Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36796 |
Resumo: | Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo. |
id |
UFRGS-2_76ff89589207a860f8f872208877e365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36796 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meura, Ana PaulaBarreto, Umbelina Maria Duarte2012-01-20T01:20:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/36796000818694Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.This coursework deals with a reflection on issues that cut across formal education and non-formal education on the teaching of arts. It starts focusing on the importance of dialogue on both, through a brief history on art education, and begins to address the formal and non formal educational contexts to approach changes in classrooms in close contact to contemporary art. This study points out the changes occurred through emerging cultural institutions, focusing on Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizing it in the text through an analysis that places it side by side to Museu Lasar Sergall and to Fundação Iberê Camargo, drawing a comparison chart between the Educational Project of the three institutions, that have similarities, although with times of separate existence. It ends with a study on the implementation of Fundação Vera Chaves Barcellos Educational Project, emphasizing the importance of the project to the local community, emphasizing some proposals for educational activities that may contribute to the expansion and development of the continuity of the Institution’s Educational Project. Presenting the ideas of Miriam Celeste Martins and Gisa Picosque to articulate the formal and the non-formal teaching, besides the thought of Alice Benvenuti related to the non-formal teaching and the thought of Ana Mae Barbosa related to the formal teaching through the triangular methodology, on the development of the text are emphasized the changes that bring together art and culture, without forgetting the importance of the political definitions on Parâmetros Curriculares Nacionais in which educational institutions are approximated to cultural institutions and generate positive changes to the continuing education of art teachers, leading them to be approximated to art and to contemporary thought.application/pdfporProfessores : FormacaoArte : EnsinoEducação formalEducação não-formalTeacher training artArt educationCultural institutionFormal educationInformal educationContemporary artRelação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2011Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818694.pdf000818694.pdfTexto completoapplication/pdf4041778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/1/000818694.pdfe9b3f0aaf392f25608bfbe83ceb6789eMD51TEXT000818694.pdf.txt000818694.pdf.txtExtracted Texttext/plain310083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/2/000818694.pdf.txtfd89fe9c4659f7aed79ff81eab93b935MD52THUMBNAIL000818694.pdf.jpg000818694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/3/000818694.pdf.jpg795ef6ef372f8feba62fb4366f50fd63MD5310183/367962018-10-11 09:16:42.088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:16:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
title |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
spellingShingle |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos Meura, Ana Paula Professores : Formacao Arte : Ensino Educação formal Educação não-formal Teacher training art Art education Cultural institution Formal education Informal education Contemporary art |
title_short |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
title_full |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
title_fullStr |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
title_full_unstemmed |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
title_sort |
Relação entre o ensino formal e o ensino não formal : reflexões sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos |
author |
Meura, Ana Paula |
author_facet |
Meura, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meura, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Umbelina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Barreto, Umbelina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores : Formacao Arte : Ensino Educação formal Educação não-formal |
topic |
Professores : Formacao Arte : Ensino Educação formal Educação não-formal Teacher training art Art education Cultural institution Formal education Informal education Contemporary art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training art Art education Cultural institution Formal education Informal education Contemporary art |
description |
Este trabalho trata de fazer uma reflexão sobre questões que perpassam a educação formal e a educação não formal no ensino da arte. Inicia focalizando a importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. O estudo segue apontando as transformações ocorridas através das instituições culturais emergentes, focalizando a Fundação Vera Chaves Barcellos, contextualizando-a no texto através de uma análise que a coloca lado a lado com o Museu Lasar Segall e com a Fundação Iberê Camargo, traçando um quadro comparativo entre as ações educativas das três instituições que apresentam semelhanças, entretanto com tempos de existência distintos. Finaliza em um estudo sobre a implementação do Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, enfatizando a importância do Projeto para a comunidade local, enfatizando algumas propostas de ações educativas que possam vir a contribuir com a ampliação e desenvolvimento para a continuidade do Projeto Educativo da Instituição. Trazendo o pensamento de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque ao articular o ensino formal e o ensino não formal, além da visão de Alice Bemvenuti relacionada ao ensino não formal e a visão de Ana Mae Barbosa relacionada ao ensino formal através da metodologia triangular, no desenvolvimento do texto são enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-20T01:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36796 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818694 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36796 |
identifier_str_mv |
000818694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/1/000818694.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/2/000818694.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36796/3/000818694.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9b3f0aaf392f25608bfbe83ceb6789e fd89fe9c4659f7aed79ff81eab93b935 795ef6ef372f8feba62fb4366f50fd63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071346393088 |