A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molon, Jaqueline, Machado, Aline Dubal, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa, Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443
Resumo: A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.
id UFRGS-19_c8819cf9151355d4112c4118328e0978
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103443
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsiasA Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10344310.22456/2238-8915.103443Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-182238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443/59568Copyright (c) 2020 Comissão Editorial Revista Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessLudovico, Francieli MotterMolon, JaquelineMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/103443Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
title A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
spellingShingle A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
Ludovico, Francieli Motter
title_short A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
title_full A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
title_fullStr A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
title_full_unstemmed A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
title_sort A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Molon, Jaqueline
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Molon, Jaqueline
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Franco, Sérgio Roberto Kieling
description A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443
10.22456/2238-8915.103443
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.103443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443/59568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Comissão Editorial Revista Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Comissão Editorial Revista Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-18
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075337535488