Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poletto, Paula Manoela Batista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Motta, Maria da Graça Corso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140383
Resumo: Objetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico.
id UFRGS-2_ef9d880bfc67098aebbfa5b305c117ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140383
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Poletto, Paula Manoela BatistaMotta, Maria da Graça Corso da2016-05-06T02:22:05Z20151414-8145http://hdl.handle.net/10183/140383000985068Objetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico.Objective: Learning under the point of view of the child who lives with HIV/AIDS the care and actions of health education that may be developed in the waiting room. Methods: It is a descriptive and exploratory research with qualitative approach carried out in a healthcare service specialized in DST/AIDS in the city of Porto Alegre/RS. The participants comprised children between seven and twelve years old attended in this healthcare service and their family members/caretakers. The collection of information followed the Creative and Sensible Method. Results: The thematic analysis provided the themes for the health education activities. This article discussed the following themes: waiting room, self-care, health in the school, and health representations. Conclusions: The waiting room configures a space that may provide a moment of pleasant and productive waiting time by introducing activities that develop health education with emphasis on the ludic factor.Objetivo: Conocer, bajo el punto de vista del niño que vive con HIV/SIDA, los cuidados y las acciones de educación en salud que pueden ser desarrollados en la sala de espera. Métodos: Investigación descriptiva-exploratoria, con planteamiento cualitativo, realizado en un ambulatorio de atención especializada en DST/SIDA en la ciudad de Porto Alegre/RS. Los participantes fueron niños, entre siete y doce años de edad atendidos en ese servicio de salud, y sus familiares/cuidadores. Para la recopilación de las informaciones, se utilizó el Método Creativo y Sensible. Resultados: Del análisis temático emergieron los temas para las actividades de educación en salud. Este artículo discute los siguientes temas: sala de espera, autocuidado, salud en la escuela y representaciones de salud. Conclusiones: La sala de espera se configura como un espacio que puede proporcionar momento de espera agradable y productivo a través de la introducción de actividades para desarrollar educación en salud, con hincapié en lo lúdico.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2015), p. 641-647Educação em saúdeEnfermagem pediátricaSala de esperaCriançaHIVChildPediatric nursingNiñoEnfermería pediátricaEducação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aidsEducation in health in the waiting room : care and actions to the child who lives with HIV/aidsEducación en salud en la sala de espera : atención y acciones al niño con VIH/sidainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985068.pdf000985068.pdfTexto completoapplication/pdf450669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/1/000985068.pdfcf2c891b32b7c18892b5e226178e2272MD51TEXT000985068.pdf.txt000985068.pdf.txtExtracted Texttext/plain40525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/2/000985068.pdf.txt766bf57284b5a1a26b9cf44f0eaa3843MD52THUMBNAIL000985068.pdf.jpg000985068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/3/000985068.pdf.jpgbeb7e21e19cc1e1791873a74e984df68MD5310183/1403832018-10-25 09:29:43.499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:29:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education in health in the waiting room : care and actions to the child who lives with HIV/aids
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación en salud en la sala de espera : atención y acciones al niño con VIH/sida
title Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
spellingShingle Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
Poletto, Paula Manoela Batista
Educação em saúde
Enfermagem pediátrica
Sala de espera
Criança
HIV
Child
Pediatric nursing
Niño
Enfermería pediátrica
title_short Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
title_full Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
title_fullStr Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
title_full_unstemmed Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
title_sort Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
author Poletto, Paula Manoela Batista
author_facet Poletto, Paula Manoela Batista
Motta, Maria da Graça Corso da
author_role author
author2 Motta, Maria da Graça Corso da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poletto, Paula Manoela Batista
Motta, Maria da Graça Corso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Enfermagem pediátrica
Sala de espera
Criança
HIV
topic Educação em saúde
Enfermagem pediátrica
Sala de espera
Criança
HIV
Child
Pediatric nursing
Niño
Enfermería pediátrica
dc.subject.eng.fl_str_mv Child
Pediatric nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Niño
Enfermería pediátrica
description Objetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-06T02:22:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140383
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-8145
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985068
identifier_str_mv 1414-8145
000985068
url http://hdl.handle.net/10183/140383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2015), p. 641-647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/1/000985068.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/2/000985068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/3/000985068.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf2c891b32b7c18892b5e226178e2272
766bf57284b5a1a26b9cf44f0eaa3843
beb7e21e19cc1e1791873a74e984df68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224897830060032