Critérios utilizados pelos professores de educação física para a escolha dos esportes tratados em suas aulas entre o 6º e o 9º ano : cotidiano de três escolas da rede estadual de ensino em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldschmidt Filho, Francisco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27726
Resumo: O esporte é um conteúdo que assume um caráter muito importante enquanto componente da educação física na escola básica, devendo ser trabalhado de forma abrangente e diversificada. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a identificar quais os critérios que os professores de educação física utilizam para a escolha dos esportes a serem desenvolvidos em suas aulas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. De modo mais específico, busca verificar se os professores dão preferência àqueles esportes que lhes são mais familiares, ou seja, aqueles que têm maior domínio; identificar se há a articulação da disciplina com o projeto pedagógico da escola para a elaboração do um plano de estudos e se os esportes são desenvolvidos através de um plano de trabalho bem estruturado. Identificar se os Referenciais Curriculares do RS da disciplina estão sendo levados em consideração para a organização de suas aulas. Participaram deste estudo seis professores de três escolas da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre - RS. Este trabalho, de caráter qualitativo, teve como procedimentos metodológicos a utilização de entrevistas semi-estruturadas, as quais foram articuladas com o referencial teórico. Evidenciou-se nas falas dos professores que suas justificativas para determinar os esportes se dão basicamente por conta das limitações materiais e de espaços apropriados nas escolas; suas experiências pessoais; bem como que muitas vezes não seguem um plano de trabalho bem definido, com o argumento que na escola estadual não há um controle por parte da escola nas atividades relacionadas à disciplina.
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spelling Goldschmidt Filho, FranciscoFraga, Alex Branco2011-02-08T05:59:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/27726000766281O esporte é um conteúdo que assume um caráter muito importante enquanto componente da educação física na escola básica, devendo ser trabalhado de forma abrangente e diversificada. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a identificar quais os critérios que os professores de educação física utilizam para a escolha dos esportes a serem desenvolvidos em suas aulas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. De modo mais específico, busca verificar se os professores dão preferência àqueles esportes que lhes são mais familiares, ou seja, aqueles que têm maior domínio; identificar se há a articulação da disciplina com o projeto pedagógico da escola para a elaboração do um plano de estudos e se os esportes são desenvolvidos através de um plano de trabalho bem estruturado. Identificar se os Referenciais Curriculares do RS da disciplina estão sendo levados em consideração para a organização de suas aulas. Participaram deste estudo seis professores de três escolas da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre - RS. Este trabalho, de caráter qualitativo, teve como procedimentos metodológicos a utilização de entrevistas semi-estruturadas, as quais foram articuladas com o referencial teórico. Evidenciou-se nas falas dos professores que suas justificativas para determinar os esportes se dão basicamente por conta das limitações materiais e de espaços apropriados nas escolas; suas experiências pessoais; bem como que muitas vezes não seguem um plano de trabalho bem definido, com o argumento que na escola estadual não há um controle por parte da escola nas atividades relacionadas à disciplina.Sport practice assumes a very important role as component of physical education teaching at elementary school, as such, it should be worked on a comprehensive and diverse way. This study proposes to identify the criterion used by physical education teachers in order to select which sports to develop during their classes for the 6th to 9th year of elementary school. Specifically, to verify whether teachers give preference to those sports that they are more familiar with instead of a more varied selection; identify whether there is a connection between the classes taught and the school educational plan; identify whether sports are developed through a well structured plan; identify whether RS's Curriculum Guidelines are being taken into consideration when preparing classes. Six teachers from three different public schools of Porto Alegre - RS took part on this study. This qualitative study has as methodological procedure the use of semi-structured interviews performed following theoretical reference guidelines. It was evident in the teacher's report that the deciding factors for sport's selection are usually based on material and space available for the practice of the sport in question; personal experience; and that they often do not follow a well defined work plan, based on the argument that at the public school (here in RS) there is not a control by the school concerning to the activities related to the discipline.application/pdfporEducação físicaProfessorEnsinoSchoolPhysical educationSportTeacherCritérios utilizados pelos professores de educação física para a escolha dos esportes tratados em suas aulas entre o 6º e o 9º ano : cotidiano de três escolas da rede estadual de ensino em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766281.pdf000766281.pdfTexto completoapplication/pdf314470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27726/1/000766281.pdf143e3ed9ccf2b287b039c705f742f00eMD51TEXT000766281.pdf.txt000766281.pdf.txtExtracted Texttext/plain122370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27726/2/000766281.pdf.txt12ffb1ac6f7e5320db329048bfd6d57aMD52THUMBNAIL000766281.pdf.jpg000766281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27726/3/000766281.pdf.jpg1f17e9648fd6514fa21dcdeeebec6df6MD5310183/277262022-06-30 04:52:26.016097oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-30T07:52:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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