Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liebgott, Camila Bonin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Weiss, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10852
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 284-310, Jan./Jun. 2020.
id FURG_e16b4fea657999aba7158183092d59c7
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10852
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicasMarcas de una cultura lesbofóbica en narrativas de maestras lesbianasSigns of a lesbophobian culture in the narrative of lesbian teachersEducaçãoDocência lésbicaLesbofobiaSociologia da MoralEducaciónMaestras lesbianasSociologia de la moralEducationLesbian teachingLesbophobiaMoral SociologyRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 284-310, Jan./Jun. 2020.Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões do campo da Sociologia da Moral, bem como ao conceito de lesbofobia que, para Lorenzo (2012) é uma construção cultural que funciona como o mecanismo político de opressão, dominação e subordinação social das lésbicas. A metodologia envolveu entrevistas com quatro professoras da região metropolitana de Porto Alegre/RS que atuam na Educação Básica. As análises mostraram que, via de regra, a escola é espaço que fomenta a lesbofobia, sendo as professoras lésbicas silenciadas quanto à sexualidade, consideradas desviantes frente a uma moral heteronormativa. Contudo, há pequenas aberturas no espaço da docência, nas relações entre professores, na tematização curricular de alguns aspectos da sexualidade. A própria existência de professoras lésbicas no âmbito de uma instituição moderna e moralizadora como a escola é uma forma potente de contestação.Este artículo analiza cómo, en el espacio escolar, la lesbofobia es promovida o problematizada en las narrativas de maestras lesbianas. Como base teórica, se utilizan discusiones en el campo de la sociología de la moral, así como el concepto de lesbofobia, que, para Lorenzo (2012), es una construcción cultural que funciona como un mecanismo político para la opresión, dominación y subordinación social de las lesbianas. La metodología incluyó entrevistas con cuatro maestras de la región metropolitana de Porto Alegre/RS que trabajan en enseñanza. Los análisis mostraron que, por regla general, la escuela es un espacio que promueve la lesbofobia, con maestras lesbianas silenciadas en cuanto a la sexualidad, considerado como una desviación de la moral heteronormativa. Sin embargo, hay pequeñas aperturas en el espacio de enseñanza, en las relaciones entre docentes, en la tematización de algunos aspectos de la sexualidade. La existencia misma de maestras lesbianas dentro de una institución moderna y moralizante como la escuela es una forma potente de contestación.This paper analyses how lesbophobia is fomented or questioned inside schools based on the narratives of four lesbian teachers. The Moral Sociology was used as theoretical foundation, as well as the concept of lesbophobia, which means to Lorenzo (2012) a social construction functioning as a political mechanism of social oppression and social subordination for lesbian women. The methodology employed interviews with four teachers from the metropolitan region of Porto Alegre/RS, who worked in elementary schools. The analysis showed that schools, as a matter of course, foment lesbophobia, and lesbian teachers are silenced regarding sexuality, which is considered deviant related to the heteronormative morality. Nevertheless, there are small advances in the teaching realm, in the teachers’ relations, and in curriculum theming of some aspects of sexuality. The very presence of lesbian teachers in the scope of such a modern, moralizing institution as the school is a powerful questioning force.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:55:56Z2023-04-17T14:55:56Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIEBGOTT, C. B.; WEISS, R. Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 284–310, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11398. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11398. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085210.14295/de.v8i1.11398porLiebgott, Camila BoninWeiss, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:55:56Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10852Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:55:56Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
Marcas de una cultura lesbofóbica en narrativas de maestras lesbianas
Signs of a lesbophobian culture in the narrative of lesbian teachers
title Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
spellingShingle Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
Liebgott, Camila Bonin
Educação
Docência lésbica
Lesbofobia
Sociologia da Moral
Educación
Maestras lesbianas
Sociologia de la moral
Education
Lesbian teaching
Lesbophobia
Moral Sociology
title_short Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_full Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_fullStr Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_full_unstemmed Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
title_sort Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas
author Liebgott, Camila Bonin
author_facet Liebgott, Camila Bonin
Weiss, Raquel
author_role author
author2 Weiss, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liebgott, Camila Bonin
Weiss, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Docência lésbica
Lesbofobia
Sociologia da Moral
Educación
Maestras lesbianas
Sociologia de la moral
Education
Lesbian teaching
Lesbophobia
Moral Sociology
topic Educação
Docência lésbica
Lesbofobia
Sociologia da Moral
Educación
Maestras lesbianas
Sociologia de la moral
Education
Lesbian teaching
Lesbophobia
Moral Sociology
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 284-310, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-17T14:55:56Z
2023-04-17T14:55:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIEBGOTT, C. B.; WEISS, R. Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 284–310, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11398. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11398. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10852
10.14295/de.v8i1.11398
identifier_str_mv LIEBGOTT, C. B.; WEISS, R. Marcas de uma cultura lesbofóbica em narrativas de docentes lésbicas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 284–310, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11398. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11398. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11398
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187236852662272