Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarezi, Rafael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148543
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal.
id UFRGS-2_ecbde272ea6ea662a67e0eced388a03e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148543
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferrarezi, RafaelFonseca, Denise Grosso da2016-09-27T02:14:35Z2016http://hdl.handle.net/10183/148543001000476O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal.This study aims to understand the causes which lead to High School students not to participate in Physical Education classes. It is a qualitative study and the collection of information was performed through observation, semi-structured type of interviews and field journal. The factors that motivated this research are related to inquiries by the author during the graduation, which sought to understand why many students did not attend classes. The theoretical reference addressed the youth, Physical Education in High School and the non-participation of students in classes. The discussion addressed issues considered important in the reflection on nonparticipation in classes and the analysis show that the non-participation in class can be attributed to different aspects, such as resistance to changes in Physical Education classes in High School in relation to the elementary school ones; reluctance to some types of body contact; lack of motivation to perform the proposed activities and the meaning attributed to some practices of the body culture.application/pdfporEducação físicaEnsino médioPhysical EducationNon-participationHigh schoolReflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000476.pdf001000476.pdfTexto completoapplication/pdf422944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/1/001000476.pdf705b67b2d8fc6bdafcce468dd5ba0ca8MD51TEXT001000476.pdf.txt001000476.pdf.txtExtracted Texttext/plain81162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/2/001000476.pdf.txt81a83c616105cc7b3c9e9097bd04b8edMD52THUMBNAIL001000476.pdf.jpg001000476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/3/001000476.pdf.jpgaad5d277dfd45e9dcc84ce672e84be9aMD5310183/1485432018-10-29 08:59:02.343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:59:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
title Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
spellingShingle Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
Ferrarezi, Rafael
Educação física
Ensino médio
Physical Education
Non-participation
High school
title_short Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
title_full Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
title_fullStr Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
title_full_unstemmed Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
title_sort Reflexões sobre a não participação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física em uma escola pública estadual do RS
author Ferrarezi, Rafael
author_facet Ferrarezi, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarezi, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino médio
topic Educação física
Ensino médio
Physical Education
Non-participation
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Non-participation
High school
description O presente estudo tem como objetivo compreender as causas que levam os alunos do Ensino Médio a não participarem das aulas de Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados a questionamentos feitos pelo autor durante a graduação, os quais buscavam entender o motivo pelo qual muitos alunos não participavam das aulas. O referencial teórico utilizado abordou a juventude, a Educação Física no Ensino Médio e a não participação dos alunos nas aulas. A discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre a temática e as análises apontam que a não participação nas aulas pode ser atribuída a diferentes aspectos, como resistência a mudanças nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em relação as do Ensino Fundamental; relutância a alguns tipos de contato corporal; falta de motivação para a realização das atividades propostas e o significado atribuído a algumas práticas da cultura corporal.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000476
url http://hdl.handle.net/10183/148543
identifier_str_mv 001000476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/1/001000476.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/2/001000476.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148543/3/001000476.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 705b67b2d8fc6bdafcce468dd5ba0ca8
81a83c616105cc7b3c9e9097bd04b8ed
aad5d277dfd45e9dcc84ce672e84be9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447183086845952