Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Isaura de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moser, Jéssica Tomasi, Bianchi, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270981
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem que foram determinantes para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante as disciplinas cursadas no período de Ensino Remoto Emergencial devido a pandemia por COVID19. Essa pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa, descritiva e levantamento por meio de um questionário, adaptado de Boruchovitch et al. (2006), o qual teve, ao todo, 242 respondentes e, posteriormente, mais um grupo focal de quatro participantes, realizado no mês de agosto de 2022. Os resultados evidenciaram que mesmo em momentos atípicos e com mudanças nas rotinas das aulas que antes eram presenciais e passaram a ser ministradas por Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominantemente os discentes utilizaram estratégias metacognitivas, o que indica que eles têm consciência de qual melhor estratégia se adapta para o seu processo de ensino-aprendizagem. Observou-se, também, a complexidade que é para os professores em instruir alunos com perfis diferentes. Desse modo, o estudo contribui em evidenciar a adaptação dos discentes com o seu processo de ensino-aprendizagem em momento de adversidades, como em decorrência da pandemia, e a relevância da experiência dos docentes incentivando o uso de estratégias de aprendizagem durante as aulas do ERE.
id UFRGS-2_f0e2c5c39926ea4802f0bd3526ea8c7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Maria Isaura de OliveiraMoser, Jéssica TomasiBianchi, Márcia2024-01-13T03:42:19Z20232317-6148http://hdl.handle.net/10183/270981001193801O estudo teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem que foram determinantes para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante as disciplinas cursadas no período de Ensino Remoto Emergencial devido a pandemia por COVID19. Essa pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa, descritiva e levantamento por meio de um questionário, adaptado de Boruchovitch et al. (2006), o qual teve, ao todo, 242 respondentes e, posteriormente, mais um grupo focal de quatro participantes, realizado no mês de agosto de 2022. Os resultados evidenciaram que mesmo em momentos atípicos e com mudanças nas rotinas das aulas que antes eram presenciais e passaram a ser ministradas por Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominantemente os discentes utilizaram estratégias metacognitivas, o que indica que eles têm consciência de qual melhor estratégia se adapta para o seu processo de ensino-aprendizagem. Observou-se, também, a complexidade que é para os professores em instruir alunos com perfis diferentes. Desse modo, o estudo contribui em evidenciar a adaptação dos discentes com o seu processo de ensino-aprendizagem em momento de adversidades, como em decorrência da pandemia, e a relevância da experiência dos docentes incentivando o uso de estratégias de aprendizagem durante as aulas do ERE.This is an analysis of the determining learning strategies used by undergraduate students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul during the terms that took place in the Emergency Remote Teaching period. This research is classified as quantitative, qualitative, and descriptive, with a survey through a questionnaire adapted from Boruchovitch et al. (2006), (242 respondents) and a focus group (4 participants) analyzed in August 2022. Results indicate that, even in atypical moments and with changes in the study routine, which was previously face-to-face and then switched to Emergency Remote Teaching (ERT), students predominantly used metacognitive strategies, indicating they are aware of which strategy best suits their learning process. The complexity of instructing students with different profiles is also indicated. Therefore, this study highlights how students adapted their learning process in times of adversity due to the pandemic and the relevance of the experience of professors encouraging the use of learning strategies during ERT classes.application/pdfporRevista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 12, n. 23 (2023), p. 158-181AprendizagemEnsino Remoto Emergencial (ERE)Pandemia de COVID-19 (2020-)Learning strategiesAccounting sciences studentsEmergency remote teachingEstratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193801.pdf.txt001193801.pdf.txtExtracted Texttext/plain58028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270981/2/001193801.pdf.txtba523f8c634e7a463185b868544d35feMD52ORIGINAL001193801.pdfTexto completoapplication/pdf1050080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270981/1/001193801.pdf1b968c84b8d6d8b09f2a6752b1c59e8aMD5110183/2709812024-01-14 04:24:25.247011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
title Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
spellingShingle Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
Pires, Maria Isaura de Oliveira
Aprendizagem
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Learning strategies
Accounting sciences students
Emergency remote teaching
title_short Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
title_full Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
title_fullStr Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
title_sort Estratégias de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Durante a Pandemia por COVID-19
author Pires, Maria Isaura de Oliveira
author_facet Pires, Maria Isaura de Oliveira
Moser, Jéssica Tomasi
Bianchi, Márcia
author_role author
author2 Moser, Jéssica Tomasi
Bianchi, Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Isaura de Oliveira
Moser, Jéssica Tomasi
Bianchi, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Aprendizagem
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Learning strategies
Accounting sciences students
Emergency remote teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning strategies
Accounting sciences students
Emergency remote teaching
description O estudo teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem que foram determinantes para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante as disciplinas cursadas no período de Ensino Remoto Emergencial devido a pandemia por COVID19. Essa pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa, descritiva e levantamento por meio de um questionário, adaptado de Boruchovitch et al. (2006), o qual teve, ao todo, 242 respondentes e, posteriormente, mais um grupo focal de quatro participantes, realizado no mês de agosto de 2022. Os resultados evidenciaram que mesmo em momentos atípicos e com mudanças nas rotinas das aulas que antes eram presenciais e passaram a ser ministradas por Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominantemente os discentes utilizaram estratégias metacognitivas, o que indica que eles têm consciência de qual melhor estratégia se adapta para o seu processo de ensino-aprendizagem. Observou-se, também, a complexidade que é para os professores em instruir alunos com perfis diferentes. Desse modo, o estudo contribui em evidenciar a adaptação dos discentes com o seu processo de ensino-aprendizagem em momento de adversidades, como em decorrência da pandemia, e a relevância da experiência dos docentes incentivando o uso de estratégias de aprendizagem durante as aulas do ERE.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-13T03:42:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270981
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-6148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193801
identifier_str_mv 2317-6148
001193801
url http://hdl.handle.net/10183/270981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Contabilidade Dom Alberto. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 12, n. 23 (2023), p. 158-181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270981/2/001193801.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270981/1/001193801.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba523f8c634e7a463185b868544d35fe
1b968c84b8d6d8b09f2a6752b1c59e8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109585788928