Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofart, Margareth Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88276
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal promover uma sequência didática diferenciada para o ensino de equações e inequações no plano, em nível de Ensino Médio, explorando a construção de regiões no plano cartesiano por meio de relações de desigualdades, com a utilização do software matemático GrafEq. Para isso foi realizada uma experiência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. A proposta é embasada na Engenharia Didática, um método de pesquisa que coloca em relação investigação e prática docente. A sequência didática, a que confere a experimentação desta pesquisa, foi aplicada no laboratório de Informática da escola ao longo de cinco encontros e as atividades propostas nestes encontros foram elaboradas segundo a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. No que se refere às conclusões, podemos dizer que houve significativa evolução das habilidades dos alunos quanto aos níveis de dificuldades apresentados na conversão de registros de representação, em especial na passagem do registro algébrico para o gráfico e vice-versa, mostrando-se válida a inserção de uma ferramenta tecnológica de ensino nesta proposta.
id UFRGS-2_ed9579f8ce34720f43dfdc57abd13880
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88276
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hofart, Margareth MoraesGravina, Maria Alice2014-03-08T01:50:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88276000912555Este trabalho tem como objetivo principal promover uma sequência didática diferenciada para o ensino de equações e inequações no plano, em nível de Ensino Médio, explorando a construção de regiões no plano cartesiano por meio de relações de desigualdades, com a utilização do software matemático GrafEq. Para isso foi realizada uma experiência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. A proposta é embasada na Engenharia Didática, um método de pesquisa que coloca em relação investigação e prática docente. A sequência didática, a que confere a experimentação desta pesquisa, foi aplicada no laboratório de Informática da escola ao longo de cinco encontros e as atividades propostas nestes encontros foram elaboradas segundo a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. No que se refere às conclusões, podemos dizer que houve significativa evolução das habilidades dos alunos quanto aos níveis de dificuldades apresentados na conversão de registros de representação, em especial na passagem do registro algébrico para o gráfico e vice-versa, mostrando-se válida a inserção de uma ferramenta tecnológica de ensino nesta proposta.This work aims to promote an instructional sequence for teaching equations and inequalities at the level of secondary education. The design of the sequence took into account the theory of semiotics representation of Duval. The sequence explores the construction of regions through inequality relationships and makes use of the software GrafEq. It was tested with a group of students in their high school first year of a public school in Porto Alegre. Regarding the findings, it could be said that there was significant improvement of the students' skills to produce conversions of registers, especially from the geometric to the algebraic one.application/pdfporEnsino médioEngenharia didáticaHigh schoolRegisters of representationSoftware grafEqAlgebraGeometryDesenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912555.pdf000912555.pdfTexto completoapplication/pdf6573490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88276/1/000912555.pdf3801f94ce82bfe7aa19f68cc202e0141MD51TEXT000912555.pdf.txt000912555.pdf.txtExtracted Texttext/plain155327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88276/2/000912555.pdf.txt1e6d7af6215bf0a4e9eb0d9746e08446MD52THUMBNAIL000912555.pdf.jpg000912555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88276/3/000912555.pdf.jpg7793f342359a42c16dd7504745c27c3cMD5310183/882762018-10-18 08:16:44.339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
title Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
spellingShingle Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
Hofart, Margareth Moraes
Ensino médio
Engenharia didática
High school
Registers of representation
Software grafEq
Algebra
Geometry
title_short Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
title_full Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
title_fullStr Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
title_full_unstemmed Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
title_sort Desenhando retângulos, paralelogramas, triângulos e círculos através da álgebra : uma possibilidade do software GrafEq
author Hofart, Margareth Moraes
author_facet Hofart, Margareth Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofart, Margareth Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Engenharia didática
topic Ensino médio
Engenharia didática
High school
Registers of representation
Software grafEq
Algebra
Geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Registers of representation
Software grafEq
Algebra
Geometry
description Este trabalho tem como objetivo principal promover uma sequência didática diferenciada para o ensino de equações e inequações no plano, em nível de Ensino Médio, explorando a construção de regiões no plano cartesiano por meio de relações de desigualdades, com a utilização do software matemático GrafEq. Para isso foi realizada uma experiência de ensino com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. A proposta é embasada na Engenharia Didática, um método de pesquisa que coloca em relação investigação e prática docente. A sequência didática, a que confere a experimentação desta pesquisa, foi aplicada no laboratório de Informática da escola ao longo de cinco encontros e as atividades propostas nestes encontros foram elaboradas segundo a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. No que se refere às conclusões, podemos dizer que houve significativa evolução das habilidades dos alunos quanto aos níveis de dificuldades apresentados na conversão de registros de representação, em especial na passagem do registro algébrico para o gráfico e vice-versa, mostrando-se válida a inserção de uma ferramenta tecnológica de ensino nesta proposta.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-08T01:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88276
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912555
url http://hdl.handle.net/10183/88276
identifier_str_mv 000912555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88276/1/000912555.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88276/2/000912555.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88276/3/000912555.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3801f94ce82bfe7aa19f68cc202e0141
1e6d7af6215bf0a4e9eb0d9746e08446
7793f342359a42c16dd7504745c27c3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461292142592