Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Célia Luíza Izelli de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13955
Resumo: O presente trabalho aborda a utilização do Gerenciador Financeiro pelas empresas clientes do Banco do Brasil da agência 0975 de Rondon – Paraná, buscando compreender o comportamento destas em relação a canais alternativos de atendimento bancário. Sugere estratégias para o reconhecimento das vantagens dos serviços oferecidos pelo Gerenciador Financeiro. Permite a identificação e formulação de medidas para a diminuição do congestionamento na agência, redução de filas, melhoria no índice de utilização do aplicativo Gerenciador Finandeiro e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente. O levantamento de dados foi baseado em pesquisa Survey, contemplando um questionário com variáveis direcionadas a quantificar, de forma não probabilistica, a percepção dos clientes empresariais da agência 0975 de Rondon na escolha do canal de atendimento bancário. Encontrou-se que, apesar da facilidade em acessar a internet e os terminais de auto atendimento, e da insatisfação em permaner no aguardo pelo atendimento, a agência ainda é o canal de maior preferência dos clientes empresarias, devido à significância da relação cliente-funcionário, sendo a credibilidade e confiança diferenciais relevantes na escolha do canal de atendimento pelos clientes. Assim, o cliente empresarial prioriza o atendimento na agência, que considera ágil, entretanto não possui tempo disponível de espera. Isso deve favorecer a disponibilização de alternativas, como a utilização do Gerenciador Financeiro, e o aumento das transações por meios eletrônicos, abrindo caminhos para aplicação de treinamentos direcionados ao conhecimento e utilização de canais de auto atendimento bancário que minimizem o tempo que o cliente passa na agência.
id UFRGS-2_f03e8e9c9d05cbcfd2e67f0c003595e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13955
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Célia Luíza Izelli deNique, Walter Meucci2008-09-23T04:13:59Z2007http://hdl.handle.net/10183/13955000649622O presente trabalho aborda a utilização do Gerenciador Financeiro pelas empresas clientes do Banco do Brasil da agência 0975 de Rondon – Paraná, buscando compreender o comportamento destas em relação a canais alternativos de atendimento bancário. Sugere estratégias para o reconhecimento das vantagens dos serviços oferecidos pelo Gerenciador Financeiro. Permite a identificação e formulação de medidas para a diminuição do congestionamento na agência, redução de filas, melhoria no índice de utilização do aplicativo Gerenciador Finandeiro e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente. O levantamento de dados foi baseado em pesquisa Survey, contemplando um questionário com variáveis direcionadas a quantificar, de forma não probabilistica, a percepção dos clientes empresariais da agência 0975 de Rondon na escolha do canal de atendimento bancário. Encontrou-se que, apesar da facilidade em acessar a internet e os terminais de auto atendimento, e da insatisfação em permaner no aguardo pelo atendimento, a agência ainda é o canal de maior preferência dos clientes empresarias, devido à significância da relação cliente-funcionário, sendo a credibilidade e confiança diferenciais relevantes na escolha do canal de atendimento pelos clientes. Assim, o cliente empresarial prioriza o atendimento na agência, que considera ágil, entretanto não possui tempo disponível de espera. Isso deve favorecer a disponibilização de alternativas, como a utilização do Gerenciador Financeiro, e o aumento das transações por meios eletrônicos, abrindo caminhos para aplicação de treinamentos direcionados ao conhecimento e utilização de canais de auto atendimento bancário que minimizem o tempo que o cliente passa na agência.application/pdfporMarketing bancarioMarketing de serviçosBanco do Brasil.Automação bancáriaTecnologia da informaçãoAnálise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649622.pdf.txt000649622.pdf.txtExtracted Texttext/plain65981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13955/2/000649622.pdf.txtef365909c8816fc3171ff467c48de330MD52ORIGINAL000649622.pdf000649622.pdfTexto completoapplication/pdf332092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13955/1/000649622.pdf8fcbc02a40ff8d8da332e7a83739fa2dMD51THUMBNAIL000649622.pdf.jpg000649622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13955/3/000649622.pdf.jpg07cedc544ceac99557833caa22b55d59MD5310183/139552018-10-08 08:30:26.818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:30:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
title Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
spellingShingle Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
Oliveira, Célia Luíza Izelli de
Marketing bancario
Marketing de serviços
Banco do Brasil.
Automação bancária
Tecnologia da informação
title_short Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
title_full Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
title_fullStr Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
title_full_unstemmed Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
title_sort Análise dos fatores determinantes para a escolha do canal de atendimento bancário pelo cliente empresarial : estratégias para incentivar o uso do gerenciador financeiro como recurso
author Oliveira, Célia Luíza Izelli de
author_facet Oliveira, Célia Luíza Izelli de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Célia Luíza Izelli de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing bancario
Marketing de serviços
Banco do Brasil.
Automação bancária
Tecnologia da informação
topic Marketing bancario
Marketing de serviços
Banco do Brasil.
Automação bancária
Tecnologia da informação
description O presente trabalho aborda a utilização do Gerenciador Financeiro pelas empresas clientes do Banco do Brasil da agência 0975 de Rondon – Paraná, buscando compreender o comportamento destas em relação a canais alternativos de atendimento bancário. Sugere estratégias para o reconhecimento das vantagens dos serviços oferecidos pelo Gerenciador Financeiro. Permite a identificação e formulação de medidas para a diminuição do congestionamento na agência, redução de filas, melhoria no índice de utilização do aplicativo Gerenciador Finandeiro e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente. O levantamento de dados foi baseado em pesquisa Survey, contemplando um questionário com variáveis direcionadas a quantificar, de forma não probabilistica, a percepção dos clientes empresariais da agência 0975 de Rondon na escolha do canal de atendimento bancário. Encontrou-se que, apesar da facilidade em acessar a internet e os terminais de auto atendimento, e da insatisfação em permaner no aguardo pelo atendimento, a agência ainda é o canal de maior preferência dos clientes empresarias, devido à significância da relação cliente-funcionário, sendo a credibilidade e confiança diferenciais relevantes na escolha do canal de atendimento pelos clientes. Assim, o cliente empresarial prioriza o atendimento na agência, que considera ágil, entretanto não possui tempo disponível de espera. Isso deve favorecer a disponibilização de alternativas, como a utilização do Gerenciador Financeiro, e o aumento das transações por meios eletrônicos, abrindo caminhos para aplicação de treinamentos direcionados ao conhecimento e utilização de canais de auto atendimento bancário que minimizem o tempo que o cliente passa na agência.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-23T04:13:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13955
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649622
url http://hdl.handle.net/10183/13955
identifier_str_mv 000649622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13955/2/000649622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13955/1/000649622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13955/3/000649622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef365909c8816fc3171ff467c48de330
8fcbc02a40ff8d8da332e7a83739fa2d
07cedc544ceac99557833caa22b55d59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447025114677248