Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candaten, Simone
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252147
Resumo: O tema desta pesquisa está relacionado aos significados do brincar e às narrativas sobre a brincadeira na Educação Infantil mapeadas na Revista Nova Escola. Objetiva responder a seguinte pergunta: quais são as teorias sobre o brincar colocadas em circulação nessa importante revista endereçada aos professores em todo o Brasil? Realizou-se uma revisão bibliográfica no repositório Lume, verificando-se a produção de outros colegas na área de interesse deste estudo e o mapeamento das narrativas sobre o brincar na versão on-line da Revista Nova Escola, no período de 2007 a 2019. Dialogou-se também com o referencial teórico da Análise Cultural. Um conceito importante nesse trabalho é Pedagogia Cultural. Partiu-se do pressuposto de que todos, de certo modo, são influenciados pelas mídias e tecnologias que fazem parte da cultura. Metodologicamente, procedeu-se uma seleção de seis reportagens da Revista Nova Escola que se complementam e auxiliaram no embasamento teórico, nas questões que dizem respeito ao brincar, ao brinquedo e à função do professor como mediador na hora do brincar. Após a sistematização e descrição de cada um dos materiais empíricos da pesquisa, procedeu-se à organização das recorrências e a sua problematização. Os resultados obtidos apontam para lições que a Revista Nova Escola ensina: ela faz indicações de brinquedos e explica aos leitores como os mesmos estimulam o desenvolvimento da criança, principalmente, nos primeiros anos de vida. Também faz sugestões para a exploração de ambiente externos. Auxilia os docentes no melhor desenvolvimento de seus planejamentos. Reforça o entendimento de que o brincar é central para o desenvolvimento da criança. O conceito de Pedagogia Cultural contribui no entendimento acerca do modo como essas “verdades” sobre o brincar incidem sobre nós, professores da educação básica.
id UFRGS-2_eca7298fc4e12c1b66920ee8388fec5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252147
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Candaten, SimoneMutz, Andresa Silva da Costa2022-12-01T04:53:33Z2022http://hdl.handle.net/10183/252147001154151O tema desta pesquisa está relacionado aos significados do brincar e às narrativas sobre a brincadeira na Educação Infantil mapeadas na Revista Nova Escola. Objetiva responder a seguinte pergunta: quais são as teorias sobre o brincar colocadas em circulação nessa importante revista endereçada aos professores em todo o Brasil? Realizou-se uma revisão bibliográfica no repositório Lume, verificando-se a produção de outros colegas na área de interesse deste estudo e o mapeamento das narrativas sobre o brincar na versão on-line da Revista Nova Escola, no período de 2007 a 2019. Dialogou-se também com o referencial teórico da Análise Cultural. Um conceito importante nesse trabalho é Pedagogia Cultural. Partiu-se do pressuposto de que todos, de certo modo, são influenciados pelas mídias e tecnologias que fazem parte da cultura. Metodologicamente, procedeu-se uma seleção de seis reportagens da Revista Nova Escola que se complementam e auxiliaram no embasamento teórico, nas questões que dizem respeito ao brincar, ao brinquedo e à função do professor como mediador na hora do brincar. Após a sistematização e descrição de cada um dos materiais empíricos da pesquisa, procedeu-se à organização das recorrências e a sua problematização. Os resultados obtidos apontam para lições que a Revista Nova Escola ensina: ela faz indicações de brinquedos e explica aos leitores como os mesmos estimulam o desenvolvimento da criança, principalmente, nos primeiros anos de vida. Também faz sugestões para a exploração de ambiente externos. Auxilia os docentes no melhor desenvolvimento de seus planejamentos. Reforça o entendimento de que o brincar é central para o desenvolvimento da criança. O conceito de Pedagogia Cultural contribui no entendimento acerca do modo como essas “verdades” sobre o brincar incidem sobre nós, professores da educação básica.This researching theme is related to the meanings of playing and the narratives about the playing in the child education in the Nova Escola Magazine. It aims to answer the following question: what are the theories about the playing put in circulation in this important magazine addressed to the teachers all over Brasil? It was made a literature review in the Lume repository, verifying other classmates’ production in the same interest area of this study and the mapping of the narratives about playing in the online version of the Nova Escola Magazine, between 2007 and 2019. It was also talked about the Cultural Analysis theoretical reference. An important concept in this task is Cultural Pedagogy. The initial assumption was that, everybody, in a certain way, is influenced by the medias and technology that are part from the culture. Methodologically, it was selected six reports from