Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Natali
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101411
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente.
id UFRGS-2_ef208b7aedce0d8d4a7da58456fbf15b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101411
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brandt, NataliDalcin, Andréia2014-08-19T02:10:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/101411000931451O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente.application/pdfporEducação MatemáticaEnsino de matemáticaDiferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931451.pdf000931451.pdfTexto completoapplication/pdf1139319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/1/000931451.pdf5df3acede6924f858049d91e3ca56a14MD51TEXT000931451.pdf.txt000931451.pdf.txtExtracted Texttext/plain166120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/2/000931451.pdf.txt116131e7203ef38ab23266a8003cb6e4MD52THUMBNAIL000931451.pdf.jpg000931451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/3/000931451.pdf.jpg765b2061e7913e824c8c9992130533edMD5310183/1014112022-02-22 05:00:44.03304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101411Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-02-22T08:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
title Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
spellingShingle Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
Brandt, Natali
Educação Matemática
Ensino de matemática
title_short Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
title_full Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
title_fullStr Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
title_full_unstemmed Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
title_sort Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
author Brandt, Natali
author_facet Brandt, Natali
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Natali
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de matemática
topic Educação Matemática
Ensino de matemática
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101411
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931451
url http://hdl.handle.net/10183/101411
identifier_str_mv 000931451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/1/000931451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/2/000931451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/3/000931451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5df3acede6924f858049d91e3ca56a14
116131e7203ef38ab23266a8003cb6e4
765b2061e7913e824c8c9992130533ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724566770810880