Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Yasmin Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193418
Resumo: Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos.
id UFRGS-2_f1b4805e44cdfe581dd5f8575484cd6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193418
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cavalheiro, Yasmin BarbosaDalcin, Andréia2019-04-24T02:34:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/193418001089106Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos.This work is situated in the field of History of Mathematics Education and it is a research on topological concepts and Modern Mathematics. The guiding question guiding the development of the work is "what and how were the topological concepts in the training of teachers of the Institute of Education in the 1980s sought to identify traces of the Modern Mathematics Movement?" In order to answer this question, I have carried out research on historical documents, found in the collection of the Mathematics Laboratory of the General Education Institute Flores da Cunha, in books by Jean Piaget and Zoltan Dienes, in works already written on the topological concepts and, mainly, the notebook of a student of the Magisterium course, who studied at the Institute of Education in the 1980s, in addition to an interview with her. I used this schoolbook as a source of historical research and for the interview, open-ended questions were asked in order to complement the analysis of the notebook. With the data collected during the research, I could see that the topological concepts were approached with great frequency in the studied period, being considered of great importance in the previous period the construction of the number and during the process of the construction of the number by the child, believing that such concepts would mainly influence the writing of the figures.application/pdfporHistória da matemáticaMatemática modernaTopologiaFormação de professoresTopological conceptsModern mathematicsDienesUm estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática modernainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089106.pdf.txt001089106.pdf.txtExtracted Texttext/plain127546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/2/001089106.pdf.txt22bf850732f22913bcfd87581d8ef068MD52ORIGINAL001089106.pdfTexto completoapplication/pdf1378300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/1/001089106.pdf6e8b63ef6bb1a8742eb59a30596d4675MD5110183/1934182019-04-25 02:37:16.984398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:37:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
title Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
spellingShingle Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
Cavalheiro, Yasmin Barbosa
História da matemática
Matemática moderna
Topologia
Formação de professores
Topological concepts
Modern mathematics
Dienes
title_short Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
title_full Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
title_fullStr Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
title_full_unstemmed Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
title_sort Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
author Cavalheiro, Yasmin Barbosa
author_facet Cavalheiro, Yasmin Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Yasmin Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Matemática moderna
Topologia
Formação de professores
topic História da matemática
Matemática moderna
Topologia
Formação de professores
Topological concepts
Modern mathematics
Dienes
dc.subject.eng.fl_str_mv Topological concepts
Modern mathematics
Dienes
description Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193418
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089106
url http://hdl.handle.net/10183/193418
identifier_str_mv 001089106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/2/001089106.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/1/001089106.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22bf850732f22913bcfd87581d8ef068
6e8b63ef6bb1a8742eb59a30596d4675
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572966535168