A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216027 |
Resumo: | A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior. |
id |
UFRGS-2_ee555830402a9ce3ff3e01692b3c0434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216027 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludovico, Francieli MotterMolon, JaquelineMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-12-03T04:08:45Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/216027001118650A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.Digital Communication Technology (DCT) directly impacts on education, so it is necessary to think about teacher training based on its use, so that they are able to explore it and go beyond transposition. The aim of this study is to understand how the DCT integration happens in the initial teacher education, starting from the teacher’s conceptions and practices. Thus, teachers from two Teaching Major programs answered a questionnaire. Through the content analysis method, the data uncovered controversies. Teachers are aware of the reasons for using DCT and they use it as a resource in some practices, however, discussions and reflections on its use and relevance do not always happen. Therefore, the need to experience, reflect and dialogue about DCT during the initial training is evident, to build knowledge for future performance. Like this, the university role is to contemplate such requirements, in order to allow the DCT integration to have meaningful results.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [18] p.Comunicação digitalTecnologiaFormação de professoresMajor ProgramsDigital communication technologyPedagogical praxisA tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsiasDigital communication technology in initial teacher education : conceptions, practices and controversiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118650.pdf.txt001118650.pdf.txtExtracted Texttext/plain49546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/2/001118650.pdf.txtf021da645d87f888201c1103186775f6MD52ORIGINAL001118650.pdfTexto completoapplication/pdf260859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/1/001118650.pdf61ad6167bdece01eb3426882d572950fMD5110183/2160272023-08-24 03:33:08.046464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital communication technology in initial teacher education : conceptions, practices and controversies |
title |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
spellingShingle |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias Ludovico, Francieli Motter Comunicação digital Tecnologia Formação de professores Major Programs Digital communication technology Pedagogical praxis |
title_short |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
title_full |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
title_fullStr |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
title_full_unstemmed |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
title_sort |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Molon, Jaqueline Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Jaqueline Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Molon, Jaqueline Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação digital Tecnologia Formação de professores |
topic |
Comunicação digital Tecnologia Formação de professores Major Programs Digital communication technology Pedagogical praxis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Major Programs Digital communication technology Pedagogical praxis |
description |
A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-03T04:08:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216027 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6267 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118650 |
identifier_str_mv |
0102-6267 001118650 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [18] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/2/001118650.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/1/001118650.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f021da645d87f888201c1103186775f6 61ad6167bdece01eb3426882d572950f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225002638376960 |