Metáfora e cultura : uma interface entre a Linguística e a Antropologia
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263113 |
Resumo: | Este artigo faz uma revisão da influência dos aspectos sócio-culturais na atualização de metáforas primárias. Além disso, analisa a compreensão de sete metáforas conceituais por 71 crianças de quinta série de três comunidades diferentes: estudantes do movimento sem-terra, filhos de pequenos agricultores da serra gaúcha e moradores da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados das tarefas (verbal e não verbal), apresentados em Siqueira e Parente (2005), mostraram padrões comuns – bons candidatos a universais – e alguns padrões específicos a cada uma das comunidades na compreensão das metáforas primárias pesquisadas. Os dados tanto corroboram a proposta de Grady (1997) de que as metáforas primárias pouco dependem de influências culturais, quanto apontam para a necessidade de explorar a influência de aspectos sócio-culturais na interpretação dos mapeamentos metafóricos, como sugere Kövecses (2005). |
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Siqueira, Maity Simone GuerreiroPimenta, Maria Alice de Mattos2023-08-03T03:33:42Z20091984-4921http://hdl.handle.net/10183/263113001172820Este artigo faz uma revisão da influência dos aspectos sócio-culturais na atualização de metáforas primárias. Além disso, analisa a compreensão de sete metáforas conceituais por 71 crianças de quinta série de três comunidades diferentes: estudantes do movimento sem-terra, filhos de pequenos agricultores da serra gaúcha e moradores da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados das tarefas (verbal e não verbal), apresentados em Siqueira e Parente (2005), mostraram padrões comuns – bons candidatos a universais – e alguns padrões específicos a cada uma das comunidades na compreensão das metáforas primárias pesquisadas. Os dados tanto corroboram a proposta de Grady (1997) de que as metáforas primárias pouco dependem de influências culturais, quanto apontam para a necessidade de explorar a influência de aspectos sócio-culturais na interpretação dos mapeamentos metafóricos, como sugere Kövecses (2005).This paper reviews the influence of sociocultural aspects in primary metaphor production. Besides, it analyzes the comprehension of seven conceptual metaphors by 71 5th graders from three different communities: rural, urban and from landless people's movement. Results, already presented in Siqueira e Parente (2005), obtained from the tasks (verbal and non-verbal) revealed several common patterns as good candidates to universals, as well as a few unusual community-specific patterns in primary metaphor comprehension. These results corroborate Grady’s (1997) assumptions regarding primary metaphors cultural independence and also point to the necessity of considering socio-cultural aspects when interpreting metaphorical mappings, what is suggested by Kövecses (2005).application/pdfporAntares : letras e humanidades. Caxias do Sul, RS. N. 2 (jul./dez. 2009), p. 99-111MetáforaCulturaLinguísticaAntropologiaPrimary metaphorsUniversalityVariabilityCultural influencesMetáfora e cultura : uma interface entre a Linguística e a Antropologiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172820.pdf.txt001172820.pdf.txtExtracted Texttext/plain31116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263113/2/001172820.pdf.txt082aaa5db5c188eb86c0ee21c1ea4aefMD52ORIGINAL001172820.pdfTexto completoapplication/pdf170235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263113/1/001172820.pdfad6c91cfcb8e05ce2d2da1aff67342dbMD5110183/2631132023-08-04 03:33:07.128391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263113Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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