Atuação nos anos iniciais de licenciandas em laboratórios de matemática : saberes docentes mobilizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Talessa dos Reis da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236515
Resumo: Este trabalho é fruto de questionamentos sobre o impacto na formação docente de licenciandas em Matemática que participaram, nos anos de 2018 e 2019, do cotidiano de um laboratório de matemática vinculado ao Programa Laboratórios de Matemática em Escolas Públicas (PLMEP). A questão orientadora deste estudo é: Que aprendizagens docentes são construídas quando licenciandas em Matemática participam, planejando e desenvolvendo, de atividades pedagógicas para turmas dos Anos Iniciais no Laboratório de Matemática da Escola Dolores? A pesquisa fundamenta-se como um estudo de caso de cunho qualitativo e tem como pressupostos teóricos as acepções de Maurice Tardif sobre os saberes docentes e as ideias de Paulo Freire sobre a formação permanente dos professores. Para responder à questão de investigação, foi realizada, remotamente, uma entrevista semiestruturada, na qual buscou-se identificar, nos dizeres e nas reflexões de uma ex-bolsista, atualmente professora de Matemática, indicativos de aprendizagens que podem se constituir como saberes docentes. A análise do material empírico foi realizada a partir do que chamamos de “artesania da análise”, que se expressa como um movimento de pensar, separar, recortar, colar, agrupar e colorir trechos da transcrição da entrevista. Esse trabalho analítico apontou para três âmbitos: processo de planejamento das aulas; postura profissional; e, docência e reflexão compartilhadas. No processo de planejamento das aulas, foram identificadas aprendizagens em três aspectos: estudar antes de planejar; pensar o enredo da aula; e, adequação da linguagem. Na postura profissional, foram reconhecidos três aspectos: respeito à aprendizagem e aos modos de viver de cada criança, rejeitando discriminações; humildade e inquietação docente; e, paciência. Na docência e reflexão compartilhadas, foram identificadas as seguintes aprendizagens construídas em decorrência do trabalho coletivo proporcionado pelo PLMEP: troca de conhecimento sobre as diferentes abordagens e formas de explicação para abordar os conceitos matemáticos com as crianças; reflexão sobre a prática, intensificada pela docência compartilhada e pela escrita acadêmica sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas no Laboratório de Matemática; aperfeiçoamento da escrita acadêmica; e, a socialização das ações do PLMEP em eventos de Educação Matemática. Além disso, este estudo também apontou que o Laboratório de Matemática é um espaço para aprender Matemática, aprender modos de ensinar Matemática e aprender a ser docente da disciplina de Matemática.
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Para responder à questão de investigação, foi realizada, remotamente, uma entrevista semiestruturada, na qual buscou-se identificar, nos dizeres e nas reflexões de uma ex-bolsista, atualmente professora de Matemática, indicativos de aprendizagens que podem se constituir como saberes docentes. A análise do material empírico foi realizada a partir do que chamamos de “artesania da análise”, que se expressa como um movimento de pensar, separar, recortar, colar, agrupar e colorir trechos da transcrição da entrevista. Esse trabalho analítico apontou para três âmbitos: processo de planejamento das aulas; postura profissional; e, docência e reflexão compartilhadas. No processo de planejamento das aulas, foram identificadas aprendizagens em três aspectos: estudar antes de planejar; pensar o enredo da aula; e, adequação da linguagem. Na postura profissional, foram reconhecidos três aspectos: respeito à aprendizagem e aos modos de viver de cada criança, rejeitando discriminações; humildade e inquietação docente; e, paciência. Na docência e reflexão compartilhadas, foram identificadas as seguintes aprendizagens construídas em decorrência do trabalho coletivo proporcionado pelo PLMEP: troca de conhecimento sobre as diferentes abordagens e formas de explicação para abordar os conceitos matemáticos com as crianças; reflexão sobre a prática, intensificada pela docência compartilhada e pela escrita acadêmica sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas no Laboratório de Matemática; aperfeiçoamento da escrita acadêmica; e, a socialização das ações do PLMEP em eventos de Educação Matemática. Além disso, este estudo também apontou que o Laboratório de Matemática é um espaço para aprender Matemática, aprender modos de ensinar Matemática e aprender a ser docente da disciplina de Matemática.This work is the result of questions about the impact on the teacher training of undergraduate students in Mathematics who participated, between 2018 and 2019, in the daily life of a mathematics laboratory linked to the Mathematics Laboratories Program in Public Schools (PLMEP). The guiding question of this study is: What teaching learning is built when undergraduates in Mathematics participate, planning and developing, pedagogical activities for classes in the Early Years in Dolores School’s Mathematic Laboratory? The research is based on a qualitative case study and its theoretical assumptions are the meanings of Maurice Tardif about teaching knowledge and Paulo Freire's ideas about the continuing education of teachers. To answer the research question, a semi-structured interview was carried out remotely, in which we sought to identify, in the words and reflections of a former scholar, currently a Mathematics teacher, indicative of learning that can be constituted as teaching knowledge. The analysis of the empirical material was carried out based on what we call the “craft of analysis”, which is expressed as a movement of thinking, separating, cutting, pasting, grouping and coloring excerpts from the interview transcript. This analytical work pointed to three areas: class planning process; professional attitude; and, shared teaching and reflection. In the lesson planning process, learning in three aspects was identified: studying before planning; think about the plot of the class; and, language adequacy. In the professional attitude, three aspects were recognized: respect for each child's learning and ways of living, rejecting discrimination; humility and teacher restlessness; and, patience. In shared teaching and reflection, the following learnings were identified, built as a result of the collective work provided by the PLMEP: exchange of knowledge about different approaches and forms of explanation to address mathematical concepts with children; reflection on practice, intensified by shared teaching and academic writing, on the pedagogical activities developed in the Mathematics Laboratory; improvement of academic writing; and, the socialization of PLMEP actions in Mathematics Education events. In addition, this study also pointed out that the Mathematics Laboratory is a space to learn Mathematics, learn ways to teach Mathematics and learn to teach Mathematics.application/pdfporPráticas pedagógicasAnos iniciaisFormação de professoresTeaching knowledgePedagogical practicesEarly yearsMathematics laboratoryTeacher trainingAtuação nos anos iniciais de licenciandas em laboratórios de matemática : saberes docentes mobilizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139277.pdf.txt001139277.pdf.txtExtracted Texttext/plain200608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236515/2/001139277.pdf.txtd0774fe0a390ec7ade321ebe5b25d5c8MD52ORIGINAL001139277.pdfTexto completoapplication/pdf1412654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236515/1/001139277.pdf2f43ebd9a6f6f94fa0f2f01aa2121e40MD5110183/2365152022-04-20 04:46:56.480458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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