Narrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252147 |
Resumo: | O tema desta pesquisa está relacionado aos significados do brincar e às narrativas sobre a brincadeira na Educação Infantil mapeadas na Revista Nova Escola. Objetiva responder a seguinte pergunta: quais são as teorias sobre o brincar colocadas em circulação nessa importante revista endereçada aos professores em todo o Brasil? Realizou-se uma revisão bibliográfica no repositório Lume, verificando-se a produção de outros colegas na área de interesse deste estudo e o mapeamento das narrativas sobre o brincar na versão on-line da Revista Nova Escola, no período de 2007 a 2019. Dialogou-se também com o referencial teórico da Análise Cultural. Um conceito importante nesse trabalho é Pedagogia Cultural. Partiu-se do pressuposto de que todos, de certo modo, são influenciados pelas mídias e tecnologias que fazem parte da cultura. Metodologicamente, procedeu-se uma seleção de seis reportagens da Revista Nova Escola que se complementam e auxiliaram no embasamento teórico, nas questões que dizem respeito ao brincar, ao brinquedo e à função do professor como mediador na hora do brincar. Após a sistematização e descrição de cada um dos materiais empíricos da pesquisa, procedeu-se à organização das recorrências e a sua problematização. Os resultados obtidos apontam para lições que a Revista Nova Escola ensina: ela faz indicações de brinquedos e explica aos leitores como os mesmos estimulam o desenvolvimento da criança, principalmente, nos primeiros anos de vida. Também faz sugestões para a exploração de ambiente externos. Auxilia os docentes no melhor desenvolvimento de seus planejamentos. Reforça o entendimento de que o brincar é central para o desenvolvimento da criança. O conceito de Pedagogia Cultural contribui no entendimento acerca do modo como essas “verdades” sobre o brincar incidem sobre nós, professores da educação básica. |
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Candaten, SimoneMutz, Andresa Silva da Costa2022-12-01T04:53:33Z2022http://hdl.handle.net/10183/252147001154151O tema desta pesquisa está relacionado aos significados do brincar e às narrativas sobre a brincadeira na Educação Infantil mapeadas na Revista Nova Escola. Objetiva responder a seguinte pergunta: quais são as teorias sobre o brincar colocadas em circulação nessa importante revista endereçada aos professores em todo o Brasil? Realizou-se uma revisão bibliográfica no repositório Lume, verificando-se a produção de outros colegas na área de interesse deste estudo e o mapeamento das narrativas sobre o brincar na versão on-line da Revista Nova Escola, no período de 2007 a 2019. Dialogou-se também com o referencial teórico da Análise Cultural. Um conceito importante nesse trabalho é Pedagogia Cultural. Partiu-se do pressuposto de que todos, de certo modo, são influenciados pelas mídias e tecnologias que fazem parte da cultura. Metodologicamente, procedeu-se uma seleção de seis reportagens da Revista Nova Escola que se complementam e auxiliaram no embasamento teórico, nas questões que dizem respeito ao brincar, ao brinquedo e à função do professor como mediador na hora do brincar. Após a sistematização e descrição de cada um dos materiais empíricos da pesquisa, procedeu-se à organização das recorrências e a sua problematização. Os resultados obtidos apontam para lições que a Revista Nova Escola ensina: ela faz indicações de brinquedos e explica aos leitores como os mesmos estimulam o desenvolvimento da criança, principalmente, nos primeiros anos de vida. Também faz sugestões para a exploração de ambiente externos. Auxilia os docentes no melhor desenvolvimento de seus planejamentos. Reforça o entendimento de que o brincar é central para o desenvolvimento da criança. O conceito de Pedagogia Cultural contribui no entendimento acerca do modo como essas “verdades” sobre o brincar incidem sobre nós, professores da educação básica.This researching theme is related to the meanings of playing and the narratives about the playing in the child education in the Nova Escola Magazine. It aims to answer the following question: what are the theories about the playing put in circulation in this important magazine addressed to the teachers all over Brasil? It was made a literature review in the Lume repository, verifying other classmates’ production in the same interest area of this study and the mapping of the narratives about playing in the online version of the Nova Escola Magazine, between 2007 and 2019. It was also talked about the Cultural Analysis theoretical reference. An important concept in this task is Cultural Pedagogy. The initial assumption was that, everybody, in a certain way, is influenced by the medias and technology that are part from the culture. Methodologically, it was selected six reports from the Nova Escola Magazine that complement itself and help in the theoretical basement, in the playing related questions, about the toy and the teacher’s role as a mediator in the playing time. After the systematization and description all the empiric material, it was done the recurrences and problematization. The results point out the lessons taught by the magazine: it presents indications and explains how they stimulate the child development, especially, in the first years of life. It also makes suggestions for the exploration of the external environment. It helps the teachers in a better development of their planning. Reinforces the understanding about playing as being a central thing for the child’s development. The Cultural Pedagogy contributes in the understanding about the way as this “truths” about playing focuses on us, teachers in the basic education.application/pdfporNova Escola (Revista)BrincadeiraEducação infantilProfessorPlayingChild educationTeacherNova Escola MagazineNarrativas sobre o brincar na educação infantil mapeadas na Revista Nova Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154151.pdf.txt001154151.pdf.txtExtracted Texttext/plain66831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252147/2/001154151.pdf.txt5249f96d5510374b7eb6b5b55dd4531dMD52ORIGINAL001154151.pdfTexto completoapplication/pdf895615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252147/1/001154151.pdfc325c584cdb57c6fe9ff99a85e372f75MD5110183/2521472022-12-02 05:55:04.35279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:55:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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