Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67783 |
Resumo: | Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos. |
id |
UFRGS-2_edc3c9838f5daa2804605928601e5ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67783 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zacher, GianeBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2013-03-19T01:41:46Z2007http://hdl.handle.net/10183/67783000718017Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos.It analyzes the influence of the program of readind promotion Adote um Escritor (Adopting a Writer) as a strategy for reading promotion and for turning Municipal School Libraries in Porto Alegre – RS more dynamic. It analyzes the viewpoint of writers, lbrarians, teachers and students participanting in the program. It approaches the activities planned and developed by the school community, that aimed at reading and reader promotion, focusing the value and the dynamic role of the library in lending, storytelling, the setting up of storytelling groups, among others. It presents samples of personal opinions of the participants, collected by means of questionnaires, demonstrating these results by means of graphs. It seeks to propose a reflection about the present state of school libraries, relating this situation with the possibility of the development of reading habit and reading pleasure in students.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReadingSchool librariesReading promotionReader formingDinamic school librariesReading habitReading pleasureReading program adopting a writerAdote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718017.pdf000718017.pdfTexto completoapplication/pdf1586867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/1/000718017.pdf94a1c6f1f1b35072f18c43fd6daa5c1eMD51TEXT000718017.pdf.txt000718017.pdf.txtExtracted Texttext/plain136331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/2/000718017.pdf.txt96237ee5dd602a8c7d651cbceb99bed6MD52THUMBNAIL000718017.pdf.jpg000718017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/3/000718017.pdf.jpg7a66462913a88891c3e1ec4683d574b4MD5310183/677832018-10-05 08:37:29.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67783Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
title |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
spellingShingle |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar Zacher, Giane Biblioteca escolar Leitura Reading School libraries Reading promotion Reader forming Dinamic school libraries Reading habit Reading pleasure Reading program adopting a writer |
title_short |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
title_full |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
title_fullStr |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
title_sort |
Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar |
author |
Zacher, Giane |
author_facet |
Zacher, Giane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacher, Giane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling |
contributor_str_mv |
Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Leitura |
topic |
Biblioteca escolar Leitura Reading School libraries Reading promotion Reader forming Dinamic school libraries Reading habit Reading pleasure Reading program adopting a writer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading School libraries Reading promotion Reader forming Dinamic school libraries Reading habit Reading pleasure Reading program adopting a writer |
description |
Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-19T01:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67783 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718017 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67783 |
identifier_str_mv |
000718017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/1/000718017.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/2/000718017.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/3/000718017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94a1c6f1f1b35072f18c43fd6daa5c1e 96237ee5dd602a8c7d651cbceb99bed6 7a66462913a88891c3e1ec4683d574b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224441414287360 |