A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molon, Jaqueline, Machado, Aline Dubal, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa, Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216027
Resumo: A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.
id UFRGS-2_ee555830402a9ce3ff3e01692b3c0434
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216027
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludovico, Francieli MotterMolon, JaquelineMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-12-03T04:08:45Z20200102-6267http://hdl.handle.net/10183/216027001118650A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.Digital Communication Technology (DCT) directly impacts on education, so it is necessary to think about teacher training based on its use, so that they are able to explore it and go beyond transposition. The aim of this study is to understand how the DCT integration happens in the initial teacher education, starting from the teacher’s conceptions and practices. Thus, teachers from two Teaching Major programs answered a questionnaire. Through the content analysis method, the data uncovered controversies. Teachers are aware of the reasons for using DCT and they use it as a resource in some practices, however, discussions and reflections on its use and relevance do not always happen. Therefore, the need to experience, reflect and dialogue about DCT during the initial training is evident, to build knowledge for future performance. Like this, the university role is to contemplate such requirements, in order to allow the DCT integration to have meaningful results.application/pdfporOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [18] p.Comunicação digitalTecnologiaFormação de professoresMajor ProgramsDigital communication technologyPedagogical praxisA tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsiasDigital communication technology in initial teacher education : conceptions, practices and controversiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118650.pdf.txt001118650.pdf.txtExtracted Texttext/plain49546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/2/001118650.pdf.txtf021da645d87f888201c1103186775f6MD52ORIGINAL001118650.pdfTexto completoapplication/pdf260859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/1/001118650.pdf61ad6167bdece01eb3426882d572950fMD5110183/2160272023-08-24 03:33:08.046464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital communication technology in initial teacher education : conceptions, practices and controversies
title A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
spellingShingle A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
Ludovico, Francieli Motter
Comunicação digital
Tecnologia
Formação de professores
Major Programs
Digital communication technology
Pedagogical praxis
title_short A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
title_full A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
title_fullStr A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
title_full_unstemmed A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
title_sort A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Molon, Jaqueline
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
Tecnologia
Formação de professores
topic Comunicação digital
Tecnologia
Formação de professores
Major Programs
Digital communication technology
Pedagogical praxis
dc.subject.eng.fl_str_mv Major Programs
Digital communication technology
Pedagogical praxis
description A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-03T04:08:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216027
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6267
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118650
identifier_str_mv 0102-6267
001118650
url http://hdl.handle.net/10183/216027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 68 (2020), [18] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/2/001118650.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216027/1/001118650.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f021da645d87f888201c1103186775f6
61ad6167bdece01eb3426882d572950f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002638376960