A lesbofobia no contexto escolar : um olhar a partir da sociologia da moral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245549 |
Resumo: | A pesquisa em questão tem como objetivo analisar como, no espaço escolar, se fomenta ou se contesta a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se ao conceito de lesbofobia em estudos de Lorenzo (2012), que afirma ser a lesbofobia uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação das lésbicas na nossa sociedade. O conceito é central na produção deste trabalho, uma vez que essa forma de opressão afeta apenas lésbicas, impactando sobre a realidade e, por consequência, o ofício dessas mulheres. Também se analisa o ambiente escolar e a trajetória de vida dessas professoras a partir dos conceitos de moralidade (Durkheim) e desvio (Becker) do campo da Sociologia da Moral. A metodologia envolveu a entrevista de quatro professoras da Educação Básica de Porto Alegre e região metropolitana que resultou em três eixos de análise: 1) a escola como espaço que fomenta a lesbofobia; 2) a professora lésbica como “desviante” e 3) as marcas de uma cultura lesbofóbica no trabalho. |
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