Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Cleuza Diogo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67821
Resumo: Estudo que buscou identificar as estratégias de incentivo à leitura recreativa que estão sendo usadas nas bibliotecas escolares da Rede de Ensino Municipal de Alvorada, RS, contextualizando a crise da leitura no Brasil, que tem sido alvo dos esforços de bibliotecários e professores, empenhados em atenuá-la. A literatura chama a atenção para sua responsabilidade educativa no processo de formação de leitores e usuários de bibliotecas , a partir das bibliotecas escolares. Para a coleta dos dados da pesquisa utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicada aos profissionais que atuam nas bibliotecas da Rede mencionada. Constata que em todas as bibliotecas da rede, estão sendo desenvolvidas estratégias variadas para a promoção da leitura recreativa, tais como: contação de histórias, momento da leitura, feira do livro, empréstimo domiciliar, teatro de fantoches, apresentação e produção teatral, arte na biblioteca, sarau poético, jornalzinho da biblioteca, caixa estante ou biblioteca itinerante, produção de livros com alunos, mostra de criações e produções dos alunos, visitas a centros culturais e outras feiras de livros, painel de novidades e sugestões de leitura, música na biblioteca, vídeo na biblioteca, jogos lúdicos, colcha de retalhos literária, mural ou varal da poesia, praça da leitura, e dia do abraço ao incentivo à leitura e criação. Constata também que todos os profissionais que atuam nestas bibliotecas são professores. Conclui que as estratégias adotadas por esses professores estão em sintonia com os objetivos dos projetos políticos pedagógicos das escolas, projetos estes que são voltados para a realidade e a necessidade da comunidade local, as quais são conhecidas, através da Pesquisa Participante ou dos Conselhos Participativos realizados com a comunidade local e escolar.
id UFRGS-2_9d593486c52e613407a944ac8b0afa8a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67821
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, Cleuza DiogoNeves, Iara Conceição Bitencourt2013-03-20T01:42:38Z2004http://hdl.handle.net/10183/67821000550127Estudo que buscou identificar as estratégias de incentivo à leitura recreativa que estão sendo usadas nas bibliotecas escolares da Rede de Ensino Municipal de Alvorada, RS, contextualizando a crise da leitura no Brasil, que tem sido alvo dos esforços de bibliotecários e professores, empenhados em atenuá-la. A literatura chama a atenção para sua responsabilidade educativa no processo de formação de leitores e usuários de bibliotecas , a partir das bibliotecas escolares. Para a coleta dos dados da pesquisa utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicada aos profissionais que atuam nas bibliotecas da Rede mencionada. Constata que em todas as bibliotecas da rede, estão sendo desenvolvidas estratégias variadas para a promoção da leitura recreativa, tais como: contação de histórias, momento da leitura, feira do livro, empréstimo domiciliar, teatro de fantoches, apresentação e produção teatral, arte na biblioteca, sarau poético, jornalzinho da biblioteca, caixa estante ou biblioteca itinerante, produção de livros com alunos, mostra de criações e produções dos alunos, visitas a centros culturais e outras feiras de livros, painel de novidades e sugestões de leitura, música na biblioteca, vídeo na biblioteca, jogos lúdicos, colcha de retalhos literária, mural ou varal da poesia, praça da leitura, e dia do abraço ao incentivo à leitura e criação. Constata também que todos os profissionais que atuam nestas bibliotecas são professores. Conclui que as estratégias adotadas por esses professores estão em sintonia com os objetivos dos projetos políticos pedagógicos das escolas, projetos estes que são voltados para a realidade e a necessidade da comunidade local, as quais são conhecidas, através da Pesquisa Participante ou dos Conselhos Participativos realizados com a comunidade local e escolar.The objective of this study was to identify strategies being used in the school libraries in the City of Alvorada, RS for encouraging reading for pleasure and this way contextualizing the crises of reading in Brazil, Which has been a target of efforts on the part of librarians and teachers to try to overcome. Literature has a crucial role of educational responsibility in the process of forming readers and library users, and the school libraries are the base for this. To collect the data for this research, the semistructured interview with professionals that work in the libraries mentioned above was used. It was verified that in all of the school libraries in this municipality various strategies are being developed to promote reading for pleasure such as storytelling, reading hour, book fair, book loan, puppet theater, theatrical presentations and productions, art in the library, poetry soirée, library bulletin, bookshelf or library-onwheels, production of books with students, putting the creations and productions of students on display, visits to cultural centers and other book fairs, bulletin board of attractions and reading suggestions, music in the library, videos in the library, recreational games, literary quilting, mural or line of poetry, readiag corner, text workshops, and the day for embracing the incentives to reading and creating. It was also confirmed that all of the professionals that work in these libraries are teachers. The conclusion is that the strategies adopted by these teachers are in harmony with the objectives of the pedagogical policies and projects of the schools in response to the reality and needs of the local community, which are presented in the Participating Research or from the Participatory Councils held with the local and school community.