Desafios e oportunidades para aprendizagem online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158424 |
Resumo: | O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online. |
id |
UFRGS-2_ed2cda01d7d549b952c13ae81f5afdd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158424 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, MichelAguilar, Márcia Brandão RodriguesRosa, Marcelo Prado AmaralPauletti, FabianaFenner, Roniere dos Santos2017-05-24T02:26:16Z20162175-4217http://hdl.handle.net/10183/158424001011633O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online.The aim of this paper was to investigate specific contributions to the educational area which concerns online learning culture in order to identify possibilities of (re)signification of the relationship between virtual and face-to-face spaces. It was held an heuristic scanning at the online portal Capes - Coordination of Personnel Improvement in Higher Education, making use of the thematic search ‘education and online learning’ and a period of time between 2006/2016. After the screening, it was yielded seven selected works, which were analyzed through Content Analysis. As a result, two categories were constructed: i) the individual and collective action on the internet; and ii) participation, cooperation and online autonomy. Thus, it was enabled discussions respecting to teaching and learning processes in space pervaded by advances in fiber optic cables, binary codes and informational high speed. It is realized that only with organization and curricular contextualization is possible to approach the school's online culture.application/pdfporCAMINE: Caminhos da educação [recurso eletrônico]. Franca, SP. Vol. 8, n. 2 (2016), p. 94-112.Tecnologia digitalCiberespaçoAprendizagemEscolaDigital technologiesOnline learningSchoolDesafios e oportunidades para aprendizagem onlineChallenges and opportunities for learning online info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011633.pdf001011633.pdfTexto completoapplication/pdf177135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/1/001011633.pdf33ae5611126c764b9fc946c96227a577MD51TEXT001011633.pdf.txt001011633.pdf.txtExtracted Texttext/plain44699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/2/001011633.pdf.txta507e30af585edd7253503f4eb4473caMD5210183/1584242022-04-20 04:51:24.572823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158424Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Challenges and opportunities for learning online |
title |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
spellingShingle |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online Mendes, Michel Tecnologia digital Ciberespaço Aprendizagem Escola Digital technologies Online learning School |
title_short |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
title_full |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
title_fullStr |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
title_full_unstemmed |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
title_sort |
Desafios e oportunidades para aprendizagem online |
author |
Mendes, Michel |
author_facet |
Mendes, Michel Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues Rosa, Marcelo Prado Amaral Pauletti, Fabiana Fenner, Roniere dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues Rosa, Marcelo Prado Amaral Pauletti, Fabiana Fenner, Roniere dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Michel Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues Rosa, Marcelo Prado Amaral Pauletti, Fabiana Fenner, Roniere dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Ciberespaço Aprendizagem Escola |
topic |
Tecnologia digital Ciberespaço Aprendizagem Escola Digital technologies Online learning School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technologies Online learning School |
description |
O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. Realizou-se varredura heurística no portal online da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, valendo-se da busca temática Educação e aprendizagem online e recorte temporal no período entre 2006 a 2016. Após triagem, obteve-se sete trabalhos selecionados, os quais foram analisados mediante Análise de Conteúdo. Enquanto resultados, foram construídas duas categorias: i) Ação do sujeito e do coletivo na rede; e ii) Participação, cooperação e autonomia online. Possibilitaram discussões no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem em espaços permeados pelos avanços dos cabos de fibra ótica, códigos binários e alta velocidade informacional. Percebe-se que somente com organização e contextualização curricular é possível aproximar a escola da cultura online. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-24T02:26:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158424 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-4217 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001011633 |
identifier_str_mv |
2175-4217 001011633 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
CAMINE: Caminhos da educação [recurso eletrônico]. Franca, SP. Vol. 8, n. 2 (2016), p. 94-112. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/1/001011633.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158424/2/001011633.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33ae5611126c764b9fc946c96227a577 a507e30af585edd7253503f4eb4473ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447630664171520 |