Sobre mulheres e roupas : a imprensa feminina, a moda e a edição de dezembro de 2015 da Revista Elle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177670 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar a edição 331 da revista ELLE Brasil, publicada em dezembro de 2015, sob o título de Moda e Feminismo. Para a realização deste estudo, a autora desta pesquisa delimitou momentos em que a moda auxiliou na maior representatividade da mulher na sociedade, utilizando como exemplo Maria Antonieta, as Sufragistas Inglesas, Coco Chanel e Virginia Woolf. Com isto, a história da imprensa feminina também é trazida, expondo sua origem, ideais e o surgimento de publicações tidas como feministas. Assim, o conceito da moda na imprensa feminina também é mostrado, explicando que a temática causa uma auto-invenção e uma auto-apropriação da mulher. O estudo se baseia principalmente nos conceitos de moda e indumentária de Diana Crane (2006) e Anne Hollander (1998); moda e comunicação de Malcolm Barnard (2003); e construção do feminino de Gilles Lipovetsky. Utilizando as ideias desses autores e de outros teóricos, este trabalho busca situar relações entre a representatividade da mulher, a moda, o feminismo e a imprensa feminina. A metodologia usada foi a Análise Crítica do Discurso, idealizada por Norman Fairclough, com o breve auxílio dos conceitos semióticos de Yuri Lotman - apresentado por Jorge Lozano - e Sônia Maria de Oliveira Pimenta para a análise de imagens. Para isto, a edição da revista foi divida em três partes: Manifesto Feminista x Ensaio Elas por Elas, O Texto Passeatas e Passarelas e Textos Sobre Carreiras das Mulheres. |
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Chies, Anna Carolina da SilvaFigueiredo, Joana Bosak de2018-05-09T02:30:32Z2017http://hdl.handle.net/10183/177670001063049O presente trabalho se propõe a analisar a edição 331 da revista ELLE Brasil, publicada em dezembro de 2015, sob o título de Moda e Feminismo. Para a realização deste estudo, a autora desta pesquisa delimitou momentos em que a moda auxiliou na maior representatividade da mulher na sociedade, utilizando como exemplo Maria Antonieta, as Sufragistas Inglesas, Coco Chanel e Virginia Woolf. Com isto, a história da imprensa feminina também é trazida, expondo sua origem, ideais e o surgimento de publicações tidas como feministas. Assim, o conceito da moda na imprensa feminina também é mostrado, explicando que a temática causa uma auto-invenção e uma auto-apropriação da mulher. O estudo se baseia principalmente nos conceitos de moda e indumentária de Diana Crane (2006) e Anne Hollander (1998); moda e comunicação de Malcolm Barnard (2003); e construção do feminino de Gilles Lipovetsky. Utilizando as ideias desses autores e de outros teóricos, este trabalho busca situar relações entre a representatividade da mulher, a moda, o feminismo e a imprensa feminina. A metodologia usada foi a Análise Crítica do Discurso, idealizada por Norman Fairclough, com o breve auxílio dos conceitos semióticos de Yuri Lotman - apresentado por Jorge Lozano - e Sônia Maria de Oliveira Pimenta para a análise de imagens. Para isto, a edição da revista foi divida em três partes: Manifesto Feminista x Ensaio Elas por Elas, O Texto Passeatas e Passarelas e Textos Sobre Carreiras das Mulheres.The present work proposes to analyze the 331 edition of the magazine ELLE Brazil, published in December of 2015, under the title of Fashion and Feminism. In order to get to this analysis, a few moments were analyzed in which fashion aided in the greater representativeness of women in society, using as an example Marie Antoinette, the English Suffragettes, Coco Chanel and Virginia Woolf. With this, the history of the feminine press is also brought, exposing its origin, ideals and the emergence of publications considered as feminists. Thus, the concept of fashion in the women's press is also shown, explaining that the theme causes a self-invention and a self-appropriation of women. The study is based mainly on the fashion and clothing concepts of Diana Crane (2006) and Anne Hollander (1998); fashion and communication of Malcolm Barnard (2003); and construction of the feminine of Gilles Lipovetsky. Using the understandings of these and other theorists, this work seeks to situate relations between the representativeness of women, fashion, feminism and the women's press. The methodology used was the Critical Discourse Analysis, idealized by Norman Fairclough, with the brief help of the semiotic concepts of Yuri Lotman - presented by Jorge Lozano - and Sônia Maria de Oliveira Pimenta for the analysis of images. For this, the edition of the magazine was divided in three parts: Feminist Manifesto x Essay for them, The Text Passes and Walkways and Texts on Women's Careers.application/pdfporJornalismo de modaImprensa femininaRepresentativeness of womenFashionELLE magazineWomen‟s pressFeminismSobre mulheres e roupas : a imprensa feminina, a moda e a edição de dezembro de 2015 da Revista Elleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063049.pdf001063049.pdfTexto completoapplication/pdf1947758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177670/1/001063049.pdf605dde4a21e67d50102f56015834104cMD51TEXT001063049.pdf.txt001063049.pdf.txtExtracted Texttext/plain188445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177670/2/001063049.pdf.txt69aff6ffd94d01346cdfd8161f053deeMD5210183/1776702018-06-07 02:29:03.008849oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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