Análise textual de artigos nacionais de Educação Emocional e suas potencialidades em relação ao indicador de Felicidade Interna Bruta
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249539 |
Resumo: | Este artigoapresenta uma análise textual de trabalhos acadêmicos encaminhados ao Congresso Nacional de Educação (Conedu) no eixo Educação Emocional, relacionando-os às categorias propostas pelo indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB). Os objetivos foram identificaros conceitos mais utilizados nos artigos e elencar as categorias do FIB que desenvolvem em maior potencial, para verificar a influência de atividades curriculares que desenvolvem as emoções para a vida em sociedade. Através do método de Classificação de Reinert do software IRAMUTEQ, separamos as palavras utilizadas nos artigos em quatro classes textuais e as classificamos de acordo com as categorias do FIB, no intuito de elencar relações entre os conceitos emocionais abordados na educação brasileira o indicador, potencializando práticas de educação emocional. A análise textual de conteúdo permitiu verificar que as relações entre as práticas escolares envolvendo a educação emocional e as classes identificadas contemplam o desenvolvimento ético, integral ecidadão do aluno. Vislumbra-se a aproximação da educação emocional com o FIB em futuras aplicações do indicador no país, relacionando, assim, saberes acadêmicos e da educação básica para o desenvolvimento do bem-estar social e a felicidade de uma nação. |
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Decarli, CeciliaBoll, Cíntia Inês2022-10-03T04:48:33Z20222359-4381http://hdl.handle.net/10183/249539001149921Este artigoapresenta uma análise textual de trabalhos acadêmicos encaminhados ao Congresso Nacional de Educação (Conedu) no eixo Educação Emocional, relacionando-os às categorias propostas pelo indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB). Os objetivos foram identificaros conceitos mais utilizados nos artigos e elencar as categorias do FIB que desenvolvem em maior potencial, para verificar a influência de atividades curriculares que desenvolvem as emoções para a vida em sociedade. Através do método de Classificação de Reinert do software IRAMUTEQ, separamos as palavras utilizadas nos artigos em quatro classes textuais e as classificamos de acordo com as categorias do FIB, no intuito de elencar relações entre os conceitos emocionais abordados na educação brasileira o indicador, potencializando práticas de educação emocional. A análise textual de conteúdo permitiu verificar que as relações entre as práticas escolares envolvendo a educação emocional e as classes identificadas contemplam o desenvolvimento ético, integral ecidadão do aluno. Vislumbra-se a aproximação da educação emocional com o FIB em futuras aplicações do indicador no país, relacionando, assim, saberes acadêmicos e da educação básica para o desenvolvimento do bem-estar social e a felicidade de uma nação.Thisarticle presents a textual analysis of academic works sent to the National Education Congress (Conedu) in the Emotional Education focus and relates the categories proposed by the indicator of Gross Domestic Happiness (FIB, in portuguese Felicidade InternaBruta). The objectives were to identify the most used concepts in the articles and list the FIB, categories that develop the greatest potential, to verify the influence of curricular activities that develop emotions for life in society. Through the Reinert Classification method of the IRAMUTEQ software, we separated the words used in the articles into four textual classes and classified them according to the FIB categories, in to list the relationship beetween the emotional concepts addressed in the Brazilianeducation and in the indicator, enhancing emotional education practices. The textual contente analysis made it possible to verify that the relationships delivered as school practices involving emotional education as classes contemplate the ethical, integral and citizen development of the student. It is glimpsed the approximation of Emotional Education with the FIB, in future applications of the indicator in the country, thus relating academic and basic education knowledge to the development of social well-being and the happiness of a nation.application/pdfporEnsino & Pesquisa. União da Vitória, PR. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2022), p. 135-153EmoçõesCurrículoInteligência emocionalCurriculumEmotional intelligenceEmotionmal competenceEmotional experienceAnálise textual de artigos nacionais de Educação Emocional e suas potencialidades em relação ao indicador de Felicidade Interna BrutaTextual analysis of national articles on Emotional Educationanda their potential in relation to the indicator of Gross National Happiness info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149921.pdf.txt001149921.pdf.txtExtracted Texttext/plain35470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249539/2/001149921.pdf.txtf72bd8fb8d1c106e4f17aa0ec79b696eMD52ORIGINAL001149921.pdfTexto completoapplication/pdf297237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249539/1/001149921.pdfe42dad5c3c36627313fb69b9bb1ccbaeMD5110183/2495392022-10-04 05:00:54.335637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249539Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:00:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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