Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendoza, Carolina da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97673
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a educação não-formal e seus aspectos dialógicos, especialmente na área das artes, através de um percurso que se inicia no Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo no período de 2008 a 2010, e se desdobra na formação de um coletivo de arte educadores – o Coletivo E. Tendo como suporte pedagógico o conceito de experiência trazido por Jorge Larrosa, o Coletivo E surge como uma iniciativa diferenciada na área da educação não-formal em artes. O período acima citado foi levado em consideração como algo merecedor de ser registrado, pelo fato de ser um momento de transformação e expansão do Programa Educativo, e de consolidação de sistemas até hoje utilizados, além de promover o encontro de ideias dos então futuros membros fundadores do Coletivo E. Percebe-se a necessidade de pesquisar como se configuram e atuam iniciativas como esta. Para que práticas, pensamentos e histórias não se restrinjam apenas à memória daqueles que fizeram parte destas, se faz necessário alguma forma de registro como uma possível contribuição para o campo da educação de uma forma geral.
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