Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71639 |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido. |
id |
UFRGS-2_edfceff32819dd9417aac916edf8a3b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71639 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meura, Ana PaulaLoponte, Luciana Gruppelli2013-05-17T01:42:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/71639000879421Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido.In this course completion, a debate that pervades the continued education of the art teacher was held. Starts focusing on the education program of the Vera Chaves Barcellos foundation, where importance is attached to the word of teacher participant in the meetings and there is seen the importance of educational initiatives in their formation, by addressing changes in their teaching practices through this close contact with contemporary art. The research continues by addressing the art teacher action who takes part in educational initiatives and begins to reflect how this teacher articulates the contents and the experiences of meetings with their own practices in classroom. Furthermore, considering the educations programs as a tool for the teacher, the research continues studying the teaching materials which are distributed by cultural institutions to be used by professor and students. Finally, it is presented the survey conducted directly with ten professor focusing on their practices in relation to the contents and teaching materials, thinking about how such materials arrives at and remain at schools. To substantiate such discussions this work is based on the words of Laura Dalla Zen, where the author gives reflections on the teaching materials, Alice Bemvenuti, which brings issues concerning educational initiatives and its importance in the art teacher development, and Jorge Larrosa, with the important experience issue, thereby addressing not only the professor experience but of all involved, students and community where he is inserted.application/pdfporProfessorFormaçãoArteMaterial didáticoEducação continuadaArt teacher educationEducational initiativesTeaching materialsFormação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879421.pdf000879421.pdfTexto completoapplication/pdf12828732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/1/000879421.pdf18f28e056ea85cb54e5176f7a2297e12MD51TEXT000879421.pdf.txt000879421.pdf.txtExtracted Texttext/plain194207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/2/000879421.pdf.txt4f88e3bfa17afe0cb699a4a152f70e95MD52THUMBNAIL000879421.pdf.jpg000879421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/3/000879421.pdf.jpg984251d3332629483208b34ab83194a2MD5310183/716392018-10-17 07:40:35.745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
title |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
spellingShingle |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? Meura, Ana Paula Professor Formação Arte Material didático Educação continuada Art teacher education Educational initiatives Teaching materials |
title_short |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
title_full |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
title_fullStr |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
title_full_unstemmed |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
title_sort |
Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? |
author |
Meura, Ana Paula |
author_facet |
Meura, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meura, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
contributor_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Arte Material didático Educação continuada |
topic |
Professor Formação Arte Material didático Educação continuada Art teacher education Educational initiatives Teaching materials |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art teacher education Educational initiatives Teaching materials |
description |
Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-17T01:42:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71639 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000879421 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71639 |
identifier_str_mv |
000879421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/1/000879421.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/2/000879421.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/3/000879421.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18f28e056ea85cb54e5176f7a2297e12 4f88e3bfa17afe0cb699a4a152f70e95 984251d3332629483208b34ab83194a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224446743150592 |