MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ebeling, Larissa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275386
Resumo: Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL.
id UFRGS-2_f0443c4ae92a49a1ad9e1cc433ce1004
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275386
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ebeling, LarissaBehar, Patrícia Alejandra2024-05-14T06:30:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/275386000764700Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL.application/pdfporEnsino superiorEnsino a distânciaMDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764700.pdf.txt000764700.pdf.txtExtracted Texttext/plain81825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/2/000764700.pdf.txt1226a1b4e2a36f5bc86a1e76708afc4fMD52ORIGINAL000764700.pdfTexto completoapplication/pdf1809445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/1/000764700.pdf4ec259e8766f936a5fc569bccc158c9eMD5110183/2753862024-05-15 05:41:07.862518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-15T08:41:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
title MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
spellingShingle MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
Ebeling, Larissa
Ensino superior
Ensino a distância
title_short MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
title_full MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
title_fullStr MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
title_full_unstemmed MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
title_sort MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
author Ebeling, Larissa
author_facet Ebeling, Larissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ebeling, Larissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino a distância
topic Ensino superior
Ensino a distância
description Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-14T06:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764700
url http://hdl.handle.net/10183/275386
identifier_str_mv 000764700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/2/000764700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/1/000764700.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1226a1b4e2a36f5bc86a1e76708afc4f
4ec259e8766f936a5fc569bccc158c9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447366485934080