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraReadingSchool libraryReading for pleasureStrategies for encouraging readingBiblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550127.pdf000550127.pdfTexto completoapplication/pdf347330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67821/1/000550127.pdf498dec5cde041deaad58676766af0e98MD51TEXT000550127.pdf.txt000550127.pdf.txtExtracted Texttext/plain85933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67821/2/000550127.pdf.txt0190b0b869b4657a75bdab725887285eMD52THUMBNAIL000550127.pdf.jpg000550127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67821/3/000550127.pdf.jpgd2b5c2c3703809cad8d44587a53b7360MD5310183/678212018-10-23 09:22:47.136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:22:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
title Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
spellingShingle Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
Antunes, Cleuza Diogo
Biblioteca escolar
Leitura
Reading
School library
Reading for pleasure
Strategies for encouraging reading
title_short Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
title_full Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
title_fullStr Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
title_full_unstemmed Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
title_sort Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
author Antunes, Cleuza Diogo
author_facet Antunes, Cleuza Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Cleuza Diogo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neves, Iara Conceição Bitencourt
contributor_str_mv Neves, Iara Conceição Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
topic Biblioteca escolar
Leitura
Reading
School library
Reading for pleasure
Strategies for encouraging reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
School library
Reading for pleasure
Strategies for encouraging reading
description Estudo que buscou identificar as estratégias de incentivo à leitura recreativa que estão sendo usadas nas bibliotecas escolares da Rede de Ensino Municipal de Alvorada, RS, contextualizando a crise da leitura no Brasil, que tem sido alvo dos esforços de bibliotecários e professores, empenhados em atenuá-la. A literatura chama a atenção para sua responsabilidade educativa no processo de formação de leitores e usuários de bibliotecas , a partir das bibliotecas escolares. Para a coleta dos dados da pesquisa utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicada aos profissionais que atuam nas bibliotecas da Rede mencionada. Constata que em todas as bibliotecas da rede, estão sendo desenvolvidas estratégias variadas para a promoção da leitura recreativa, tais como: contação de histórias, momento da leitura, feira do livro, empréstimo domiciliar, teatro de fantoches, apresentação e produção teatral, arte na biblioteca, sarau poético, jornalzinho da biblioteca, caixa estante ou biblioteca itinerante, produção de livros com alunos, mostra de criações e produções dos alunos, visitas a centros culturais e outras feiras de livros, painel de novidades e sugestões de leitura, música na biblioteca, vídeo na biblioteca, jogos lúdicos, colcha de retalhos literária, mural ou varal da poesia, praça da leitura, e dia do abraço ao incentivo à leitura e criação. Constata também que todos os profissionais que atuam nestas bibliotecas são professores. Conclui que as estratégias adotadas por esses professores estão em sintonia com os objetivos dos projetos políticos pedagógicos das escolas, projetos estes que são voltados para a realidade e a necessidade da comunidade local, as quais são conhecidas, através da Pesquisa Participante ou dos Conselhos Participativos realizados com a comunidade local e escolar.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-20T01:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000550127
url http://hdl.handle.net/10183/67821
identifier_str_mv 000550127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67821/1/000550127.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67821/2/000550127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67821/3/000550127.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 498dec5cde041deaad58676766af0e98
0190b0b869b4657a75bdab725887285e
d2b5c2c3703809cad8d44587a53b7360
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441528582144