Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240147 |
Resumo: | A Educação Física escolar é um espaço de práticas corporais e de atividade física dentro da escola, contudo, é muito frequente nos depararmos com a perda de interesse nessa disciplina pelos alunos do Ensino Médio (EM) que não entendem sua verdadeira importância e acabam forçando situações de dispensa. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo compreender e buscar estratégias para atrair o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e entender como as novas práticas podem influenciar no processo de adesão às aulas. Para esse fim, será utilizado como base uma experiência de estágio curricular obrigatório realizado no Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, com uma turma do terceiro ano do EM. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo no qual serão analisadas essas experiências, o que levará a uma discussão com base teórica do tema. Para lidar com o desinteresse dos estudantes foi proposto uma nova abordagem nas aulas, incluindo a inserção de um novo esporte, o Punhobol, assim como utilizando o Planejamento Participativo e o Circuito Funcional como forma de despertar o interesse e a motivação. Ao final dessa experiência percebe-se que os alunos gostaram das novas propostas, se sentiram desafiados a praticar novas atividades, aumentando sua motivação e autonomia. |
id |
UFRGS-2_ef3bf446234aed26e8c2022b0f4d1bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240147 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Muniz, Tais MoniBossle, Fabiano2022-06-14T04:40:14Z2021http://hdl.handle.net/10183/240147001142737A Educação Física escolar é um espaço de práticas corporais e de atividade física dentro da escola, contudo, é muito frequente nos depararmos com a perda de interesse nessa disciplina pelos alunos do Ensino Médio (EM) que não entendem sua verdadeira importância e acabam forçando situações de dispensa. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo compreender e buscar estratégias para atrair o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e entender como as novas práticas podem influenciar no processo de adesão às aulas. Para esse fim, será utilizado como base uma experiência de estágio curricular obrigatório realizado no Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, com uma turma do terceiro ano do EM. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo no qual serão analisadas essas experiências, o que levará a uma discussão com base teórica do tema. Para lidar com o desinteresse dos estudantes foi proposto uma nova abordagem nas aulas, incluindo a inserção de um novo esporte, o Punhobol, assim como utilizando o Planejamento Participativo e o Circuito Funcional como forma de despertar o interesse e a motivação. Ao final dessa experiência percebe-se que os alunos gostaram das novas propostas, se sentiram desafiados a praticar novas atividades, aumentando sua motivação e autonomia.application/pdfporEducação física escolarEstágio curricularEnsino médioMotivaçãoEstudantesRelato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142737.pdf.txt001142737.pdf.txtExtracted Texttext/plain26678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/2/001142737.pdf.txtc2661bf405598bbf6ac8abb32b6ae200MD52ORIGINAL001142737.pdfTexto completoapplication/pdf559051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/1/001142737.pdff1110aabbeed5301130031f765c16906MD5110183/2401472022-06-15 04:43:43.656822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:43:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
title |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
spellingShingle |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio Muniz, Tais Moni Educação física escolar Estágio curricular Ensino médio Motivação Estudantes |
title_short |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
title_full |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
title_fullStr |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
title_sort |
Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio |
author |
Muniz, Tais Moni |
author_facet |
Muniz, Tais Moni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Tais Moni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bossle, Fabiano |
contributor_str_mv |
Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Estágio curricular Ensino médio Motivação Estudantes |
topic |
Educação física escolar Estágio curricular Ensino médio Motivação Estudantes |
description |
A Educação Física escolar é um espaço de práticas corporais e de atividade física dentro da escola, contudo, é muito frequente nos depararmos com a perda de interesse nessa disciplina pelos alunos do Ensino Médio (EM) que não entendem sua verdadeira importância e acabam forçando situações de dispensa. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo compreender e buscar estratégias para atrair o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e entender como as novas práticas podem influenciar no processo de adesão às aulas. Para esse fim, será utilizado como base uma experiência de estágio curricular obrigatório realizado no Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, com uma turma do terceiro ano do EM. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo no qual serão analisadas essas experiências, o que levará a uma discussão com base teórica do tema. Para lidar com o desinteresse dos estudantes foi proposto uma nova abordagem nas aulas, incluindo a inserção de um novo esporte, o Punhobol, assim como utilizando o Planejamento Participativo e o Circuito Funcional como forma de despertar o interesse e a motivação. Ao final dessa experiência percebe-se que os alunos gostaram das novas propostas, se sentiram desafiados a praticar novas atividades, aumentando sua motivação e autonomia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-14T04:40:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240147 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142737 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240147 |
identifier_str_mv |
001142737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/2/001142737.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/1/001142737.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2661bf405598bbf6ac8abb32b6ae200 f1110aabbeed5301130031f765c16906 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447312256729088 |