Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunde, Graziela Flores
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Souto, Maria Aparecida Martins, Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23112
Resumo: O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância.
id UFRGS-2_ee1b15f28e89a40714cd8b4277de1803
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23112
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kunde, Graziela FloresSouto, Maria Aparecida MartinsOliveira, Jose Palazzo Moreira de2010-06-01T04:17:46Z20011414-5685http://hdl.handle.net/10183/23112000311290O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância.The main goal of this paper is the characterization of the dynamic evolution in the conceptual schema of a Web to support distributed learning through browsers. The course content is conceptually modelled and executed as a workflow. A detailed analysis is developed to characterise the course conceptual schema modifications and the repercussion in the students’ activities. The use of workflow technology with evolution enables a best interaction between the teacher and the students, and a bigger flexibility on the construction and maintenance of distance courses.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. n. 9, (set. 2001), p. 35-50Informática : EducaçãoEnsino a distânciaSistemas : WorkflowEvolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflowinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000311290.pdf000311290.pdfTexto completoapplication/pdf128482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/1/000311290.pdfffcc10a5dce9fd8e9409302848612722MD51TEXT000311290.pdf.txt000311290.pdf.txtExtracted Texttext/plain59304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/2/000311290.pdf.txt5f844826e835e9c6efd96f23de9efb7bMD52THUMBNAIL000311290.pdf.jpg000311290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/3/000311290.pdf.jpgedca91d91e45be57c81f49d46f7fadb6MD5310183/231122021-12-06 05:41:10.362736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23112Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
title Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
spellingShingle Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
Kunde, Graziela Flores
Informática : Educação
Ensino a distância
Sistemas : Workflow
title_short Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
title_full Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
title_fullStr Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
title_full_unstemmed Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
title_sort Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
author Kunde, Graziela Flores
author_facet Kunde, Graziela Flores
Souto, Maria Aparecida Martins
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
author_role author
author2 Souto, Maria Aparecida Martins
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunde, Graziela Flores
Souto, Maria Aparecida Martins
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ensino a distância
Sistemas : Workflow
topic Informática : Educação
Ensino a distância
Sistemas : Workflow
description O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:17:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23112
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000311290
identifier_str_mv 1414-5685
000311290
url http://hdl.handle.net/10183/23112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. n. 9, (set. 2001), p. 35-50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/1/000311290.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/2/000311290.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23112/3/000311290.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffcc10a5dce9fd8e9409302848612722
5f844826e835e9c6efd96f23de9efb7b
edca91d91e45be57c81f49d46f7fadb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447414001106944