Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meura, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36796
Resumo: Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.
id UFRGS-2_76ff89589207a860f8f872208877e365
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36796
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meura, Ana PaulaBarreto, Umbelina Maria Duarte2012-01-20T01:20:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/36796000818694Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.This coursework deals with a reflection on issues that cut across formal education and non-formal education on the teaching of arts. It starts focusing on the importance of dialogue on both, through a brief history on art education, and begins to address the formal and non formal educational contexts to approach changes in classrooms in close contact to contemporary art. This study points out the changes occurred through emerging cultural institutions, focusing on Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizing it in the text through an analysis that places it side by side to Museu Lasar Sergall and to Fundação Iberê Camargo, drawing a comparison chart between the Educational Project of the three institutions, that have similarities, although with times of separate existence. It ends with a study on the implementation of Fundação Vera Chaves Barcellos Educational Project, emphasizing the importance of the project to the local community, emphasizing some proposals for educational activities that may contribute to the expansion and development of the continuity of the Institution’s Educational Project. Presenting the ideas of Miriam Celeste Martins and Gisa Picosque to articulate the formal and the non-formal teaching, besides the thought of Alice Benvenuti related to the non-formal teaching and the thought of Ana Mae Barbosa related to the formal teaching through the triangular methodology, on the development of the text are emphasized the changes that bring together art and culture, without forgetting the importance of the political definitions on Parâmetros Curriculares Nacionais in which educational institutions are approximated to cultural institutions and generate positive changes to the continuing education of art teachers, leading them to be approximated to art and to contemporary thought.application/pdfporProfessores : FormacaoArte : EnsinoEducação formalEducação não-formalTeacher training artArt educationCultural institutionFormal educationInformal educationContemporary artRelação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2011Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818694.pdf000818694.pdfTexto completoapplication/pdf4041778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/1/000818694.pdfe9b3f0aaf392f25608bfbe83ceb6789eMD51TEXT000818694.pdf.txt000818694.pdf.txtExtracted Texttext/plain310083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/2/000818694.pdf.txtfd89fe9c4659f7aed79ff81eab93b935MD52THUMBNAIL000818694.pdf.jpg000818694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/3/000818694.pdf.jpg795ef6ef372f8feba62fb4366f50fd63MD5310183/367962018-10-11 09:16:42.088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:16:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
title Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
spellingShingle Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
Meura, Ana Paula
Professores : Formacao
Arte : Ensino
Educação formal
Educação não-formal
Teacher training art
Art education
Cultural institution
Formal education
Informal education
Contemporary art
title_short Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
title_full Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
title_fullStr Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
title_full_unstemmed Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
title_sort Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
author Meura, Ana Paula
author_facet Meura, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meura, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
contributor_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Professores : Formacao
Arte : Ensino
Educação formal
Educação não-formal
topic Professores : Formacao
Arte : Ensino
Educação formal
Educação não-formal
Teacher training art
Art education
Cultural institution
Formal education
Informal education
Contemporary art
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training art
Art education
Cultural institution
Formal education
Informal education
Contemporary art
description Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-20T01:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36796
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818694
url http://hdl.handle.net/10183/36796
identifier_str_mv 000818694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/1/000818694.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/2/000818694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/3/000818694.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9b3f0aaf392f25608bfbe83ceb6789e
fd89fe9c4659f7aed79ff81eab93b935
795ef6ef372f8feba62fb4366f50fd63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071346393088