the Nova Escola Magazine that complement itself and help in the theoretical basement, in the playing related questions, about the toy and the teacher’s role as a mediator in the playing time. After the systematization and description all the empiric material, it was done the recurrences and problematization. The results point out the lessons taught by the magazine: it presents indications and explains how they stimulate the child development, especially, in the first years of life. It also makes suggestions for the exploration of the external environment. It helps the teachers in a better development of their planning. Reinforces the understanding about playing as being a central thing for the child’s development. The Cultural Pedagogy contributes in the understanding about the way as this “truths” about playing focuses on us, teachers in the basic education.application/pdfporNova Escola (Revista)BrincadeiraEducação infantilProfessorPlayingChild educationTeacherNova Escola MagazineNarrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154151.pdf.txt001154151.pdf.txtExtracted Texttext/plain66831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252147/2/001154151.pdf.txt5249f96d5510374b7eb6b5b55dd4531dMD52ORIGINAL001154151.pdfTexto completoapplication/pdf895615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252147/1/001154151.pdfc325c584cdb57c6fe9ff99a85e372f75MD5110183/2521472022-12-02 05:55:04.35279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:55:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
title Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
spellingShingle Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
Candaten, Simone
Nova Escola (Revista)
Brincadeira
Educação infantil
Professor
Playing
Child education
Teacher
Nova Escola Magazine
title_short Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
title_full Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
title_fullStr Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
title_full_unstemmed Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
title_sort Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
author Candaten, Simone
author_facet Candaten, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candaten, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
contributor_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Nova Escola (Revista)
Brincadeira
Educação infantil
Professor
topic Nova Escola (Revista)
Brincadeira
Educação infantil
Professor
Playing
Child education
Teacher
Nova Escola Magazine
dc.subject.eng.fl_str_mv Playing
Child education
Teacher
Nova Escola Magazine
description O tema desta pesquisa está relacionado aos significados do brincar e às narrativas sobre a brincadeira na Educação Infantil mapeadas na Revista Nova Escola. Objetiva responder a seguinte pergunta: quais são as teorias sobre o brincar colocadas em circulação nessa importante revista endereçada aos professores em todo o Brasil? Realizou-se uma revisão bibliográfica no repositório Lume, verificando-se a produção de outros colegas na área de interesse deste estudo e o mapeamento das narrativas sobre o brincar na versão on-line da Revista Nova Escola, no período de 2007 a 2019. Dialogou-se também com o referencial teórico da Análise Cultural. Um conceito importante nesse trabalho é Pedagogia Cultural. Partiu-se do pressuposto de que todos, de certo modo, são influenciados pelas mídias e tecnologias que fazem parte da cultura. Metodologicamente, procedeu-se uma seleção de seis reportagens da Revista Nova Escola que se complementam e auxiliaram no embasamento teórico, nas questões que dizem respeito ao brincar, ao brinquedo e à função do professor como mediador na hora do brincar. Após a sistematização e descrição de cada um dos materiais empíricos da pesquisa, procedeu-se à organização das recorrências e a sua problematização. Os resultados obtidos apontam para lições que a Revista Nova Escola ensina: ela faz indicações de brinquedos e explica aos leitores como os mesmos estimulam o desenvolvimento da criança, principalmente, nos primeiros anos de vida. Também faz sugestões para a exploração de ambiente externos. Auxilia os docentes no melhor desenvolvimento de seus planejamentos. Reforça o entendimento de que o brincar é central para o desenvolvimento da criança. O conceito de Pedagogia Cultural contribui no entendimento acerca do modo como essas “verdades” sobre o brincar incidem sobre nós, professores da educação básica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:53:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154151
url http://hdl.handle.net/10183/252147
identifier_str_mv 001154151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252147/2/001154151.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252147/1/001154151.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5249f96d5510374b7eb6b5b55dd4531d
c325c584cdb57c6fe9ff99a85e372f75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224646308134912