La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Didriksson, Axel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Álvarez, Freddy, Caamaño, Carmen, Caregnato, Célia Elizabete, Perrotta, Daniela, Del Valle, Damián, Hernández, Alicia, Torlucci, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217190
Resumo: O modelo de universidade disciplinar e de separação de seus processos e resultados acadêmicos, faz com que a gestão de novos conhecimentos, a sinergia entre as humanidades, a ciência, a arte a tecnologia, a organização do currículo e a estrutura de seu governo e da representação de seus principais atores e comunidades, tenham sobrevivido sem grandes mudanças durante os últimos cem anos, com uma identidade e raízes históricas muito vinculada às lutas estudantis e às conjunturas históricas dos distintos governos e países, sobretudo com um legado muito forte e determinante herdado do movimento reformista estudantil de 1918, da Universidade de Córdoba, Argentina, e que se entendeu amplamente na maioria das universidades em toda a região, que ainda prevalece e segue como referência obrigatória de afinidade. Neste trabalho, esse contexto de referência destaca algumas das tendências que estão em debate na região da América Latina e do Caribe, sob a perspectiva de mudanças que visam localizar as ciências e a tecnologia a partir das Humanidades.
id UFRGS-2_f0fa2a6ca6c6ac3312797d93536b9120
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217190
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Didriksson, AxelÁlvarez, FreddyCaamaño, CarmenCaregnato, Célia ElizabetePerrotta, DanielaDel Valle, DamiánHernández, AliciaTorlucci, Sandra2021-01-09T04:19:12Z20202347-0658http://hdl.handle.net/10183/217190001120184O modelo de universidade disciplinar e de separação de seus processos e resultados acadêmicos, faz com que a gestão de novos conhecimentos, a sinergia entre as humanidades, a ciência, a arte a tecnologia, a organização do currículo e a estrutura de seu governo e da representação de seus principais atores e comunidades, tenham sobrevivido sem grandes mudanças durante os últimos cem anos, com uma identidade e raízes históricas muito vinculada às lutas estudantis e às conjunturas históricas dos distintos governos e países, sobretudo com um legado muito forte e determinante herdado do movimento reformista estudantil de 1918, da Universidade de Córdoba, Argentina, e que se entendeu amplamente na maioria das universidades em toda a região, que ainda prevalece e segue como referência obrigatória de afinidade. Neste trabalho, esse contexto de referência destaca algumas das tendências que estão em debate na região da América Latina e do Caribe, sob a perspectiva de mudanças que visam localizar as ciências e a tecnologia a partir das Humanidades.The model of disciplinary university, and separation of the processes and academic results, makes the management of new knowledge, the synergy between the humanities, science, art and technology, the organization of the curriculum and the structure of its government and the representation of its main actors and communities, have survived without great changes over the last hundred years in the higher education institutions of Latin America, with an identity and a historical roots closely linked to student struggles and the historical joints of different governments and countries, especially with the very strong and decisive legacy left by the student reform movement of 1918, of the University of Cordoba, Argentina, and which was extensive throughout the region at most of its universities, and which still prevails and remain and obligatory reference of affinity .In this work, this reference context highlights some of the trends that are in the debate in the Latin American and the Caribbean region, from the perspective of changes that aim to locate sciences and technology from the humanities.El modelo de Universidad disciplinar y de separación de sus procesos y resultados académicos hace que la gestión de nuevos conocimientos, la sinergia entre las humanidades, la ciencia, el arte y la tecnología, la organización del currículum y la estructura de su gobierno y de la representación de sus principales actores y comunidades, hayan sobrevivido sin grandes cambios durante los últimos cien años, con una identidad y una raigambre histórica muy vinculada a las luchas estudiantiles y a las coyunturas históricas de los distintos gobiernos y países, sobre todo con el muy fuerte y determinante legado que dejó el movimiento reformista estudiantil de 1918 de la Universidad de Córdoba, Argentina, y que fue extensivo a lo largo y ancho de la región en la mayoría de sus universidades, y que aún prevalece y siguen siendo un referente obligado de afinidad. En este trabajo, este contexto de referencia destaca algunas de las tendencias que están en debate en la región de América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de cambios que apuntan a ubicar a las ciencias y a la tecnología desde las humanidades.application/pdfspaIntegración y Conocimiento. Buenos Aires, Argentina. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 14-42Ensino superiorInterdisciplinaridadeHigher EducationLatin American UniversitySynergy between humanitiesScience and technologyInterdisciplinaryLa ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentesEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120184.pdf.txt001120184.pdf.txtExtracted Texttext/plain90725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217190/2/001120184.pdf.txt44e9dce73b44545b401a0692d40af1f0MD52ORIGINAL001120184.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf705717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217190/1/001120184.pdf79d7bd99cc8d5f3308225d5f8025ec83MD5110183/2171902021-03-09 04:37:56.384564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217190Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:37:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
title La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
spellingShingle La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
Didriksson, Axel
Ensino superior
Interdisciplinaridade
Higher Education
Latin American University
Synergy between humanities
Science and technology
Interdisciplinary
title_short La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
title_full La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
title_fullStr La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
title_full_unstemmed La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
title_sort La ciencia y la tecnología desde las humanidades : temas emer(conver)gentes
author Didriksson, Axel
author_facet Didriksson, Axel
Álvarez, Freddy
Caamaño, Carmen
Caregnato, Célia Elizabete
Perrotta, Daniela
Del Valle, Damián
Hernández, Alicia
Torlucci, Sandra
author_role author
author2 Álvarez, Freddy
Caamaño, Carmen
Caregnato, Célia Elizabete
Perrotta, Daniela
Del Valle, Damián
Hernández, Alicia
Torlucci, Sandra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Didriksson, Axel
Álvarez, Freddy
Caamaño, Carmen
Caregnato, Célia Elizabete
Perrotta, Daniela
Del Valle, Damián
Hernández, Alicia
Torlucci, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Interdisciplinaridade
topic Ensino superior
Interdisciplinaridade
Higher Education
Latin American University
Synergy between humanities
Science and technology
Interdisciplinary
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher Education
Latin American University
Synergy between humanities
Science and technology
Interdisciplinary
description O modelo de universidade disciplinar e de separação de seus processos e resultados acadêmicos, faz com que a gestão de novos conhecimentos, a sinergia entre as humanidades, a ciência, a arte a tecnologia, a organização do currículo e a estrutura de seu governo e da representação de seus principais atores e comunidades, tenham sobrevivido sem grandes mudanças durante os últimos cem anos, com uma identidade e raízes históricas muito vinculada às lutas estudantis e às conjunturas históricas dos distintos governos e países, sobretudo com um legado muito forte e determinante herdado do movimento reformista estudantil de 1918, da Universidade de Córdoba, Argentina, e que se entendeu amplamente na maioria das universidades em toda a região, que ainda prevalece e segue como referência obrigatória de afinidade. Neste trabalho, esse contexto de referência destaca algumas das tendências que estão em debate na região da América Latina e do Caribe, sob a perspectiva de mudanças que visam localizar as ciências e a tecnologia a partir das Humanidades.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:19:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217190
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2347-0658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120184
identifier_str_mv 2347-0658
001120184
url http://hdl.handle.net/10183/217190
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Integración y Conocimiento. Buenos Aires, Argentina. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 14-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217190/2/001120184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217190/1/001120184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44e9dce73b44545b401a0692d40af1f0
79d7bd99cc8d5f3308225d5f8025ec83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006591508480