Contribuições do software GrafEq nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampon, Marina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134124
Resumo: este trabalho apresenta a descrição da elaboração e aplicação de uma proposta abordando o ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim com o auxílio do software GrafEq. O objetivo principal do projeto é favorecer a articulação algébrica e gráfica desta função, facilitando a compreensão entre a relação presente destas duas representações. A sequência didática foi aplicada com uma turma de segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Landell de Moura, localizado na cidade de Bento Gonçalves- RS. A metodologia utilizada foi a da Engenharia Didática a fim de vincular a pesquisa com a prática docente e permitir a melhor organização do trabalho. A sequência de atividades teve como base a Teoria dos Níveis de Sofisticação do Desenvolvimento Cognitivo de Tall, a qual alia a tecnologia ao crescimento cognitivo em matemática. No que se refere às conclusões do trabalho, podemos destacar que o uso do software GrafEq é um recurso importante no auxílio da aprendizagem de função afim, principalmente na relação entre a representação gráfica e algébrica.
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