Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274224 |
Resumo: | Este artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota. |
id |
UFRGS-2_e7dc18c6cabe251483c1b61464468ce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274224 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Shaiane Castro deBehr, Ariel2024-03-27T06:37:18Z2021http://hdl.handle.net/10183/274224001199613Este artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota.This article carried out an analysis, from the perspective of students, of the impacts of Emergency Remote Teaching (ERE) in the Accounting Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). A survey was elaborated regarding the conception of the students in this period of exceptionality. The collected data were analyzed using descriptive analysis, using univariate statistical techniques. The main scope used for data collection and analysis was the study carried out by Hodges et al. (2020). From the analysis of the answers, it was possible to identify the main worry of the students in this period were regarding the learning that remote disciplines could offer compared to face-to-face teaching, and the lack of contact with teachers and colleagues. The biggest contributions of the ERE were the flexibility of study schedules, as well as the consultation of asynchronous classes, and no need to commute to the university. This study contributed to future actions at UFRGS regarding the use of technological tools in the follow-up of classes and improvement of subjects attended remotely.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulPandemia de COVID-19 (2020-)Ensino Remoto Emergencial (ERE)ContabilidadeEmergency remote teachingAccountingPandemicImpactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGSImpacts of the Coronavirus Pandemic on higher education : the case of the course of Accounting Sciences at UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021/2Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199613.pdf.txt001199613.pdf.txtExtracted Texttext/plain65906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/2/001199613.pdf.txt4a3f81b6398ca4a126c7f76b0c808e95MD52ORIGINAL001199613.pdfTexto completoapplication/pdf339317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/1/001199613.pdf7ef85d52d8690237b7d268fe6effdb0eMD5110183/2742242024-03-28 06:24:21.237317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Impacts of the Coronavirus Pandemic on higher education : the case of the course of Accounting Sciences at UFRGS |
title |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
spellingShingle |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS Oliveira, Shaiane Castro de Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pandemia de COVID-19 (2020-) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Contabilidade Emergency remote teaching Accounting Pandemic |
title_short |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
title_full |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
title_fullStr |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
title_sort |
Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS |
author |
Oliveira, Shaiane Castro de |
author_facet |
Oliveira, Shaiane Castro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Shaiane Castro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behr, Ariel |
contributor_str_mv |
Behr, Ariel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pandemia de COVID-19 (2020-) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Contabilidade |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pandemia de COVID-19 (2020-) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Contabilidade Emergency remote teaching Accounting Pandemic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Emergency remote teaching Accounting Pandemic |
description |
Este artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-27T06:37:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274224 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001199613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274224 |
identifier_str_mv |
001199613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/2/001199613.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/1/001199613.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a3f81b6398ca4a126c7f76b0c808e95 7ef85d52d8690237b7d268fe6effdb0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447364389830656 |