Desafios e oportunidades para aprendizagem online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Michel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues, Rosa, Marcelo Prado Amaral, Pauletti, Fabiana, Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158424
Resumo: O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online.
id UFRGS-2_ed2cda01d7d549b952c13ae81f5afdd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158424
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, MichelAguilar, Márcia Brandão RodriguesRosa, Marcelo Prado AmaralPauletti, FabianaFenner, Roniere dos Santos2017-05-24T02:26:16Z20162175-4217http://hdl.handle.net/10183/158424001011633O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online.The aim of this paper was to investigate specific contributions to the educational area which concerns online learning culture in order to identify possibilities of (re)signification of the relationship between virtual and face-to-face spaces. It was held an heuristic scanning at the online portal Capes - Coordination of Personnel Improvement in Higher Education, making use of the thematic search ‘education and online learning’ and a period of time between 2006/2016. After the screening, it was yielded seven selected works, which were analyzed through Content Analysis. As a result, two categories were constructed: i) the individual and collective action on the internet; and ii) participation, cooperation and online autonomy. Thus, it was enabled discussions respecting to teaching and learning processes in space pervaded by advances in fiber optic cables, binary codes and informational high speed. It is realized that only with organization and curricular contextualization is possible to approach the school's online culture.application/pdfporCAMINE: Caminhos da educação [recurso eletrônico]. Franca, SP. Vol. 8, n. 2 (2016), p. 94-112.Tecnologia digitalCiberespaçoAprendizagemEscolaDigital technologiesOnline learningSchoolDesafios e oportunidades para aprendizagem onlineChallenges and opportunities for learning online info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011633.pdf001011633.pdfTexto completoapplication/pdf177135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/1/001011633.pdf33ae5611126c764b9fc946c96227a577MD51TEXT001011633.pdf.txt001011633.pdf.txtExtracted Texttext/plain44699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/2/001011633.pdf.txta507e30af585edd7253503f4eb4473caMD5210183/1584242022-04-20 04:51:24.572823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e oportunidades para aprendizagem online
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Challenges and opportunities for learning online
title Desafios e oportunidades para aprendizagem online
spellingShingle Desafios e oportunidades para aprendizagem online
Mendes, Michel
Tecnologia digital
Ciberespaço
Aprendizagem
Escola
Digital technologies
Online learning
School
title_short Desafios e oportunidades para aprendizagem online
title_full Desafios e oportunidades para aprendizagem online
title_fullStr Desafios e oportunidades para aprendizagem online
title_full_unstemmed Desafios e oportunidades para aprendizagem online
title_sort Desafios e oportunidades para aprendizagem online
author Mendes, Michel
author_facet Mendes, Michel
Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Pauletti, Fabiana
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Pauletti, Fabiana
Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Michel
Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Pauletti, Fabiana
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Ciberespaço
Aprendizagem
Escola
topic Tecnologia digital
Ciberespaço
Aprendizagem
Escola
Digital technologies
Online learning
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Online learning
School
description O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-24T02:26:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158424
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-4217
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001011633
identifier_str_mv 2175-4217
001011633
url http://hdl.handle.net/10183/158424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv CAMINE: Caminhos da educação [recurso eletrônico]. Franca, SP. Vol. 8, n. 2 (2016), p. 94-112.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/1/001011633.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/2/001011633.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 33ae5611126c764b9fc946c96227a577
a507e30af585edd7253503f4eb4473ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447630664171520