A inserção de organizações religiosas no mercado audiovisual : assimetria de informação e falha de contrato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Couto da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193465
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal discutir o mecanismo que promove o conteúdo religioso no mercado de mídia, analisando o caso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no setor audiovisual. Para isso, busca-se elucidar a lógica por trás do caráter especial do mercado religioso em relação à assimetria de informação e tributos. Sustenta-se a hipótese de que a informação assimétrica inerente aos serviços prestados por uma organização religiosa pode lhe conferir grande influência sobre seus consumidores, assim como a possibilidade de não cumprir o que com eles foi combinado, gerando o que a literatura chama de “falha de contrato” ou “risco moral” (ARROW, 1963; HANSMANN, 1980). Uma das consequências da falha de contrato seria a inserção da IURD no setor audiovisual, pois estaria financiando empreendimentos seculares em detrimento das funções da igreja. Além disso, sua imunidade tributária lhe conferiria vantagem competitiva em setores seculares. Assim, procurou-se descrever, com base na literatura, legislação e dados quantitativos pertinentes, o fenômeno da expansão da IURD para o setor audiovisual (televisão e cinema) à luz da teoria da falha de contrato. Observou-se que o mercado religioso é suscetível à falha de contrato em virtude da natureza de suas transações e porque não possui uma restrição clara de distribuição de lucros. Isso pode aumentar o questionamento sobre a Igreja Universal à medida que amplia sua participação em setores seculares, e afetar a credibilidade do mercado religioso. Finalmente, sugere-se, a fim de minimizar a falha de contrato, uma maior regulamentação estatal, mas não via oferta de serviços religiosos ou imposição de barreiras a novos entrantes. O Estado deveria garantir maior transparência do setor e instituir uma restrição clara de distribuição de lucros.
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