Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualli, Roberta
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Marie Jane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149370
Resumo: O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.
id UFRGS-2_edb48ec71940a36712225f35c9ddb310
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149370
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pasqualli, RobertaCarvalho, Marie Jane Soares2016-11-01T02:18:13Z20161516-7313http://hdl.handle.net/10183/149370001003452O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.This paper analyzes the teaching knowledge used by professors of Natural Sciences and Mathematics distance education degree undergraduate programs at Federal Institutes (FI) of Education, Science and Technology. The method of investigation, phenomenologically, was structured in three phases. In the first step, there was the identification, among all the Institutes in Brazil, among those that offer the Natural Sciences and Mathematics in the distance education mode. The second step involved the analysis and institutional framework of the Institutes. And in the last stage, through the ideographic and nomothetic analyses, there was the identification of elements to enlighten the teaching knowledge in the context of the degree courses at FI. It was considered that the teaching knowledge coming from the teaching profession is a result of an initial and consciously continued formation, which is also ethical and critical and which is guided by trajectories that continuously reflect upon the process of teaching formation, upon the work space and upon the desired world for the professor and for others.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 22, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 523-540Formação de professoresEnsino a distânciaCiências naturaisMatemáticaTeacher knowledgeTeachers formationDistance learningNatural scienceMathematicsOs saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do BrasilTeaching knowledge in distance education degree courses in natural sciences and mathematics at the federal institutes in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003452.pdf001003452.pdfTexto completoapplication/pdf308479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/1/001003452.pdfeaf0dcf8aae75b679d27fecc868163d0MD51TEXT001003452.pdf.txt001003452.pdf.txtExtracted Texttext/plain57724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/2/001003452.pdf.txt45f8ee67907e6c3e8df073011fb3663fMD52THUMBNAIL001003452.pdf.jpg001003452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/3/001003452.pdf.jpg30d79f5f169e4efd6a11688cd7b90901MD5310183/1493702021-12-06 05:34:04.76594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149370Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:34:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching knowledge in distance education degree courses in natural sciences and mathematics at the federal institutes in Brazil
title Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
spellingShingle Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
Pasqualli, Roberta
Formação de professores
Ensino a distância
Ciências naturais
Matemática
Teacher knowledge
Teachers formation
Distance learning
Natural science
Mathematics
title_short Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
title_full Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
title_fullStr Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
title_full_unstemmed Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
title_sort Os saberes docentes nos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos institutos federais do Brasil
author Pasqualli, Roberta
author_facet Pasqualli, Roberta
Carvalho, Marie Jane Soares
author_role author
author2 Carvalho, Marie Jane Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualli, Roberta
Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
Ciências naturais
Matemática
topic Formação de professores
Ensino a distância
Ciências naturais
Matemática
Teacher knowledge
Teachers formation
Distance learning
Natural science
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher knowledge
Teachers formation
Distance learning
Natural science
Mathematics
description O texto analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de educação a distância (EAD) nos Institutos Federais (IF) de Educação, Ciência e Tecnologia. O método de investigação, fenomenológico, estruturou-se em três etapas. Na primeira etapa foram localizados, entre todos os IF do Brasil, os que possuíam cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de EAD. Na segunda etapa, foram analisados seus ordenamentos institucionais. E, na terceira etapa, por meio da análise ideográfica e nomotética, buscou-se identificar elementos para elucidar os saberes docentes no contexto das licenciaturas nos IF. Considerou-se que os saberes oriundos da profissionalização docente são frutos de formação inicial e continuada, consciente, ética, crítica e pautada em trajetórias que reflitam continuamente sobre o processo de formação, sobre o espaço de trabalho e sobre o mundo desejado para si e para os outros.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T02:18:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149370
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003452
identifier_str_mv 1516-7313
001003452
url http://hdl.handle.net/10183/149370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 22, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 523-540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/1/001003452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/2/001003452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149370/3/001003452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eaf0dcf8aae75b679d27fecc868163d0
45f8ee67907e6c3e8df073011fb3663f
30d79f5f169e4efd6a11688cd7b90901
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724991236472832