Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lundin, Eliane Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203769
Resumo: O presente trabalho aborda as mídias digitais e a pesquisa dentro do ambiente escolar, em uma escola localizada no Vale do Caí (RS), e o modo como estão contribuindo na evolução dos alunos. A metodologia é de cunho bibliográfico e de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Tem por objetivo elencar os benefícios da utilização das mídias digitais em pesquisas realizadas pelos alunos do sétimo ano da respectiva escola, bem como observar e analisar o uso dessas mídias e seus benefícios para a pesquisa escolar. Para tanto, a análise dos dados foi realizada partindo das contribuições e atividades realizadas pelos alunos participantes da pesquisa, sob o ponto de vista dos seus respectivos professores. Desta maneira, a antropologia imersa na pesquisa, exerce um método diversificado e de inserção na escola em questão. Essas informações levaram à conclusão de que as mídias digitais aliadas à pesquisa escolar, contribuem muito na formação dos discentes, desenvolvendo autonomia e criticidade na busca de seus conhecimentos.
id UFRGS-2_eebb727d409c15fc4896a106d6de2918
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lundin, Eliane BorgesZank, Cláudia2019-12-27T04:02:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/203769001109438O presente trabalho aborda as mídias digitais e a pesquisa dentro do ambiente escolar, em uma escola localizada no Vale do Caí (RS), e o modo como estão contribuindo na evolução dos alunos. A metodologia é de cunho bibliográfico e de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Tem por objetivo elencar os benefícios da utilização das mídias digitais em pesquisas realizadas pelos alunos do sétimo ano da respectiva escola, bem como observar e analisar o uso dessas mídias e seus benefícios para a pesquisa escolar. Para tanto, a análise dos dados foi realizada partindo das contribuições e atividades realizadas pelos alunos participantes da pesquisa, sob o ponto de vista dos seus respectivos professores. Desta maneira, a antropologia imersa na pesquisa, exerce um método diversificado e de inserção na escola em questão. Essas informações levaram à conclusão de que as mídias digitais aliadas à pesquisa escolar, contribuem muito na formação dos discentes, desenvolvendo autonomia e criticidade na busca de seus conhecimentos.The present work deals with the subjects related to resource rooms for students with high abilities and giftedness, as well as the role of the teacher in this trajectory. The technological sciences are entering our society in a generalized way, not being a recent reality for the students who were born in the digital era, and for the teachers, this innovation is challenging. It is notorious that most teachers are resistant to new working methodologies, even schools being supported by equipment (digital media). The methodology of work is bibliographic and case study, with a qualitative approach. Its main objective is to promote the training of teachers who attend students with intellectual deficits in multifunctional resource rooms, and for the use of educational software. Its specific objectives are to reflect on the continuing formation of teachers, as well as their mobilization in the construction of didactic projects and to seek guidelines for the construction of a didactic-pedagogical unit, in order to carry out the training of the teachers who attend the students with high skills and giftedness. The results were possible thanks to the participation of the teachers. This led to the conclusion that even with rooms equipped, there is still much to be done, given the resistance of most teachers, who do not dominate ICTs and thus choose not to use them. In view of this, a greater appropriation of the technologies in the execution of activities in the classroom and resource rooms is necessary, so that they are productive and more efficient. Continuing education is one of the essential elements for the development of such skills by teachers.application/pdfporPesquisa escolarMídias digitaisTeacher TrainingMediaHigh skillsGiftednessOs benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109438.pdf.txt001109438.pdf.txtExtracted Texttext/plain64305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203769/2/001109438.pdf.txt81fa60c0f44cb5d1fd1d18c2d6051070MD52ORIGINAL001109438.pdfTexto completoapplication/pdf805150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203769/1/001109438.pdfa256292c1c667dda0a63057a4ee2a9f0MD5110183/2037692023-12-25 04:25:05.099034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
title Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
spellingShingle Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
Lundin, Eliane Borges
Pesquisa escolar
Mídias digitais
Teacher Training
Media
High skills
Giftedness
title_short Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
title_full Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
title_fullStr Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
title_full_unstemmed Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
title_sort Os benefícios das mídias digitais para a pesquisa em sala de aula
author Lundin, Eliane Borges
author_facet Lundin, Eliane Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lundin, Eliane Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zank, Cláudia
contributor_str_mv Zank, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa escolar
Mídias digitais
topic Pesquisa escolar
Mídias digitais
Teacher Training
Media
High skills
Giftedness
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Training
Media
High skills
Giftedness
description O presente trabalho aborda as mídias digitais e a pesquisa dentro do ambiente escolar, em uma escola localizada no Vale do Caí (RS), e o modo como estão contribuindo na evolução dos alunos. A metodologia é de cunho bibliográfico e de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Tem por objetivo elencar os benefícios da utilização das mídias digitais em pesquisas realizadas pelos alunos do sétimo ano da respectiva escola, bem como observar e analisar o uso dessas mídias e seus benefícios para a pesquisa escolar. Para tanto, a análise dos dados foi realizada partindo das contribuições e atividades realizadas pelos alunos participantes da pesquisa, sob o ponto de vista dos seus respectivos professores. Desta maneira, a antropologia imersa na pesquisa, exerce um método diversificado e de inserção na escola em questão. Essas informações levaram à conclusão de que as mídias digitais aliadas à pesquisa escolar, contribuem muito na formação dos discentes, desenvolvendo autonomia e criticidade na busca de seus conhecimentos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109438
url http://hdl.handle.net/10183/203769
identifier_str_mv 001109438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203769/2/001109438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203769/1/001109438.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81fa60c0f44cb5d1fd1d18c2d6051070
a256292c1c667dda0a63057a4ee2a9f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589467975680