MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275386 |
Resumo: | Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL. |
id |
UFRGS-2_f0443c4ae92a49a1ad9e1cc433ce1004 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275386 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ebeling, LarissaBehar, Patrícia Alejandra2024-05-14T06:30:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/275386000764700Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL.application/pdfporEnsino superiorEnsino a distânciaMDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764700.pdf.txt000764700.pdf.txtExtracted Texttext/plain81825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/2/000764700.pdf.txt1226a1b4e2a36f5bc86a1e76708afc4fMD52ORIGINAL000764700.pdfTexto completoapplication/pdf1809445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/1/000764700.pdf4ec259e8766f936a5fc569bccc158c9eMD5110183/2753862024-05-15 05:41:07.862518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-15T08:41:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
title |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
spellingShingle |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas Ebeling, Larissa Ensino superior Ensino a distância |
title_short |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
title_full |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
title_fullStr |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
title_full_unstemmed |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
title_sort |
MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas |
author |
Ebeling, Larissa |
author_facet |
Ebeling, Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ebeling, Larissa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Ensino a distância |
topic |
Ensino superior Ensino a distância |
description |
Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-14T06:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275386 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275386 |
identifier_str_mv |
000764700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/2/000764700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275386/1/000764700.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1226a1b4e2a36f5bc86a1e76708afc4f 4ec259e8766f936a5fc569bccc158c9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447366485934080 |