Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacher, Giane
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67783
Resumo: Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos.
id UFRGS-2_edc3c9838f5daa2804605928601e5ab5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67783
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zacher, GianeBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2013-03-19T01:41:46Z2007http://hdl.handle.net/10183/67783000718017Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos.It analyzes the influence of the program of readind promotion Adote um Escritor (Adopting a Writer) as a strategy for reading promotion and for turning Municipal School Libraries in Porto Alegre – RS more dynamic. It analyzes the viewpoint of writers, lbrarians, teachers and students participanting in the program. It approaches the activities planned and developed by the school community, that aimed at reading and reader promotion, focusing the value and the dynamic role of the library in lending, storytelling, the setting up of storytelling groups, among others. It presents samples of personal opinions of the participants, collected by means of questionnaires, demonstrating these results by means of graphs. It seeks to propose a reflection about the present state of school libraries, relating this situation with the possibility of the development of reading habit and reading pleasure in students.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReadingSchool librariesReading promotionReader formingDinamic school librariesReading habitReading pleasureReading program adopting a writerAdote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718017.pdf000718017.pdfTexto completoapplication/pdf1586867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/1/000718017.pdf94a1c6f1f1b35072f18c43fd6daa5c1eMD51TEXT000718017.pdf.txt000718017.pdf.txtExtracted Texttext/plain136331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/2/000718017.pdf.txt96237ee5dd602a8c7d651cbceb99bed6MD52THUMBNAIL000718017.pdf.jpg000718017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/3/000718017.pdf.jpg7a66462913a88891c3e1ec4683d574b4MD5310183/677832018-10-05 08:37:29.986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67783Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
title Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
spellingShingle Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
Zacher, Giane
Biblioteca escolar
Leitura
Reading
School libraries
Reading promotion
Reader forming
Dinamic school libraries
Reading habit
Reading pleasure
Reading program adopting a writer
title_short Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
title_full Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
title_fullStr Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
title_full_unstemmed Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
title_sort Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
author Zacher, Giane
author_facet Zacher, Giane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacher, Giane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
topic Biblioteca escolar
Leitura
Reading
School libraries
Reading promotion
Reader forming
Dinamic school libraries
Reading habit
Reading pleasure
Reading program adopting a writer
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
School libraries
Reading promotion
Reader forming
Dinamic school libraries
Reading habit
Reading pleasure
Reading program adopting a writer
description Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-19T01:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67783
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718017
url http://hdl.handle.net/10183/67783
identifier_str_mv 000718017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/1/000718017.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/2/000718017.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67783/3/000718017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94a1c6f1f1b35072f18c43fd6daa5c1e
96237ee5dd602a8c7d651cbceb99bed6
7a66462913a88891c3e1ec4683d574b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441414287360