Sobre mulheres e roupas : a imprensa feminina, a moda e a edição de dezembro de 2015 da Revista Elle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chies, Anna Carolina da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177670
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a edição 331 da revista ELLE Brasil, publicada em dezembro de 2015, sob o título de Moda e Feminismo. Para a realização deste estudo, a autora desta pesquisa delimitou momentos em que a moda auxiliou na maior representatividade da mulher na sociedade, utilizando como exemplo Maria Antonieta, as Sufragistas Inglesas, Coco Chanel e Virginia Woolf. Com isto, a história da imprensa feminina também é trazida, expondo sua origem, ideais e o surgimento de publicações tidas como feministas. Assim, o conceito da moda na imprensa feminina também é mostrado, explicando que a temática causa uma auto-invenção e uma auto-apropriação da mulher. O estudo se baseia principalmente nos conceitos de moda e indumentária de Diana Crane (2006) e Anne Hollander (1998); moda e comunicação de Malcolm Barnard (2003); e construção do feminino de Gilles Lipovetsky. Utilizando as ideias desses autores e de outros teóricos, este trabalho busca situar relações entre a representatividade da mulher, a moda, o feminismo e a imprensa feminina. A metodologia usada foi a Análise Crítica do Discurso, idealizada por Norman Fairclough, com o breve auxílio dos conceitos semióticos de Yuri Lotman - apresentado por Jorge Lozano - e Sônia Maria de Oliveira Pimenta para a análise de imagens. Para isto, a edição da revista foi divida em três partes: Manifesto Feminista x Ensaio Elas por Elas, O Texto Passeatas e Passarelas e Textos Sobre Carreiras das Mulheres.
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