A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolete, Priscila Cadorin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida, Herpich, Fabrício, Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262959
Resumo: Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes.
id UFRGS-2_ef7c731763dee032469aabd1bea2281f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262959
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nicolete, Priscila CadorinHerrmann, Rúbia Fabiana DallabridaHerpich, FabrícioOliveira Junior, Eduardo Tocchetto deTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:34:13Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/262959001171483Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes.This study aims to investigate whether the use of online laboratories aligned with David Kolb's Experiential Learning Cycle contributes to the motivation of students to learn Electric Circuits in the modality of emergency remote teaching, during the Covid-19 pandemic. Three cycles of experiential learning were implemented and applied during the second semester of 2020, for a 3rd year high school class. Through an explanatory case study, it was verified that online labs and experiential learning have the potential to offer high levels of motivation to students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 152-162Tecnologia educacionalOnline laboratoryMotivationTeaching PhysicsKolb Learning CycleA motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19Motivation of students using online labs for experiential learning of electrical circuits during the covid-19 pandemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171483.pdf.txt001171483.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/2/001171483.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171483.pdfTexto completoapplication/pdf3583459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/1/001171483.pdf4e54fdd6e7351c0215f5605d3a2cd438MD5110183/2629592023-08-02 03:33:39.924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Motivation of students using online labs for experiential learning of electrical circuits during the covid-19 pandemic
title A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
spellingShingle A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
Nicolete, Priscila Cadorin
Tecnologia educacional
Online laboratory
Motivation
Teaching Physics
Kolb Learning Cycle
title_short A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
title_full A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
title_fullStr A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
title_full_unstemmed A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
title_sort A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
author Nicolete, Priscila Cadorin
author_facet Nicolete, Priscila Cadorin
Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida
Herpich, Fabrício
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida
Herpich, Fabrício
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolete, Priscila Cadorin
Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida
Herpich, Fabrício
Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Online laboratory
Motivation
Teaching Physics
Kolb Learning Cycle
dc.subject.eng.fl_str_mv Online laboratory
Motivation
Teaching Physics
Kolb Learning Cycle
description Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:34:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262959
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171483
identifier_str_mv 1679-1916
001171483
url http://hdl.handle.net/10183/262959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 152-162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/2/001171483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/1/001171483.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
4e54fdd6e7351c0215f5605d3a2cd438
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093821497344