A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262959 |
Resumo: | Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes. |
id |
UFRGS-2_ef7c731763dee032469aabd1bea2281f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262959 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicolete, Priscila CadorinHerrmann, Rúbia Fabiana DallabridaHerpich, FabrícioOliveira Junior, Eduardo Tocchetto deTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-01T03:34:13Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/262959001171483Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes.This study aims to investigate whether the use of online laboratories aligned with David Kolb's Experiential Learning Cycle contributes to the motivation of students to learn Electric Circuits in the modality of emergency remote teaching, during the Covid-19 pandemic. Three cycles of experiential learning were implemented and applied during the second semester of 2020, for a 3rd year high school class. Through an explanatory case study, it was verified that online labs and experiential learning have the potential to offer high levels of motivation to students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 152-162Tecnologia educacionalOnline laboratoryMotivationTeaching PhysicsKolb Learning CycleA motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19Motivation of students using online labs for experiential learning of electrical circuits during the covid-19 pandemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171483.pdf.txt001171483.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/2/001171483.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171483.pdfTexto completoapplication/pdf3583459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/1/001171483.pdf4e54fdd6e7351c0215f5605d3a2cd438MD5110183/2629592023-08-02 03:33:39.924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Motivation of students using online labs for experiential learning of electrical circuits during the covid-19 pandemic |
title |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
spellingShingle |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 Nicolete, Priscila Cadorin Tecnologia educacional Online laboratory Motivation Teaching Physics Kolb Learning Cycle |
title_short |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
title_full |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
title_fullStr |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
title_full_unstemmed |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
title_sort |
A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do covid-19 |
author |
Nicolete, Priscila Cadorin |
author_facet |
Nicolete, Priscila Cadorin Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida Herpich, Fabrício Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida Herpich, Fabrício Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolete, Priscila Cadorin Herrmann, Rúbia Fabiana Dallabrida Herpich, Fabrício Oliveira Junior, Eduardo Tocchetto de Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Online laboratory Motivation Teaching Physics Kolb Learning Cycle |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Online laboratory Motivation Teaching Physics Kolb Learning Cycle |
description |
Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:34:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262959 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171483 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 152-162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/2/001171483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262959/1/001171483.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 4e54fdd6e7351c0215f5605d3a2cd438 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225093821497344 |