Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Shaiane Castro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274224
Resumo: Este artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota.
id UFRGS-2_e7dc18c6cabe251483c1b61464468ce6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274224
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Shaiane Castro deBehr, Ariel2024-03-27T06:37:18Z2021http://hdl.handle.net/10183/274224001199613Este artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota.This article carried out an analysis, from the perspective of students, of the impacts of Emergency Remote Teaching (ERE) in the Accounting Sciences course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). A survey was elaborated regarding the conception of the students in this period of exceptionality. The collected data were analyzed using descriptive analysis, using univariate statistical techniques. The main scope used for data collection and analysis was the study carried out by Hodges et al. (2020). From the analysis of the answers, it was possible to identify the main worry of the students in this period were regarding the learning that remote disciplines could offer compared to face-to-face teaching, and the lack of contact with teachers and colleagues. The biggest contributions of the ERE were the flexibility of study schedules, as well as the consultation of asynchronous classes, and no need to commute to the university. This study contributed to future actions at UFRGS regarding the use of technological tools in the follow-up of classes and improvement of subjects attended remotely.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulPandemia de COVID-19 (2020-)Ensino Remoto Emergencial (ERE)ContabilidadeEmergency remote teachingAccountingPandemicImpactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGSImpacts of the Coronavirus Pandemic on higher education : the case of the course of Accounting Sciences at UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2021/2Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199613.pdf.txt001199613.pdf.txtExtracted Texttext/plain65906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/2/001199613.pdf.txt4a3f81b6398ca4a126c7f76b0c808e95MD52ORIGINAL001199613.pdfTexto completoapplication/pdf339317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/1/001199613.pdf7ef85d52d8690237b7d268fe6effdb0eMD5110183/2742242024-03-28 06:24:21.237317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-28T09:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Impacts of the Coronavirus Pandemic on higher education : the case of the course of Accounting Sciences at UFRGS
title Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
spellingShingle Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
Oliveira, Shaiane Castro de
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Contabilidade
Emergency remote teaching
Accounting
Pandemic
title_short Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_full Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_fullStr Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_full_unstemmed Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
title_sort Impactos da Pandemia do Coronavírus no ensino superior : o caso do curso de Ciências Contábeis da UFRGS
author Oliveira, Shaiane Castro de
author_facet Oliveira, Shaiane Castro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Shaiane Castro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Contabilidade
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Contabilidade
Emergency remote teaching
Accounting
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Emergency remote teaching
Accounting
Pandemic
description Este artigo realizou uma análise, sob a perspectiva dos discentes, dos impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elaborou-se um questionário referente a concepção dos discentes nesse período de excepcionalidade. Os dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva, valendo-se de técnicas estatísticas univariadas. O escopo teórico principal utilizado para o levantamento de dados e a realização da análise foi o estudo realizado por Hodges et al. (2020). A partir da análise das respostas foi possível identificar que as principais preocupações dos discentes nesse período foram quanto a aprendizagem que as disciplinas remotas poderiam oferecer em comparação com o ensino presencial, e a falta de contato com professores e colegas. Já as maiores contribuições foram a flexibilidade dos horários para estudo, assim como para consulta das aulas assíncronas, e a não necessidade de deslocamento para a universidade. Esse estudo contribuiu para ações futuras da UFRGS no que tange o uso de ferramentas tecnológicas no seguimento das aulas e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas de maneira remota.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199613
url http://hdl.handle.net/10183/274224
identifier_str_mv 001199613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/2/001199613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274224/1/001199613.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a3f81b6398ca4a126c7f76b0c808e95
7ef85d52d8690237b7d268fe6effdb0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447364389830656