Porque o pão cresce? : estudo sobre o processo e os produtos da fermentação, utilizados pelas leveduras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Antonia Fernanda de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256954
Resumo: As leveduras são microrganismos encontrados no Reino Fungi, as quais habitam todos tipos de ambientes e podem ser utilizadas em diferentes tipos de processos industriais. A levedura de Saccharomyces cerevisiae ao realizar o processo de fermentação, momento em que ocorre a liberação de energia sem a participação de oxigênio, produz álcool e gás carbônico no final do seu processo. Este tipo de produto liberado tem sido fonte de estudos na produção de combustíveis renováveis. O presente trabalho teve como objetivo despertar o interesse da pesquisa por investigação, dos estudantes de sétimos anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Medianeira, em Sapucaia do Sul através da atividade prática sobre o processo de fermentação utilizando as leveduras de Saccharomyces cerevisiae, com a produção de pão caseiro. A realização do projeto ocorreu em quatro momentos: assíncrono, de introdução a temática com encaminhamento do material teórico ao estudante; síncrono, no segundo momento o qual foi expositivo explicativo, com a participação dos alunos via Google MeetⓇ onde ocorreram alguns esclarecimentos sobre os processos fermentativos envolvendo a prática do pão; o terceiro momento ocorreu assíncrono com o preenchimento do questionário sobre a aula e a atividade prática. Pelos aspectos analisados, constatou-se que a prática da produção do pão neste trabalho, são significativas para construção do conhecimento do estudante sobre os produtos adquiridos através da fermentação como os biocombustíveis. Além disso a repetição dada pelos jogos dos diferentes tipos de energia renováveis, incorporaram o conhecimento da origem dos produtos dos processos de fermentação. Igualmente foi essencial na transformação de aluno passivo para um ativo, onde o estudante reflete sobre suas próprias vivências, encontrando formas de preservação e consumo consciente. Portanto concluiu-se que os alunos, adquiriram conhecimento sobre a importância dos recursos renováveis e o do consumo consciente para um planeta sustentável.
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A realização do projeto ocorreu em quatro momentos: assíncrono, de introdução a temática com encaminhamento do material teórico ao estudante; síncrono, no segundo momento o qual foi expositivo explicativo, com a participação dos alunos via Google MeetⓇ onde ocorreram alguns esclarecimentos sobre os processos fermentativos envolvendo a prática do pão; o terceiro momento ocorreu assíncrono com o preenchimento do questionário sobre a aula e a atividade prática. Pelos aspectos analisados, constatou-se que a prática da produção do pão neste trabalho, são significativas para construção do conhecimento do estudante sobre os produtos adquiridos através da fermentação como os biocombustíveis. Além disso a repetição dada pelos jogos dos diferentes tipos de energia renováveis, incorporaram o conhecimento da origem dos produtos dos processos de fermentação. Igualmente foi essencial na transformação de aluno passivo para um ativo, onde o estudante reflete sobre suas próprias vivências, encontrando formas de preservação e consumo consciente. Portanto concluiu-se que os alunos, adquiriram conhecimento sobre a importância dos recursos renováveis e o do consumo consciente para um planeta sustentável.Yeasts are microorganisms found in the Kingdom Fungi, which inhabit all types of environments and can be used in different types of industrial processes. The yeast of Saccharomyces cerevisiae, when carry out the fermentation process, the time that the energy is released without the participation of oxygen, produces alcohol and carbon dioxide at the end of its process. This type of released product has been a source of studies in the production of renewable fuels. The present work aimed to arouse the research interest by investigation of seventh-year students at Maria Medianeira State Elementary School, in Sapucaia do Sul, through practical activity on the fermentation process using Saccharomyces cerevisiae yeasts, with the production of homemade bread. The project was carried out in four stages: asynchronous, the introduction of the theme, with the theoretical material being sent to the student; synchronous, in the second moment which was explanatory expository, with the participation of students via Google MeetⓇ where there were some clarifications about the fermentation processes involving the practice of bread; the third moment was asynchronous with the filling out of the questionnaire about the class and practical activity. From the analyzed aspects, it was found that the practice of bread production in this work is significant for the construction of the student's knowledge about the products acquired through fermentation such as biofuels. In addition, the repetition given by the games of different types of renewable energy, incorporated the knowledge of the products originated by fermentation processes. It was also essential in the transformation of a passive student into an active one, where the student reflects on their own experiences, finding ways preservation and conscientious consumption. Therefore, it was concluded that the students acquired knowledge about the importance of renewable resources and conscious consumption for a sustainable planet.application/pdfporPãoFermentaçãoLevedurasEnergia renovávelMicroorganismsYeastFermentationEnergyPorque o pão cresce? : estudo sobre o processo e os produtos da fermentação, utilizados pelas levedurasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154250.pdf.txt001154250.pdf.txtExtracted Texttext/plain35418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256954/2/001154250.pdf.txta4d1a8cfab50495d6d7b1a20ba47fa16MD52ORIGINAL001154250.pdfTexto completoapplication/pdf520080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256954/1/001154250.pdf004303098abcafd4bd804dce1ac8693dMD5110183/2569542023-08-03 03:33:36.160651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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