Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101411 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente. |
id |
UFRGS-2_ef208b7aedce0d8d4a7da58456fbf15b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101411 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brandt, NataliDalcin, Andréia2014-08-19T02:10:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/101411000931451O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente.application/pdfporEducação MatemáticaEnsino de matemáticaDiferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931451.pdf000931451.pdfTexto completoapplication/pdf1139319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/1/000931451.pdf5df3acede6924f858049d91e3ca56a14MD51TEXT000931451.pdf.txt000931451.pdf.txtExtracted Texttext/plain166120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/2/000931451.pdf.txt116131e7203ef38ab23266a8003cb6e4MD52THUMBNAIL000931451.pdf.jpg000931451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/3/000931451.pdf.jpg765b2061e7913e824c8c9992130533edMD5310183/1014112022-02-22 05:00:44.03304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101411Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-02-22T08:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
title |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
spellingShingle |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil Brandt, Natali Educação Matemática Ensino de matemática |
title_short |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
title_full |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
title_fullStr |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
title_full_unstemmed |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
title_sort |
Diferentes modos de compreender o lúdico e suas apropriações no ensino de matemática no Brasil |
author |
Brandt, Natali |
author_facet |
Brandt, Natali |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandt, Natali |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de matemática |
topic |
Educação Matemática Ensino de matemática |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre as concepções de “lúdico” na Educação Matemática ao longo do século XX. Inicialmente analisamos alguns verbetes de diferentes dicionários da língua portuguesa, psicologia, filosofia, pedagogia, latim; com o intuito de compreender o que se entende por “lúdico”. A fim de identificar de que maneira o “lúdico” foi constituindo-se dentro da História da Educação, estudamos algumas obras de teóricos que foram relevantes dentro desta temática, sendo eles: Comênio, Rousseau, Froebel, Montessori, Vygotski e Piaget. Na sequência, analisamos algumas obras de educadores matemáticos que de algum modo trabalharam e trabalham o lúdico no ensino de matemática com o propósito de identificar como tal concepção vai sendo apresentado e compreendido. Estes educadores foram: Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, Esther Pillar Grossi, Ana Cristina Rangel, Katia Stocco Smole e Regina Célia Grando. Com este estudo verificamos que existem diferentes modos de se compreender e pensar a ludicidade na Educação Matemática ao longo do século XX. Além disso, evidenciamos que existe uma tendência por considerar-se o lúdico como um meio para a fixação de conteúdos matemáticos escolares e reprodução de exercícios direcionados pelo professor, nesse sentido, afastamo-nos das ideias originais de lúdico, não permitindo mais a criança brincar, jogar, divertir-se livremente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101411 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931451 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101411 |
identifier_str_mv |
000931451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/1/000931451.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/2/000931451.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101411/3/000931451.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5df3acede6924f858049d91e3ca56a14 116131e7203ef38ab23266a8003cb6e4 765b2061e7913e824c8c9992130533ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724566770810880 |