Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148543 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal. |
id |
UFRGS-2_ecbde272ea6ea662a67e0eced388a03e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148543 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferrarezi, RafaelFonseca, Denise Grosso da2016-09-27T02:14:35Z2016http://hdl.handle.net/10183/148543001000476O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal.This study aims to understand the causes which lead to High School students not to participate in Physical Education classes. It is a qualitative study and the collection of information was performed through observation, semi-structured type of interviews and field journal. The factors that motivated this research are related to inquiries by the author during the graduation, which sought to understand why many students did not attend classes. The theoretical reference addressed the youth, Physical Education in High School and the non-participation of students in classes. The discussion addressed issues considered important in the reflection on nonparticipation in classes and the analysis show that the non-participation in class can be attributed to different aspects, such as resistance to changes in Physical Education classes in High School in relation to the elementary school ones; reluctance to some types of body contact; lack of motivation to perform the proposed activities and the meaning attributed to some practices of the body culture.application/pdfporEducação físicaEnsino médioPhysical EducationNon-participationHigh schoolReflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000476.pdf001000476.pdfTexto completoapplication/pdf422944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/1/001000476.pdf705b67b2d8fc6bdafcce468dd5ba0ca8MD51TEXT001000476.pdf.txt001000476.pdf.txtExtracted Texttext/plain81162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/2/001000476.pdf.txt81a83c616105cc7b3c9e9097bd04b8edMD52THUMBNAIL001000476.pdf.jpg001000476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/3/001000476.pdf.jpgaad5d277dfd45e9dcc84ce672e84be9aMD5310183/1485432018-10-29 08:59:02.343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:59:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
title |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
spellingShingle |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS Ferrarezi, Rafael Educação física Ensino médio Physical Education Non-participation High school |
title_short |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
title_full |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
title_fullStr |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
title_sort |
Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS |
author |
Ferrarezi, Rafael |
author_facet |
Ferrarezi, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrarezi, Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino médio |
topic |
Educação física Ensino médio Physical Education Non-participation High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education Non-participation High school |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:14:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000476 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148543 |
identifier_str_mv |
001000476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/1/001000476.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/2/001000476.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/3/001000476.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
705b67b2d8fc6bdafcce468dd5ba0ca8 81a83c616105cc7b3c9e9097bd04b8ed aad5d277dfd45e9dcc84ce672e84be9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447183086845952 |