Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140383 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico. |
id |
UFRGS-2_ef9d880bfc67098aebbfa5b305c117ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140383 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Poletto, Paula Manoela BatistaMotta, Maria da Graça Corso da2016-05-06T02:22:05Z20151414-8145http://hdl.handle.net/10183/140383000985068Objetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico.Objective: Learning under the point of view of the child who lives with HIV/AIDS the care and actions of health education that may be developed in the waiting room. Methods: It is a descriptive and exploratory research with qualitative approach carried out in a healthcare service specialized in DST/AIDS in the city of Porto Alegre/RS. The participants comprised children between seven and twelve years old attended in this healthcare service and their family members/caretakers. The collection of information followed the Creative and Sensible Method. Results: The thematic analysis provided the themes for the health education activities. This article discussed the following themes: waiting room, self-care, health in the school, and health representations. Conclusions: The waiting room configures a space that may provide a moment of pleasant and productive waiting time by introducing activities that develop health education with emphasis on the ludic factor.Objetivo: Conocer, bajo el punto de vista del niño que vive con HIV/SIDA, los cuidados y las acciones de educación en salud que pueden ser desarrollados en la sala de espera. Métodos: Investigación descriptiva-exploratoria, con planteamiento cualitativo, realizado en un ambulatorio de atención especializada en DST/SIDA en la ciudad de Porto Alegre/RS. Los participantes fueron niños, entre siete y doce años de edad atendidos en ese servicio de salud, y sus familiares/cuidadores. Para la recopilación de las informaciones, se utilizó el Método Creativo y Sensible. Resultados: Del análisis temático emergieron los temas para las actividades de educación en salud. Este artículo discute los siguientes temas: sala de espera, autocuidado, salud en la escuela y representaciones de salud. Conclusiones: La sala de espera se configura como un espacio que puede proporcionar momento de espera agradable y productivo a través de la introducción de actividades para desarrollar educación en salud, con hincapié en lo lúdico.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2015), p. 641-647Educação em saúdeEnfermagem pediátricaSala de esperaCriançaHIVChildPediatric nursingNiñoEnfermería pediátricaEducação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aidsEducation in health in the waiting room : care and actions to the child who lives with HIV/aidsEducación en salud en la sala de espera : atención y acciones al niño con VIH/sidainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985068.pdf000985068.pdfTexto completoapplication/pdf450669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/1/000985068.pdfcf2c891b32b7c18892b5e226178e2272MD51TEXT000985068.pdf.txt000985068.pdf.txtExtracted Texttext/plain40525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/2/000985068.pdf.txt766bf57284b5a1a26b9cf44f0eaa3843MD52THUMBNAIL000985068.pdf.jpg000985068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/3/000985068.pdf.jpgbeb7e21e19cc1e1791873a74e984df68MD5310183/1403832018-10-25 09:29:43.499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:29:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education in health in the waiting room : care and actions to the child who lives with HIV/aids |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación en salud en la sala de espera : atención y acciones al niño con VIH/sida |
title |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
spellingShingle |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids Poletto, Paula Manoela Batista Educação em saúde Enfermagem pediátrica Sala de espera Criança HIV Child Pediatric nursing Niño Enfermería pediátrica |
title_short |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
title_full |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
title_fullStr |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
title_sort |
Educação em saúde na sala de espera : cuidados e ações à criança que vive com HIV/aids |
author |
Poletto, Paula Manoela Batista |
author_facet |
Poletto, Paula Manoela Batista Motta, Maria da Graça Corso da |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Maria da Graça Corso da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poletto, Paula Manoela Batista Motta, Maria da Graça Corso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Enfermagem pediátrica Sala de espera Criança HIV |
topic |
Educação em saúde Enfermagem pediátrica Sala de espera Criança HIV Child Pediatric nursing Niño Enfermería pediátrica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child Pediatric nursing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Niño Enfermería pediátrica |
description |
Objetivo: Conhecer, sob a ótica da criança que vive com HIV/aids, os cuidados e as ações de educação em saúde que podem ser desenvolvidos na sala de espera. Métodos: Pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em ambulatório de atendimento especializado em DST/aids na cidade de Porto Alegre/RS. Os participantes foram crianças atendidas nesse serviço de saúde, entre sete e 12 anos de idade, e seus familiares/cuidadores. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo e Sensível. Resultados: A partir da análise temática emergiram os temas para as atividades de educação em saúde, neste artigo foram abordados os seguintes temas: sala de espera, autocuidado, saúde na escola e representações de saúde. Conclusões: A sala de espera configura-se um espaço que pode proporcionar momento de espera aprazível e produtivo com a inserção de atividades para desenvolver educação em saúde, com ênfase no lúdico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-06T02:22:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140383 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-8145 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985068 |
identifier_str_mv |
1414-8145 000985068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2015), p. 641-647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/1/000985068.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/2/000985068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140383/3/000985068.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf2c891b32b7c18892b5e226178e2272 766bf57284b5a1a26b9cf44f0eaa3843 beb7e21e19cc1e1791873a74e984df68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224897830060032 |