Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Tais Moni
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240147
Resumo: A Educação Física escolar é um espaço de práticas corporais e de atividade física dentro da escola, contudo, é muito frequente nos depararmos com a perda de interesse nessa disciplina pelos alunos do Ensino Médio (EM) que não entendem sua verdadeira importância e acabam forçando situações de dispensa. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo compreender e buscar estratégias para atrair o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e entender como as novas práticas podem influenciar no processo de adesão às aulas. Para esse fim, será utilizado como base uma experiência de estágio curricular obrigatório realizado no Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, com uma turma do terceiro ano do EM. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo no qual serão analisadas essas experiências, o que levará a uma discussão com base teórica do tema. Para lidar com o desinteresse dos estudantes foi proposto uma nova abordagem nas aulas, incluindo a inserção de um novo esporte, o Punhobol, assim como utilizando o Planejamento Participativo e o Circuito Funcional como forma de despertar o interesse e a motivação. Ao final dessa experiência percebe-se que os alunos gostaram das novas propostas, se sentiram desafiados a praticar novas atividades, aumentando sua motivação e autonomia.
id UFRGS-2_ef3bf446234aed26e8c2022b0f4d1bb9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240147
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Muniz, Tais MoniBossle, Fabiano2022-06-14T04:40:14Z2021http://hdl.handle.net/10183/240147001142737A Educação Física escolar é um espaço de práticas corporais e de atividade física dentro da escola, contudo, é muito frequente nos depararmos com a perda de interesse nessa disciplina pelos alunos do Ensino Médio (EM) que não entendem sua verdadeira importância e acabam forçando situações de dispensa. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo compreender e buscar estratégias para atrair o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e entender como as novas práticas podem influenciar no processo de adesão às aulas. Para esse fim, será utilizado como base uma experiência de estágio curricular obrigatório realizado no Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, com uma turma do terceiro ano do EM. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo no qual serão analisadas essas experiências, o que levará a uma discussão com base teórica do tema. Para lidar com o desinteresse dos estudantes foi proposto uma nova abordagem nas aulas, incluindo a inserção de um novo esporte, o Punhobol, assim como utilizando o Planejamento Participativo e o Circuito Funcional como forma de despertar o interesse e a motivação. Ao final dessa experiência percebe-se que os alunos gostaram das novas propostas, se sentiram desafiados a praticar novas atividades, aumentando sua motivação e autonomia.application/pdfporEducação física escolarEstágio curricularEnsino médioMotivaçãoEstudantesRelato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142737.pdf.txt001142737.pdf.txtExtracted Texttext/plain26678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/2/001142737.pdf.txtc2661bf405598bbf6ac8abb32b6ae200MD52ORIGINAL001142737.pdfTexto completoapplication/pdf559051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/1/001142737.pdff1110aabbeed5301130031f765c16906MD5110183/2401472022-06-15 04:43:43.656822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:43:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
title Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
spellingShingle Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
Muniz, Tais Moni
Educação física escolar
Estágio curricular
Ensino médio
Motivação
Estudantes
title_short Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
title_full Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
title_fullStr Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
title_full_unstemmed Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
title_sort Relato de experiência de uma acadêmica de educação física sobre o estágio curricular de docência no ensino médio
author Muniz, Tais Moni
author_facet Muniz, Tais Moni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Tais Moni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Estágio curricular
Ensino médio
Motivação
Estudantes
topic Educação física escolar
Estágio curricular
Ensino médio
Motivação
Estudantes
description A Educação Física escolar é um espaço de práticas corporais e de atividade física dentro da escola, contudo, é muito frequente nos depararmos com a perda de interesse nessa disciplina pelos alunos do Ensino Médio (EM) que não entendem sua verdadeira importância e acabam forçando situações de dispensa. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo compreender e buscar estratégias para atrair o interesse dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e entender como as novas práticas podem influenciar no processo de adesão às aulas. Para esse fim, será utilizado como base uma experiência de estágio curricular obrigatório realizado no Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, com uma turma do terceiro ano do EM. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo no qual serão analisadas essas experiências, o que levará a uma discussão com base teórica do tema. Para lidar com o desinteresse dos estudantes foi proposto uma nova abordagem nas aulas, incluindo a inserção de um novo esporte, o Punhobol, assim como utilizando o Planejamento Participativo e o Circuito Funcional como forma de despertar o interesse e a motivação. Ao final dessa experiência percebe-se que os alunos gostaram das novas propostas, se sentiram desafiados a praticar novas atividades, aumentando sua motivação e autonomia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-14T04:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142737
url http://hdl.handle.net/10183/240147
identifier_str_mv 001142737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/2/001142737.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240147/1/001142737.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2661bf405598bbf6ac8abb32b6ae200
f1110aabbeed5301130031f765c16906
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447312256729088