Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menger, Yasmin de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236542
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval, a potencialidade da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática e os pressupostos do ensino à distância no ensino básico. Para investigar o problema de pesquisa, foi planejada uma sequência de atividades, as quais estão registradas e disponibilizadas em um GeoGebraBook. O experimento prático da pesquisa para a produção dos dados foi realizado, de modo remoto, com alunos voluntários da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas. A pesquisa apontou que utilizar o GeoGebra no estudo de progressões pode auxiliar na mobilização de diferentes registros de representação semiótica, descritos por Duval (2012, 2013), e contribuir para a apreensão global de conceitos matemáticos inerentes ao estudo de progressões.
id UFRGS-2_ee1be727604de1291f83d05d1d724469
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236542
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menger, Yasmin de OliveiraNotare, Márcia Rodrigues2022-04-05T04:42:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/236542001139294Este trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval, a potencialidade da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática e os pressupostos do ensino à distância no ensino básico. Para investigar o problema de pesquisa, foi planejada uma sequência de atividades, as quais estão registradas e disponibilizadas em um GeoGebraBook. O experimento prático da pesquisa para a produção dos dados foi realizado, de modo remoto, com alunos voluntários da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas. A pesquisa apontou que utilizar o GeoGebra no estudo de progressões pode auxiliar na mobilização de diferentes registros de representação semiótica, descritos por Duval (2012, 2013), e contribuir para a apreensão global de conceitos matemáticos inerentes ao estudo de progressões.This Final Paper seeks to analyze how the dynamic mathematics software GeoGebra can contribute on the study of progressions. Duval's Theory of Semiotic Records Representations, the potential of using digital technologies for mathematics learning and the assumptions of e-learning in basic education were used as a basis. A sequence of activities was planned to investigate the research problem, which are recorded and available in a GeoGebraBook. The production of data for the practical research experiment was carried out, remotely, at a private school in Canoas, with high school 1st grade volunteer students. The research pointed out that using GeoGebra in the study of progressions can help to mobilize different semiotic records representations, described by Duval (2012, 2013) and contribute to the global understanding of mathematical concepts inherent to the study of progressions.application/pdfporProgressoesRegistro de representação semióticaEnsino a distânciaProgressionsGeoGebraRegistration of semiotic representationE-learningProgressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139294.pdf.txt001139294.pdf.txtExtracted Texttext/plain101614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236542/2/001139294.pdf.txt1aa7a7caf80cab072d1486f3393c96acMD52ORIGINAL001139294.pdfTexto completoapplication/pdf3241225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236542/1/001139294.pdf4e1023dfdbc409a06a21b384d827b944MD5110183/2365422022-04-20 04:54:12.055678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
title Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
spellingShingle Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
Menger, Yasmin de Oliveira
Progressoes
Registro de representação semiótica
Ensino a distância
Progressions
GeoGebra
Registration of semiotic representation
E-learning
title_short Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
title_full Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
title_fullStr Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
title_full_unstemmed Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
title_sort Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
author Menger, Yasmin de Oliveira
author_facet Menger, Yasmin de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menger, Yasmin de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Progressoes
Registro de representação semiótica
Ensino a distância
topic Progressoes
Registro de representação semiótica
Ensino a distância
Progressions
GeoGebra
Registration of semiotic representation
E-learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Progressions
GeoGebra
Registration of semiotic representation
E-learning
description Este trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval, a potencialidade da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática e os pressupostos do ensino à distância no ensino básico. Para investigar o problema de pesquisa, foi planejada uma sequência de atividades, as quais estão registradas e disponibilizadas em um GeoGebraBook. O experimento prático da pesquisa para a produção dos dados foi realizado, de modo remoto, com alunos voluntários da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas. A pesquisa apontou que utilizar o GeoGebra no estudo de progressões pode auxiliar na mobilização de diferentes registros de representação semiótica, descritos por Duval (2012, 2013), e contribuir para a apreensão global de conceitos matemáticos inerentes ao estudo de progressões.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236542
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139294
url http://hdl.handle.net/10183/236542
identifier_str_mv 001139294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236542/2/001139294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236542/1/001139294.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1aa7a7caf80cab072d1486f3393c96ac
4e1023dfdbc409a06a21b384d827b944
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447303471759360