Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193418 |
Resumo: | Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos. |
id |
UFRGS-2_f1b4805e44cdfe581dd5f8575484cd6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193418 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalheiro, Yasmin BarbosaDalcin, Andréia2019-04-24T02:34:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/193418001089106Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos.This work is situated in the field of History of Mathematics Education and it is a research on topological concepts and Modern Mathematics. The guiding question guiding the development of the work is "what and how were the topological concepts in the training of teachers of the Institute of Education in the 1980s sought to identify traces of the Modern Mathematics Movement?" In order to answer this question, I have carried out research on historical documents, found in the collection of the Mathematics Laboratory of the General Education Institute Flores da Cunha, in books by Jean Piaget and Zoltan Dienes, in works already written on the topological concepts and, mainly, the notebook of a student of the Magisterium course, who studied at the Institute of Education in the 1980s, in addition to an interview with her. I used this schoolbook as a source of historical research and for the interview, open-ended questions were asked in order to complement the analysis of the notebook. With the data collected during the research, I could see that the topological concepts were approached with great frequency in the studied period, being considered of great importance in the previous period the construction of the number and during the process of the construction of the number by the child, believing that such concepts would mainly influence the writing of the figures.application/pdfporHistória da matemáticaMatemática modernaTopologiaFormação de professoresTopological conceptsModern mathematicsDienesUm estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática modernainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089106.pdf.txt001089106.pdf.txtExtracted Texttext/plain127546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/2/001089106.pdf.txt22bf850732f22913bcfd87581d8ef068MD52ORIGINAL001089106.pdfTexto completoapplication/pdf1378300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/1/001089106.pdf6e8b63ef6bb1a8742eb59a30596d4675MD5110183/1934182019-04-25 02:37:16.984398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:37:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
title |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
spellingShingle |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna Cavalheiro, Yasmin Barbosa História da matemática Matemática moderna Topologia Formação de professores Topological concepts Modern mathematics Dienes |
title_short |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
title_full |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
title_fullStr |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
title_sort |
Um estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática moderna |
author |
Cavalheiro, Yasmin Barbosa |
author_facet |
Cavalheiro, Yasmin Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalheiro, Yasmin Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalcin, Andréia |
contributor_str_mv |
Dalcin, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Matemática moderna Topologia Formação de professores |
topic |
História da matemática Matemática moderna Topologia Formação de professores Topological concepts Modern mathematics Dienes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Topological concepts Modern mathematics Dienes |
description |
Este trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:34:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193418 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001089106 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193418 |
identifier_str_mv |
001089106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/2/001089106.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193418/1/001089106.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22bf850732f22913bcfd87581d8ef068 6e8b63ef6bb1a8742eb59a30596d4675 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224572966535168 |