Progressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236542 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval, a potencialidade da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática e os pressupostos do ensino à distância no ensino básico. Para investigar o problema de pesquisa, foi planejada uma sequência de atividades, as quais estão registradas e disponibilizadas em um GeoGebraBook. O experimento prático da pesquisa para a produção dos dados foi realizado, de modo remoto, com alunos voluntários da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas. A pesquisa apontou que utilizar o GeoGebra no estudo de progressões pode auxiliar na mobilização de diferentes registros de representação semiótica, descritos por Duval (2012, 2013), e contribuir para a apreensão global de conceitos matemáticos inerentes ao estudo de progressões. |
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Menger, Yasmin de OliveiraNotare, Márcia Rodrigues2022-04-05T04:42:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/236542001139294Este trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval, a potencialidade da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática e os pressupostos do ensino à distância no ensino básico. Para investigar o problema de pesquisa, foi planejada uma sequência de atividades, as quais estão registradas e disponibilizadas em um GeoGebraBook. O experimento prático da pesquisa para a produção dos dados foi realizado, de modo remoto, com alunos voluntários da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas. A pesquisa apontou que utilizar o GeoGebra no estudo de progressões pode auxiliar na mobilização de diferentes registros de representação semiótica, descritos por Duval (2012, 2013), e contribuir para a apreensão global de conceitos matemáticos inerentes ao estudo de progressões.This Final Paper seeks to analyze how the dynamic mathematics software GeoGebra can contribute on the study of progressions. Duval's Theory of Semiotic Records Representations, the potential of using digital technologies for mathematics learning and the assumptions of e-learning in basic education were used as a basis. A sequence of activities was planned to investigate the research problem, which are recorded and available in a GeoGebraBook. The production of data for the practical research experiment was carried out, remotely, at a private school in Canoas, with high school 1st grade volunteer students. The research pointed out that using GeoGebra in the study of progressions can help to mobilize different semiotic records representations, described by Duval (2012, 2013) and contribute to the global understanding of mathematical concepts inherent to the study of progressions.application/pdfporProgressoesRegistro de representação semióticaEnsino a distânciaProgressionsGeoGebraRegistration of semiotic representationE-learningProgressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139294.pdf.txt001139294.pdf.txtExtracted Texttext/plain101614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236542/2/001139294.pdf.txt1aa7a7caf80cab072d1486f3393c96acMD52ORIGINAL001139294.pdfTexto completoapplication/pdf3241225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236542/1/001139294.pdf4e1023dfdbc409a06a21b384d827b944MD5110183/2365422022-04-20 04:54:12.055678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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