909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/1/001024284.pdfa58b653a93ec0c897a8aeffca0b019bfMD51TEXT001024284.pdf.txt001024284.pdf.txtExtracted Texttext/plain58833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159698/2/001024284.pdf.txt246fc5184ac62818a43c20b9616e173bMD5210183/1596982017-06-21 02:51:00.932749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-21T05:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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