Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149370 |
Resumo: | O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros. |
id |
UFRGS-2_edb48ec71940a36712225f35c9ddb310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149370 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pasqualli, RobertaCarvalho, Marie Jane Soares2016-11-01T02:18:13Z20161516-7313http://hdl.handle.net/10183/149370001003452O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.This paper analyzes the teaching knowledge used by professors of Natural Sciences and Mathematics distance education degree undergraduate programs at Federal Institutes (FI) of Education, Science and Technology. The method of investigation, phenomenologically, was structured in three phases. In the first step, there was the identification, among all the Institutes in Brazil, among those that offer the Natural Sciences and Mathematics in the distance education mode. The second step involved the analysis and institutional framework of the Institutes. And in the last stage, through the ideographic and nomothetic analyses, there was the identification of elements to enlighten the teaching knowledge in the context of the degree courses at FI. It was considered that the teaching knowledge coming from the teaching profession is a result of an initial and consciously continued formation, which is also ethical and critical and which is guided by trajectories that continuously reflect upon the process of teaching formation, upon the work space and upon the desired world for the professor and for others.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 22, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 523-540Formação de professoresEnsino a distânciaCiências naturaisMatemáticaTeacher knowledgeTeachers formationDistance learningNatural scienceMathematicsOs saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do BrasilTeaching knowledge in distance education degree courses in natural sciences and mathematics at the federal institutes in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003452.pdf001003452.pdfTexto completoapplication/pdf308479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/1/001003452.pdfeaf0dcf8aae75b679d27fecc868163d0MD51TEXT001003452.pdf.txt001003452.pdf.txtExtracted Texttext/plain57724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/2/001003452.pdf.txt45f8ee67907e6c3e8df073011fb3663fMD52THUMBNAIL001003452.pdf.jpg001003452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/3/001003452.pdf.jpg30d79f5f169e4efd6a11688cd7b90901MD5310183/1493702021-12-06 05:34:04.76594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149370Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:34:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching knowledge in distance education degree courses in natural sciences and mathematics at the federal institutes in Brazil |
title |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
spellingShingle |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil Pasqualli, Roberta Formação de professores Ensino a distância Ciências naturais Matemática Teacher knowledge Teachers formation Distance learning Natural science Mathematics |
title_short |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
title_full |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
title_fullStr |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
title_full_unstemmed |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
title_sort |
Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil |
author |
Pasqualli, Roberta |
author_facet |
Pasqualli, Roberta Carvalho, Marie Jane Soares |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marie Jane Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqualli, Roberta Carvalho, Marie Jane Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino a distância Ciências naturais Matemática |
topic |
Formação de professores Ensino a distância Ciências naturais Matemática Teacher knowledge Teachers formation Distance learning Natural science Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher knowledge Teachers formation Distance learning Natural science Mathematics |
description |
O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T02:18:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149370 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003452 |
identifier_str_mv |
1516-7313 001003452 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 22, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 523-540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/1/001003452.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/2/001003452.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/3/001003452.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eaf0dcf8aae75b679d27fecc868163d0 45f8ee67907e6c3e8df073011fb3663f 30d79f5f169e4efd6a11688cd7b90901 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724991236472832 |