Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meura, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71639
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido.
id UFRGS-2_edfceff32819dd9417aac916edf8a3b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71639
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meura, Ana PaulaLoponte, Luciana Gruppelli2013-05-17T01:42:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/71639000879421Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido.In this course completion, a debate that pervades the continued education of the art teacher was held. Starts focusing on the education program of the Vera Chaves Barcellos foundation, where importance is attached to the word of teacher participant in the meetings and there is seen the importance of educational initiatives in their formation, by addressing changes in their teaching practices through this close contact with contemporary art. The research continues by addressing the art teacher action who takes part in educational initiatives and begins to reflect how this teacher articulates the contents and the experiences of meetings with their own practices in classroom. Furthermore, considering the educations programs as a tool for the teacher, the research continues studying the teaching materials which are distributed by cultural institutions to be used by professor and students. Finally, it is presented the survey conducted directly with ten professor focusing on their practices in relation to the contents and teaching materials, thinking about how such materials arrives at and remain at schools. To substantiate such discussions this work is based on the words of Laura Dalla Zen, where the author gives reflections on the teaching materials, Alice Bemvenuti, which brings issues concerning educational initiatives and its importance in the art teacher development, and Jorge Larrosa, with the important experience issue, thereby addressing not only the professor experience but of all involved, students and community where he is inserted.application/pdfporProfessorFormaçãoArteMaterial didáticoEducação continuadaArt teacher educationEducational initiativesTeaching materialsFormação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879421.pdf000879421.pdfTexto completoapplication/pdf12828732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/1/000879421.pdf18f28e056ea85cb54e5176f7a2297e12MD51TEXT000879421.pdf.txt000879421.pdf.txtExtracted Texttext/plain194207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/2/000879421.pdf.txt4f88e3bfa17afe0cb699a4a152f70e95MD52THUMBNAIL000879421.pdf.jpg000879421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/3/000879421.pdf.jpg984251d3332629483208b34ab83194a2MD5310183/716392018-10-17 07:40:35.745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
title Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
spellingShingle Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
Meura, Ana Paula
Professor
Formação
Arte
Material didático
Educação continuada
Art teacher education
Educational initiatives
Teaching materials
title_short Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
title_full Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
title_fullStr Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
title_full_unstemmed Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
title_sort Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola?
author Meura, Ana Paula
author_facet Meura, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meura, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Arte
Material didático
Educação continuada
topic Professor
Formação
Arte
Material didático
Educação continuada
Art teacher education
Educational initiatives
Teaching materials
dc.subject.eng.fl_str_mv Art teacher education
Educational initiatives
Teaching materials
description Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a palavra do professor participante dos encontros e vê-se a importância das ações educativas na sua formação abordando as mudanças ocorridas em suas práticas docentes através desse estreito contato com a arte contemporânea. A pesquisa segue abordando a atuação do professor de arte que participa de ações educativas e passa a refletir como esse professor articula os conteúdos e as vivências dos encontros com as suas práticas em sala de aula. Ainda pensando nas ações educativas como uma ferramenta para o professor segue com o estudo relacionado aos materiais didáticos que são distribuídos por instituições culturais para serem utilizados por professores e alunos. Por fim, apresenta-se a pesquisa realizada diretamente com dez professores focando a sua prática em relação aos conteúdos e aos materiais didáticos, refletindo sobre como esses conteúdos e materiais chegam e permanecem na escola. Para fundamentar tais discussões apoia-se nas falas de Laura Dalla Zen, onde a autora traz reflexões sobre os materiais didáticos, Alice Bemvenuti, que traz questões sobre as ações educativas e a sua importância na formação do professor de arte, e Jorge Larrosa, com a importante questão da experiência, abordando assim, não apenas as vivencias do professor, mas de todos o que são envolvidos, os alunos e a comunidade onde ele está inserido.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-17T01:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71639
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879421
url http://hdl.handle.net/10183/71639
identifier_str_mv 000879421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/1/000879421.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/2/000879421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71639/3/000879421.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 18f28e056ea85cb54e5176f7a2297e12
4f88e3bfa17afe0cb699a4a152f70e95
984251d3332629483208b34ab83194a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446743150592