Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Jandir
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13966
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o nível de utilização do aplicativo Gerenciador Financeiro, pelos clientes empresariais do Banco do Brasil na Agência de Quedas do Iguaçu (PR). No método de pesquisa realizada através de um estudo de caso, foi trabalhado com dados primários e secundários, com amostra de 34 empresas das 160 empresas encarteiradas, clientes da agência estudada. Os dados primários foram extraídos da pesquisa quantitativa realizada com as empresas selecionadas e os dados secundários extraídos de aplicativos internos da agência. Os resultados obtidos mostram que é grande ainda a resistência dos empresários na utilização de canais alternativos, principalmente para realização de pagamentos via Gerenciador Financeiro. A cultura, o custo financeiro e a insegurança na utilização do canal representam os aspectos mais relevantes utilizados como argumentos pelos empresários. Com os resultados obtidos pode-se sugerir algumas ações para melhorar o índice de utilização do canal de auto-atendimento, lembrando que o estudo representa uma fotografia da agência de Quedas do Iguaçu - Pr, não podendo ser consideradas todas as suas conclusões para o universo das demais agências do Banco do Brasil.
id UFRGS-2_51bf35194acff32b222d2175757e36fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13966
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rizzo, JandirLuce, Fernando Bins2008-09-24T04:13:08Z2007http://hdl.handle.net/10183/13966000649406O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o nível de utilização do aplicativo Gerenciador Financeiro, pelos clientes empresariais do Banco do Brasil na Agência de Quedas do Iguaçu (PR). No método de pesquisa realizada através de um estudo de caso, foi trabalhado com dados primários e secundários, com amostra de 34 empresas das 160 empresas encarteiradas, clientes da agência estudada. Os dados primários foram extraídos da pesquisa quantitativa realizada com as empresas selecionadas e os dados secundários extraídos de aplicativos internos da agência. Os resultados obtidos mostram que é grande ainda a resistência dos empresários na utilização de canais alternativos, principalmente para realização de pagamentos via Gerenciador Financeiro. A cultura, o custo financeiro e a insegurança na utilização do canal representam os aspectos mais relevantes utilizados como argumentos pelos empresários. Com os resultados obtidos pode-se sugerir algumas ações para melhorar o índice de utilização do canal de auto-atendimento, lembrando que o estudo representa uma fotografia da agência de Quedas do Iguaçu - Pr, não podendo ser consideradas todas as suas conclusões para o universo das demais agências do Banco do Brasil.The present work had as main objective to investigate the level of use Financial Managerial applications program of Brazil Bank enterprise customers of Quedas do Iguaçu Agency. In the research method carried through a studied case with primary and secondary data, 36 samples of the segmented customers companies of the studied agency. The primary data had been extracted of the quantitative research that out with the selected companies and the secondary data had been extracted of Intern applications of the Quedas do Iguaçu agency. The gotten results show how is still great the resistance from customers – companies to use alternative way to do the payments using the Financial Manager applications program. The culture, the financial cost and fear the applicative way had been the arguments most utilizaded by customers – companies. With the gotten results we can make some suggestions to improve the auto – attendance index, being remembered that this study it represents a photograph of Quedas do Iguaçu agency, not being able to be considered in all conclusions for the universe to another Brazil Bank agencies.application/pdfporMarketing bancarioMarketing de relacionamentoTecnologia da informação : BancosAuto-atendimentoBanco do Brasil.MarketingFinancial managerialAlternative wayMarketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649406.pdf.txt000649406.pdf.txtExtracted Texttext/plain53907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13966/2/000649406.pdf.txtcf43b88c59650dc1b8545c39ed376d30MD52ORIGINAL000649406.pdf000649406.pdfTexto completoapplication/pdf622354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13966/1/000649406.pdf6dc93955abbf33bd2e134552f7503f5eMD51THUMBNAIL000649406.pdf.jpg000649406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13966/3/000649406.pdf.jpg7ce7bb3df24a2ca18e2f1855797063c1MD5310183/139662018-10-05 08:09:43.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13966Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:09:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
title Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
spellingShingle Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
Rizzo, Jandir
Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Tecnologia da informação : Bancos
Auto-atendimento
Banco do Brasil.
Marketing
Financial managerial
Alternative way
title_short Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
title_full Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
title_fullStr Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
title_full_unstemmed Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
title_sort Marketing bancário : a utilização do gerenciador financeiro do Banco do Brasil pelos clientes empresariais na agência Quedas do Iguaçu - PR
author Rizzo, Jandir
author_facet Rizzo, Jandir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Jandir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Tecnologia da informação : Bancos
Auto-atendimento
Banco do Brasil.
topic Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Tecnologia da informação : Bancos
Auto-atendimento
Banco do Brasil.
Marketing
Financial managerial
Alternative way
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Financial managerial
Alternative way
description O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o nível de utilização do aplicativo Gerenciador Financeiro, pelos clientes empresariais do Banco do Brasil na Agência de Quedas do Iguaçu (PR). No método de pesquisa realizada através de um estudo de caso, foi trabalhado com dados primários e secundários, com amostra de 34 empresas das 160 empresas encarteiradas, clientes da agência estudada. Os dados primários foram extraídos da pesquisa quantitativa realizada com as empresas selecionadas e os dados secundários extraídos de aplicativos internos da agência. Os resultados obtidos mostram que é grande ainda a resistência dos empresários na utilização de canais alternativos, principalmente para realização de pagamentos via Gerenciador Financeiro. A cultura, o custo financeiro e a insegurança na utilização do canal representam os aspectos mais relevantes utilizados como argumentos pelos empresários. Com os resultados obtidos pode-se sugerir algumas ações para melhorar o índice de utilização do canal de auto-atendimento, lembrando que o estudo representa uma fotografia da agência de Quedas do Iguaçu - Pr, não podendo ser consideradas todas as suas conclusões para o universo das demais agências do Banco do Brasil.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-24T04:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13966
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649406
url http://hdl.handle.net/10183/13966
identifier_str_mv 000649406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13966/2/000649406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13966/1/000649406.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13966/3/000649406.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf43b88c59650dc1b8545c39ed376d30
6dc93955abbf33bd2e134552f7503f5e
7ce7bb3df24a2ca18e2f1855797063c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224382466490368