Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liebgott, Camila Bonin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Weiss, Raquel Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223820
Resumo: Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões do campo da Sociologia da Moral, bem como ao conceito de lesbofobia que, para Lorenzo (2012) é uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação social das lésbicas. A metodologia envolveu entrevistas com quatro professoras da região metropolitana de Porto Alegre/RS que atuam na Educação Básica. As análises mostraram que, via de regra, a escola é espaço que fomenta a lesbofobia, sendo as professoras lésbicas silenciadas quanto à sexualidade, consideradas desviantes frente a uma moral heteronormativa. Contudo, há pequenas aberturas no espaço da docência, nas relações entre professores, na tematização curricular de alguns aspectos da sexualidade. A própria existência de professoras lésbicas no âmbito de uma instituição moderna e moralizadora como a escola é uma formapotente decontestação.
id UFRGS-2_68afd4a895e1292384476f6d980c8bd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223820
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Liebgott, Camila BoninWeiss, Raquel Andrade2021-07-14T04:30:09Z20202358-8853http://hdl.handle.net/10183/223820001127491Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões do campo da Sociologia da Moral, bem como ao conceito de lesbofobia que, para Lorenzo (2012) é uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação social das lésbicas. A metodologia envolveu entrevistas com quatro professoras da região metropolitana de Porto Alegre/RS que atuam na Educação Básica. As análises mostraram que, via de regra, a escola é espaço que fomenta a lesbofobia, sendo as professoras lésbicas silenciadas quanto à sexualidade, consideradas desviantes frente a uma moral heteronormativa. Contudo, há pequenas aberturas no espaço da docência, nas relações entre professores, na tematização curricular de alguns aspectos da sexualidade. A própria existência de professoras lésbicas no âmbito de uma instituição moderna e moralizadora como a escola é uma formapotente decontestação.This paper analyses how lesbophobia is fomented or questioned inside schools based on the narratives of four lesbian teachers. The Moral Sociology was used as theoretical foundation, as well as the concept of lesbophobia, which means to Lorenzo (2012) a social construction functioning as a political mechanism of social oppression and social subordination for lesbian women. The methodology employed interviews with four teachers from the metropolitan region of Porto Alegre/RS, who worked in elementary schools. The analysis showed that schools, as a matter of course, foment lesbophobia, and lesbian teachers are silenced regarding sexuality, which is considered deviant related to the heteronormative morality. Nevertheless, there are small advances in the teaching realm, in the teachers’ relations, and in curriculum theming of some aspects of sexuality. The very presence of lesbian teachers in the scope of such a modern, moralizing institution as the school is a powerful questioningforce.Este artículo analiza cómo, en el espacio escolar, la lesbofobia es promovida o problematizada en las narrativas de maestras lesbianas. Como base teórica, se utilizan discusiones en el campo de la sociología de la moral, así como el concepto de lesbofobia, que, para Lorenzo (2012), es una construcción cultural que funciona como un mecanismo político para la opresión, dominación y subordinación social de las lesbianas. La metodología incluyó entrevistas con cuatro maestras de la región metropolitana de Porto Alegre/RS que trabajan en enseñanza. Los análisis mostraron que, por regla general, la escuela es un espacio que promueve la lesbofobia, con maestras lesbianas silenciadas en cuanto a la sexualidad, considerado como una desviación de la moral heteronormativa. Sin embargo, hay pequeñas aperturas en el espacio de enseñanza, en las relaciones entre docentes, en la tematización de algunos aspectos de la sexualidade. La existencia misma de maestras lesbianas dentro de una institución moderna y moralizante como la escuela es una forma potente de contestación.application/pdfporRevista diversidade e educação. Rio Grande, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 284-310LésbicasDocentesEducação básicaSociologiaEducationLesbian teachingLesbophobiaMoral SociologyEducaciónMaestras lesbianasLesbofobiaSociologia de la moralMarcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicasMarcas de una cultura lesbofóbica en narrativas de maestras lesbianas Signs of a lesbophobian culture in the narrative of lesbian teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127491.pdf.txt001127491.pdf.txtExtracted Texttext/plain79716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223820/2/001127491.pdf.txt09bcc11f981ee6f9813e92e2f88c8fadMD52ORIGINAL001127491.pdfTexto completoapplication/pdf317587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223820/1/001127491.pdf53872916aa6d62caa5af90c157c8a830MD5110183/2238202023-08-23 03:28:51.065152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223820Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-23T06:28:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Marcas de una cultura lesbofóbica en narrativas de maestras lesbianas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Signs of a lesbophobian culture in the narrative of lesbian teachers
title Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
spellingShingle Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
Liebgott, Camila Bonin
Lésbicas
Docentes
Educação básica
Sociologia
Education
Lesbian teaching
Lesbophobia
Moral Sociology
Educación
Maestras lesbianas
Lesbofobia
Sociologia de la moral
title_short Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_full Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_fullStr Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_full_unstemmed Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_sort Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
author Liebgott, Camila Bonin
author_facet Liebgott, Camila Bonin
Weiss, Raquel Andrade
author_role author
author2 Weiss, Raquel Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liebgott, Camila Bonin
Weiss, Raquel Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Lésbicas
Docentes
Educação básica
Sociologia
topic Lésbicas
Docentes
Educação básica
Sociologia
Education
Lesbian teaching
Lesbophobia
Moral Sociology
Educación
Maestras lesbianas
Lesbofobia
Sociologia de la moral
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Lesbian teaching
Lesbophobia
Moral Sociology
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Maestras lesbianas
Lesbofobia
Sociologia de la moral
description Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões do campo da Sociologia da Moral, bem como ao conceito de lesbofobia que, para Lorenzo (2012) é uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação social das lésbicas. A metodologia envolveu entrevistas com quatro professoras da região metropolitana de Porto Alegre/RS que atuam na Educação Básica. As análises mostraram que, via de regra, a escola é espaço que fomenta a lesbofobia, sendo as professoras lésbicas silenciadas quanto à sexualidade, consideradas desviantes frente a uma moral heteronormativa. Contudo, há pequenas aberturas no espaço da docência, nas relações entre professores, na tematização curricular de alguns aspectos da sexualidade. A própria existência de professoras lésbicas no âmbito de uma instituição moderna e moralizadora como a escola é uma formapotente decontestação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:30:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223820
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-8853
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127491
identifier_str_mv 2358-8853
001127491
url http://hdl.handle.net/10183/223820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista diversidade e educação. Rio Grande, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 284-310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223820/2/001127491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223820/1/001127491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09bcc11f981ee6f9813e92e2f88c8fad
53872916aa6d62caa5af90c157c8a830
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025371504640