As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88834 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola. |
id |
UFRGS-2_3230fa4ff9a73167137d6cbc1e42f3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88834 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michelena, Mariana BoeiraMoro, Eliane Lourdes da Silva2014-03-22T01:53:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/88834000913436Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola.This research approaches the reading incentive at school libraries and applies a case study to verify how this incentive could happen in this environment. On the theoretical references section, it discourses about reading in the school context, the mission and objectives of the school library, the school library as an incentive environment, reading mediation, and the presence of the librarian. As data collecting methods, it employs participant observation and semi structured interview, and included one librarian, one Librarianship technician, one teacher, and five children of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. It concludes that the ways that reading incentive could happen in a school library are: the environment organization according to the characteristics of the library users, the literary activities promotion, the librarian presence, librarians and teachers working together and the interaction with the other school sectors.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraSchool librariesReadingReading incentiveReading environmentLibrarianAs diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913436.pdf000913436.pdfTexto completoapplication/pdf1643771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/1/000913436.pdf98dac404bb57781d9bc2a45bcbe6eb93MD51TEXT000913436.pdf.txt000913436.pdf.txtExtracted Texttext/plain157932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/2/000913436.pdf.txtbe704ba0153c0845670a758fe4184685MD52THUMBNAIL000913436.pdf.jpg000913436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/3/000913436.pdf.jpg0d0e25f2b4d39ad3305a81d8cf3778dbMD5310183/888342018-10-18 08:30:35.339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:30:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
title |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
spellingShingle |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura Michelena, Mariana Boeira Biblioteca escolar Leitura School libraries Reading Reading incentive Reading environment Librarian |
title_short |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
title_full |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
title_fullStr |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
title_full_unstemmed |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
title_sort |
As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura |
author |
Michelena, Mariana Boeira |
author_facet |
Michelena, Mariana Boeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michelena, Mariana Boeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Leitura |
topic |
Biblioteca escolar Leitura School libraries Reading Reading incentive Reading environment Librarian |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School libraries Reading Reading incentive Reading environment Librarian |
description |
Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-22T01:53:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88834 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913436 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88834 |
identifier_str_mv |
000913436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/1/000913436.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/2/000913436.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/3/000913436.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98dac404bb57781d9bc2a45bcbe6eb93 be704ba0153c0845670a758fe4184685 0d0e25f2b4d39ad3305a81d8cf3778db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224462009368576 |