Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Carla Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91087
Resumo: A Formação do Professor no Brasil tem sido algo necessário para que o docente possa enfrentar todos os desafios que a sociedade tecnológica vem impondo. O rápido desenvolvimento da Internet, dos computadores e de outras tecnologias faz com que os conhecimentos, adquiridos durante a graduação, se tornem obsoletos tão logo o professor inicia sua carreira. No entanto, estando o professor em sala de aula, a precarização do trabalho docente pode causar, dentre outros elementos, a sobrecarga de trabalho que exige do professor muitas horas de trabalho por semana não lhe sobrando tempo, muitas vezes, para preparar aulas que possam despertar o interesse dos alunos. Além do pouco tempo para o planejamento de uma aula, a participação em cursos, palestras para a Formação Continuada se torna restrita para aqueles professores que se encontram distantes de centros de formação, e não têm como se deslocar. Nesse cenário de sobrecarga de trabalho e de isolamento dos professores em seus ambientes escolares surgem cursos para a Formação Continuada utilizando-se da tecnologia em ambientes online como uma opção para o enfrentamento dessa situação. Um curso online para a Formação Continuada foi o cenário no qual esta pesquisa se desenvolveu e abordou aspectos da inserção das TICs na sala de aula de Matemática. Assim, esta pesquisa busca evidenciar indícios da cultura docente, presentes na interação em um curso online, com o olhar voltado à prática docente no processo de formação de professores de Matemática. No decorrer deste trabalho, buscam-se teorias que versam sobre as possibilidades e os desafios da criação de cursos online e teóricos que tratam dos aspectos da cultura docente do professor de Matemática.
id UNSP_227cb98a9beb2ac870cd47831bd91d66
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91087
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemáticaEnsino a distânciaProfessores - FormaçãoEducação à distânciaEducação matemáticaMathematics educationTeacher’s formationA Formação do Professor no Brasil tem sido algo necessário para que o docente possa enfrentar todos os desafios que a sociedade tecnológica vem impondo. O rápido desenvolvimento da Internet, dos computadores e de outras tecnologias faz com que os conhecimentos, adquiridos durante a graduação, se tornem obsoletos tão logo o professor inicia sua carreira. No entanto, estando o professor em sala de aula, a precarização do trabalho docente pode causar, dentre outros elementos, a sobrecarga de trabalho que exige do professor muitas horas de trabalho por semana não lhe sobrando tempo, muitas vezes, para preparar aulas que possam despertar o interesse dos alunos. Além do pouco tempo para o planejamento de uma aula, a participação em cursos, palestras para a Formação Continuada se torna restrita para aqueles professores que se encontram distantes de centros de formação, e não têm como se deslocar. Nesse cenário de sobrecarga de trabalho e de isolamento dos professores em seus ambientes escolares surgem cursos para a Formação Continuada utilizando-se da tecnologia em ambientes online como uma opção para o enfrentamento dessa situação. Um curso online para a Formação Continuada foi o cenário no qual esta pesquisa se desenvolveu e abordou aspectos da inserção das TICs na sala de aula de Matemática. Assim, esta pesquisa busca evidenciar indícios da cultura docente, presentes na interação em um curso online, com o olhar voltado à prática docente no processo de formação de professores de Matemática. No decorrer deste trabalho, buscam-se teorias que versam sobre as possibilidades e os desafios da criação de cursos online e teóricos que tratam dos aspectos da cultura docente do professor de Matemática.The teacher’s formation in Brazil has been necessary to assist the teachers with all the challenges imposed by the technological society. The rapidly development of the internet, computers and other technologies quick jeopardize the knowledge acquired during the graduation, as soon as the teachers initiate their careers their knowledge is already outdated. Nonetheless, once the teachers are working in the classroom the unsteadiness of their work can cause, among other things, work overload that demands the teacher to work long hours every week, not allowing them free time to prepare interesting classes. Besides the lack of time to prepare the classes, the participation in courses and lectures to a continued formation becomes limited to those teachers that are far from the formation’s centers. In such scenario of work overloading and isolation of the teachers in their school environments, appear courses to the continued formation based on the online technology as an option to deal with such situation. One of these online courses to continued formation was the scenario in which this research was developed, and it approached aspects of the TICs in the Mathematics classroom. The research seeks to highlight evidences of the teaching culture present in the interaction of an online course, with a view focused on the teaching practice in the Mathematics teacher’s formation. Along this work theories are searched to ponder the possibilities and the challenges to the creation of online courses and theorists that deal with the teaching culture aspect of the Mathematics teacher. The methodology used consists of a Qualitative research based on the Evidence Paradigm that is the investigation of the context through clues, evidences, mark, signals, that are not always immediately visible/noticeable.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mariano, Carla Regina [UNESP]2014-06-11T19:24:53Z2014-06-11T19:24:53Z2008-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f. : il.application/pdfMARIANO, Carla Regina. Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91087000554711mariano_cr_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:17:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:17:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
title Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
spellingShingle Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
Mariano, Carla Regina [UNESP]
Ensino a distância
Professores - Formação
Educação à distância
Educação matemática
Mathematics education
Teacher’s formation
title_short Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
title_full Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
title_fullStr Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
title_sort Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática
author Mariano, Carla Regina [UNESP]
author_facet Mariano, Carla Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Carla Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Professores - Formação
Educação à distância
Educação matemática
Mathematics education
Teacher’s formation
topic Ensino a distância
Professores - Formação
Educação à distância
Educação matemática
Mathematics education
Teacher’s formation
description A Formação do Professor no Brasil tem sido algo necessário para que o docente possa enfrentar todos os desafios que a sociedade tecnológica vem impondo. O rápido desenvolvimento da Internet, dos computadores e de outras tecnologias faz com que os conhecimentos, adquiridos durante a graduação, se tornem obsoletos tão logo o professor inicia sua carreira. No entanto, estando o professor em sala de aula, a precarização do trabalho docente pode causar, dentre outros elementos, a sobrecarga de trabalho que exige do professor muitas horas de trabalho por semana não lhe sobrando tempo, muitas vezes, para preparar aulas que possam despertar o interesse dos alunos. Além do pouco tempo para o planejamento de uma aula, a participação em cursos, palestras para a Formação Continuada se torna restrita para aqueles professores que se encontram distantes de centros de formação, e não têm como se deslocar. Nesse cenário de sobrecarga de trabalho e de isolamento dos professores em seus ambientes escolares surgem cursos para a Formação Continuada utilizando-se da tecnologia em ambientes online como uma opção para o enfrentamento dessa situação. Um curso online para a Formação Continuada foi o cenário no qual esta pesquisa se desenvolveu e abordou aspectos da inserção das TICs na sala de aula de Matemática. Assim, esta pesquisa busca evidenciar indícios da cultura docente, presentes na interação em um curso online, com o olhar voltado à prática docente no processo de formação de professores de Matemática. No decorrer deste trabalho, buscam-se teorias que versam sobre as possibilidades e os desafios da criação de cursos online e teóricos que tratam dos aspectos da cultura docente do professor de Matemática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-16
2014-06-11T19:24:53Z
2014-06-11T19:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIANO, Carla Regina. Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91087
000554711
mariano_cr_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MARIANO, Carla Regina. Indícios da cultura docente revelados em um contexto online no processo da formação de professores de matemática. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000554711
mariano_cr_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046925641973760