Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/97673 |
Resumo: | Esta pesquisa trata sobre a educação não-formal e seus aspectos dialógicos, especialmente na área das artes, através de um percurso que se inicia no Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo no período de 2008 a 2010, e se desdobra na formação de um coletivo de arte educadores – o Coletivo E. Tendo como suporte pedagógico o conceito de experiência trazido por Jorge Larrosa, o Coletivo E surge como uma iniciativa diferenciada na área da educação não-formal em artes. O período acima citado foi levado em consideração como algo merecedor de ser registrado, pelo fato de ser um momento de transformação e expansão do Programa Educativo, e de consolidação de sistemas até hoje utilizados, além de promover o encontro de ideias dos então futuros membros fundadores do Coletivo E. Percebe-se a necessidade de pesquisar como se configuram e atuam iniciativas como esta. Para que práticas, pensamentos e histórias não se restrinjam apenas à memória daqueles que fizeram parte destas, se faz necessário alguma forma de registro como uma possível contribuição para o campo da educação de uma forma geral. |
id |
UFRGS-2_f1a147cca52b105319fca9ee2ab7bf37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97673 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendoza, Carolina da SilvaZanatta, Cláudia Vicari2014-07-12T02:13:35Z2012http://hdl.handle.net/10183/97673000920987Esta pesquisa trata sobre a educação não-formal e seus aspectos dialógicos, especialmente na área das artes, através de um percurso que se inicia no Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo no período de 2008 a 2010, e se desdobra na formação de um coletivo de arte educadores – o Coletivo E. Tendo como suporte pedagógico o conceito de experiência trazido por Jorge Larrosa, o Coletivo E surge como uma iniciativa diferenciada na área da educação não-formal em artes. O período acima citado foi levado em consideração como algo merecedor de ser registrado, pelo fato de ser um momento de transformação e expansão do Programa Educativo, e de consolidação de sistemas até hoje utilizados, além de promover o encontro de ideias dos então futuros membros fundadores do Coletivo E. Percebe-se a necessidade de pesquisar como se configuram e atuam iniciativas como esta. Para que práticas, pensamentos e histórias não se restrinjam apenas à memória daqueles que fizeram parte destas, se faz necessário alguma forma de registro como uma possível contribuição para o campo da educação de uma forma geral.This research proposes a view over non-formal education and its dialogical aspects, especially in the arts, through a course which begins at Iberê Camargo Foundation’s Educational Program from 2008 to 2010, and develops in a formation of an art educators collective – the Coletivo E. The period above cited was considered as something worth of register, because it was a moment of transformation and expansion of Educational Program, and a moment of setting of systems that lasts until nowadays, besides the promotion of the encounter of ideas from the future founders members of Coletivo E. Supported by the pedagogical concept of experience brought by Jorge Larrosa, the Coletivo E rises as a different initiative on the non-formal educational field in arts. It is noticed the needs of research how to configure and operate initiatives like this. For certain practices, thoughts and stories are not restricted only to the memory of those who were part of this, it is necessary some form of registration as a possible contribution to the field of education in general.application/pdfporArte : EducaçãoExperiênciaInstituicao cultural : Rio Grande do SulEducação não-formalNon-formal educationArt educationExperienceCultural institutionCollective initiativesExperiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo Einfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920987.pdf000920987.pdfTexto completoapplication/pdf6067234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97673/1/000920987.pdf517c4eada35339a67a07be15b37352e5MD51TEXT000920987.pdf.txt000920987.pdf.txtExtracted Texttext/plain248915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97673/2/000920987.pdf.txte06bbbd806d0aac3898ac92863edc81dMD52THUMBNAIL000920987.pdf.jpg000920987.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97673/3/000920987.pdf.jpgc25667574164f038717eb49b78fda531MD5310183/976732018-10-08 08:19:44.424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97673Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:19:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
title |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
spellingShingle |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E Mendoza, Carolina da Silva Arte : Educação Experiência Instituicao cultural : Rio Grande do Sul Educação não-formal Non-formal education Art education Experience Cultural institution Collective initiatives |
title_short |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
title_full |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
title_fullStr |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
title_full_unstemmed |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
title_sort |
Experiências de aprendizagem em educação não formal em artes : um percurso do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo ao Coletivo E |
author |
Mendoza, Carolina da Silva |
author_facet |
Mendoza, Carolina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendoza, Carolina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanatta, Cláudia Vicari |
contributor_str_mv |
Zanatta, Cláudia Vicari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte : Educação Experiência Instituicao cultural : Rio Grande do Sul Educação não-formal |
topic |
Arte : Educação Experiência Instituicao cultural : Rio Grande do Sul Educação não-formal Non-formal education Art education Experience Cultural institution Collective initiatives |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Non-formal education Art education Experience Cultural institution Collective initiatives |
description |
Esta pesquisa trata sobre a educação não-formal e seus aspectos dialógicos, especialmente na área das artes, através de um percurso que se inicia no Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo no período de 2008 a 2010, e se desdobra na formação de um coletivo de arte educadores – o Coletivo E. Tendo como suporte pedagógico o conceito de experiência trazido por Jorge Larrosa, o Coletivo E surge como uma iniciativa diferenciada na área da educação não-formal em artes. O período acima citado foi levado em consideração como algo merecedor de ser registrado, pelo fato de ser um momento de transformação e expansão do Programa Educativo, e de consolidação de sistemas até hoje utilizados, além de promover o encontro de ideias dos então futuros membros fundadores do Coletivo E. Percebe-se a necessidade de pesquisar como se configuram e atuam iniciativas como esta. Para que práticas, pensamentos e histórias não se restrinjam apenas à memória daqueles que fizeram parte destas, se faz necessário alguma forma de registro como uma possível contribuição para o campo da educação de uma forma geral. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-12T02:13:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/97673 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920987 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/97673 |
identifier_str_mv |
000920987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97673/1/000920987.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97673/2/000920987.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97673/3/000920987.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
517c4eada35339a67a07be15b37352e5 e06bbbd806d0aac3898ac92863edc81d c25667574164f038717eb49b78fda531 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224468620640256 |