A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443 |
Resumo: | A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior. |
id |
UFRGS-19_c8819cf9151355d4112c4118328e0978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103443 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsiasA Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10344310.22456/2238-8915.103443Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-182238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443/59568Copyright (c) 2020 Comissão Editorial Revista Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessLudovico, Francieli MotterMolon, JaquelineMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/103443Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
title |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
spellingShingle |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias Ludovico, Francieli Motter |
title_short |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
title_full |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
title_fullStr |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
title_full_unstemmed |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
title_sort |
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Molon, Jaqueline Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author_role |
author |
author2 |
Molon, Jaqueline Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Molon, Jaqueline Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Franco, Sérgio Roberto Kieling |
description |
A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443 10.22456/2238-8915.103443 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.103443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443/59568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comissão Editorial Revista Organon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comissão Editorial Revista Organon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-18 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075337535488 |